terça-feira, 31 de maio de 2011

VI Geres-Arcoverde se mobiliza no dia mundial sem tabaco

 Percorrendo as ruas do comércio local, a coordenadora da saúde e educação da VI Geres-Arcoverde, Djanira Brito, juntamente com sua equipe, realizou uma grande mobilização em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco. O movimento contou com a participação de servidores e voluntários, que na ocasião distribuiram material de conscientização contra o tabagismo, a animação ficou por conta do grupo Trupe Pernas de Pau que, com muita euforia panfletaram nos sinais e lojas do centro de Arcoverde. O Dia Mundial sem Tabaco de 2011 foi destinado a destacar a importância global da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco e a grande preocupação de se fazer cumprir as suas determinações.
No dia 27 de abril, em seu discurso de abertura durante o Fórum Global da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Moscou, com a proposição Enfrentar o desafio das doenças não transmissíveis, a Diretora-Geral da Organização Mundial de Saúde, Margaret Chan, enfatizou a importância da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco chamando a atenção para uma visão mais crítica das relações entre indústria do tabaco e a sociedade. (Postado por Hozana Araujo)

Tags/Saúde/VI Geres-Arcoverde

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO SINDSEP/PE REALIZA ELEIÇÕES SINDICAIS TRIÊNIO 2011/2014

Nos dias 06, 07 e 08 de junho de 2011, das 09:00 às 19:00 horas, na sede do Sindicato, situado na Rua João Fernandes Vieira, n. 67, Boa Vista, Recife, PE, e das 8:00 às 17:00 horas, ressalvados os locais onde haja escalas de serviço, nos locais de trabalho, serão realizadas as eleições para a Diretoria Administrativa e Conselho Fiscal para o triênio 2011/2014.
Os servidores federais estão em contagem regressiva para eleger a sua a direção do Sindsep-PE. Na próxima semana, dias 6, 7 e 8 de junho, os mais 10 mil associados do sindicato aptos a votar vão escolher quem irá comandar a entidade no triênio 2011/2014. Uma única chapa foi inscrita, a "Trabalho e Participação", formada, em sua maioria, por atuais diretores da entidade.
Para votar, o servidor deverá estar filiado ao Sindsep há pelo menos seis meses, deve também estar munido de qualquer documento que prove que ele é filiado. Esta semana, a Comissão eleitoral estará divulgando o roteiro completo das urnas de votação, tanto as que ficarão fixas como as que serão itinerantes nos órgãos.
Mesmo tendo apenas uma chapa inscrita na eleição do Sindsep, é de grande importância o servidor se informar sobre os dias e horários em que a urna estará no seu órgão e fazer valer a sua vontade através do voto. Fique atento.
 
A chapa, intitulada “TRABALHO E PARTICIPAÇÃO” é composta pelos seguintes membros:
DIRETORIA EXECUTIVA

DIRETOR DE COORDENAÇÃO GERAL
Sergio da Silva Goiana - SRTE

DIRETORA DE SECRETARIA GERAL
Maria das Graças de Oliveira – UFPE

DIRETORES DA SECRETARIA DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO
TITULAR Fernando Antonio Gonçalves de Lima – SFA
SUPLENTE Maria de Lourdes Souto Maior Araújo – IBAMA
SUPLENTE Jemuel Nunes Alves – FUNDAJ

DIRETORES TITULARES DA SECRETARIA DE FINANÇAS
Ieda de Almeida Galindo – SUDENE/MPOG
José Felipe Pereira – Funasa

DIRETORES DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E PATRIMÕNIO
TITULAR Luiz Marcos da Silva – FUNASA
SUPLENTE Vilma Maria Alves Cordeiro – INCRA
SUPLENTE Reginaldo José de Abreu – FAZENDA

DIRETORES DA SECRETARIA DE FORMAÇÃO POLÍTICO SINDICAL
TITULAR Elna Maria de Barros Melo – AGU
SUPLENTE Ivanildo Severino de Mendonça – DEFESA
SUPLENTE Geraldo Ferraz – SFA

DIRETORES DA SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
TITULAR Eduardo José Fonseca Garcia – INCRA
SUPLENTE Lindinere Jane Ferreira da Silva – Min. Saúde
SUPLENTE Ramilsom da Silva Matos - Funasa

DIRETORES DA SECRETARIA DE SINDICALIZAÇÃO
TITULAR José Alberto Wanderley de Oliveira – Fazenda
SUPLENTE Paulo Austregésilo Vieira de Carvalho – FUNAI
SUPLENTE Sergio Gonçalves Viana – CONAB

DIRETORES DA SECRETARIA DE PROMOÇÃO E CULTURA
TITULAR Criginaldo José Vieira - DNOCS
SUPLENTE Ricardo Rocha Ferreira - DEFESA
SUPLENTE Sebastião Ferreira de Freitas – SUDENE/MPOG

DIRETORES DA SECRETARIA DE ASSUNTOS JURÍDICOS
TITULAR José Carlos de Oliveira - SRTE
SUPLENTE Valdemar Joaquim de Santana - IF/PE
SUPLENTE Geraldo Martiliano Gomes – SFA

DIRETORIAS TERRITORIAIS DE BASE

DIRETORES TITULARES DA ZONA DA MATA
Rinaldo Farias de Vasconcelos – IF/BARREIROS
Maria Pereira da Silva – IF/PE
Maria do Carmo Silva Campos Santana – FUNASA

DIRETORES TITULARES DA ZONA DO AGRESTE
José Inácio Ferreira dos Santos – Saúde
Daniel Amorim da Costa – Saúde
José Francisco de Assis Barbosa – Saúde

DIRETORES TITULARES DA ZONA DO SERTÃO
José de Arimatéia Silva Santos – SRTE
Paulo Batista de Castro – IF/Sertão
José Paulo Miranda de Souza – Funasa

MEMBROS DO CONSELHO FISCAL
Norma Figueiredo de Carvalho – SUDENE/MPOG
Severino Lúcio Lins Siqueira – INCRA
Jaime Vieira Ramos – FUNDAJ
Paulo Fernando Barreto – SUDENE
Ernande José de Souza – MPOG
 
Tags/saúde/SINDSEP

Todos por Pernambuco finaliza ciclo de seminários

O Governo do Estado promoveu, nesta segunda-feira (30/05), a 12º e última rodada do Todos por Pernambuco, dessa vez para discutir as prioridades para a gestão com os 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). O evento, realizado no Centro de Convenções (Cecon), reuniu os secretários estaduais, deputados federais e estaduais, vereadores e representantes da sociedade civil, que se dividiram entre as seis salas temáticas do seminário: educação e cultura, saúde, segurança, desenvolvimento econômico e sustentabilidade, desenvolvimento social e infraestrutura. “Vamos ouvir e consolidar as propostas que estão sendo apresentadas para a construção de um novo Pernambuco”, frisou o vice-governador João Lyra.
Na plenária da saúde, encabeçada pelo secretário Antonio Carlos Figueira, foram mostradas as ações do primeiro mandato do governador Eduardo Campos e as propostas apresentadas durante a campanha governamental. Segundo Figueira, essas propostas se juntarão ao que for apurado pelas equipes técnicas e as sugestões dos seminários do Todos por Pernambuco. “Esse é um espaço consultivo, para elencar ideias que possam ser implementadas no plano de governo”, ratificou o secretário de Saúde.

Entre as propostas apresentadas pelo público, a ampliação das políticas de saúde da mulher, além das ações para as gestantes; parto humanizado em todos os hospitais regionais, como o que está sendo feito no Hospital Dom Malan, em Petrolina; programa de prevenção de gravidez e DST/Aids no público jovem; fortalecimento da atenção primária; educação continuada para os profissionais de saúde, entre outros. Os participantes ainda frisaram a necessidade de ampliar o número de maternidades, com foco no alto risco e nas UTIs para as mães. “Já pactuamos com alguns municípios, como Olinda, a ampliação dos leitos”, adiantou o secretário Antonio Carlos Figueira.
As propostas serão consolidadas e, posteriormente, eleitas as prioritárias para a gestão que segue até 2014. Ao todo, 12.127 pessoas participaram das edições anteriores do Todos por Pernambuco, realizadas nos municípios de Petrolina, Araripina, Salgueiro, Petrolândia, Arcoverde, Serra Talhada, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão e Goiana.
Para definir as cidades que sediam as plenárias microrregionais, foi adotado o critério populacional. Dessa forma, a cidade de maior população de cada uma das 12 microrregiões recebeu a caravana do Todos por Pernambuco e as delegações dos municípios vizinhos.

Tags/sáude/SES

segunda-feira, 30 de maio de 2011

HC recruta pacientes portadores de diabetes para participar de pesquisa

O Hospital das Clínicas inicia nesta segunda-feira a convocação para pacientes portadores da diabetes mellitus tipo 2 para participar de uma pesquisa clínica, que será realizada pela equipe da unidade de saúde. Serão selecionadas 50 pessoas para serem submetidas ao tratamento. No entanto, além de ser portador da doença, o paciente precisa possuir Índice de Massa Corporal (IMC) entre 25 e 30. Para se inscrever, os interessados devem comparecer pessoalmente ao Ambulatório de Cirurgia Geral do HC, que funciona às segundas-feiras, pela manhã.

A seleção dos pacientes que vão participar da pesquisa será feita através dos exames laboratoriais. De acordo com a assessoria de imprensa do HC, a triagem acontecerá até o preenchimento do número de vagas. O tratamento inicia-se a partir da adequação ao perfil desejado e somente com expressa concordância do paciente. A pesquisa do tratamento cirúrgico da diabetes mellitus tipo 2 vem sendo desenvolvida há cinco anos no HC e já beneficiou cerca de 100 pessoas. O primeiro alvo do estudo foram os pacientes considerados obesos (com IMC entre 30 e 35).

Essa segunda fase da pesquisa irá comparar as diferenças entre o tratamento clínico - que consiste em dieta, exercícios e, em alguns casos, medicação - e a gastroplastia, também conhecida como cirurgia de redução do estômago.

Doença - A diabetes tipo 2 é a forma mais comum da doença e caracteriza-se pela
resistência crescente à insulina, já que o pâncreas produz o hormônio.
Porém, as células musculares e adiposas não conseguem metabolizar glicose
suficiente da corrente sanguínea. É desencadeada por herança genética,
aliada a fatores como o ganho de massa corpórea (principalmente gordura
abdominal) e sedentarismo, atingindo geralmente pessoas acima dos 40 anos. (Postado por Hozana Araújo)
Serviço:
Ambulatório de Cirurgia Geral do HC
Tel.: (81) 2126.3510

Tags:Saúde/DP

Secretário Estadual de Saúde participa do Todos Por Pernambuco

O secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, participa do 12° Todos Por Pernambuco, nesta segunda-feira (30/05), às 8h. O encontro será realizado no Centro de Convenções, em Olinda, e vai discutir melhorias para a Saúde na Região Metropolitana do Recife (RMR). Assim como aconteceu nas 11 Regiões de Desenvolvimento que já receberam o evento, o Governador Eduardo Campos e o vice-governador, João Lyra Neto, participam do encontro junto com todo o secretariado.
Pela manhã, serão formados grupos para discutir as seis principais áreas de gestão: saúde, segurança, educação e cultura, desenvolvimento econômico e sustentabilidade, desenvolvimento social e infraestrutura. No período da tarde, os integrantes das seis salas temáticas se reúnem, na plenária principal, para consolidar tudo o que foi debatido.
Ao todo, 12.127 pessoas participaram das edições anteriores, realizadas nos municípios de Petrolina, Araripina, Salgueiro, Petrolândia, Arcoverde, Serra Talhada, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão e Goiana.
Para definir as cidades que sediam as plenárias microrregionais foi adotado o critério populacional. Desta forma, a cidade de maior população de cada uma das 12 microrregiões recebeu a caravana do Todos por Pernambuco e as delegações dos municípios vizinhos. (Postado por Hozana Araújo).

tags:saúde/SES

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Equipe da Saúde da famíia VI Geres realiza treinamento básico de Hanseníase

                         Ações de descentralização no Programa de Hanseníase.
   Foi realizado nos dias 25 e 26 de maio de 2011 em Petrolândia – PE, o treinamento básico em Hanseníase, para médicos e enfermeiros (equipes saúde da família). O treinamento foi  ministrado pela equipe do Dr. Ailton Romero, e a enfermeira Iraneide Isidio da SES. Onde tivemos parcerias com os Municípios de Jatobá, Tacaratu e Inajá, Petrolândia foi à sede do evento.
 “Esta ação de Descentralização no Programa de Hanseníase visa otimizar o acesso do paciente ao serviço de saúde nestes municípios. A  meta portanto, será a de operacionalizarmos os projetos e ações necessárias para que a taxa de letalidade do agravo  fique dentro de índices aceitáveis”, Com o objetivo de eliminar a hanseníase como problema de saúde pública e controlar as demais dermatoses de interesse sanitário.  Informa ainda a Coordenadora Regional do Programa de Hanseníase Srª Bernadete Alves, Petrolandia é um dos municípios priotario nos critérios do Ministério da Saúde e também para o Estado, com uma taxa de detecção acima de 75% o que preconiza normas do Programa Nacional ou seja o maior nº de casos notificados na Regional, enfatizamos que Petrolandia é também um dos municípios contemplado com o projeto SANAR disse. (Postado por Hozana Araújo)
       
Tags/Saude/VI Geres-Arcoverde

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Técnicos da APEVISA VI GERES participaram de treinamento em Recife

 Os técnicos da APEVISA (Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária) da VI Geres-Arcoverde, participaram de um treinamento na área de inspeção sanitária de analises clínicas e anatomia patológica. De acordo com o coordenador da APEVISA Regional,  DR. Adilson Tenório, o objetivo é fazer com que os padrões exigidos pela legislação, para laboratórios, funcionem de forma adequada com essas leis. Ainda segundo informações de Dr. Adilson Tenório, está programado de 01 a 03 de junho-2011, uma oficina com os coordenadores e técnicos das regionais, onde serão discutidos o acompanhamento das ações da APEVISA e a elaboração da programação 2011/2014, como também a execução dos planos de ações das VISA's municipais. O evento será promovido pela gerencia geral, nível central, e acontecerá na cidade do Recife. (Postado por Hozana Araújo)

Tags/Saúde/VI GERES-Arcoevrde

VI Geres-Arcoverde se prepara para mobilização contra o tabagismo dia 31

 A coordenação da vigilância em saúde da VI Geres-Arcoverde comunica a toda população, em especial aos profissionais da saúde, que no dia 31 de maio a partir da 8 horas da manhã será realizado uma mobilização no centro da cidade. O evento corresponde ao Dia mundial sem Tabaco, que será comemorado em todo o mundo. Este tratado representa a única forma de salvar vidas contra a epidemia mundial do tabagismo, tendo como objetivo a proteção de gerações presentes e futuras das devastadoras consequências sanitárias, sociais, ambientais e econômicas geradas pelo consumo e pela exposição a fumaça do tabaco. (Postado por Hozana Araújo)

Tags/Saúde/VI Geres-Arcoverde

Qualivida debate benefícios da alimentação saudável

Consumo de frutas e verduras reduz risco de doenças crônicas

Ocorre, na manhã desta quinta-feira (26/05), o 4º Colegiado Qualivida. O evento, no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Bongi, tratará do tema “Alimentação e qualidade de vida”. A palestra será ministrada pela coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da SES, Rijane Barros.
“Cerca de 35% dos cânceres são provenientes de uma alimentação inadequada. Mas o consumo regular de frutas, legumes e verduras diminui o risco de ter essas doenças”, alerta Rijane Barros. Ainda segundo ela, além de prevenir a obesidade, uma alimentação saudável reduz as chances de desenvolver outras doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes e a hipertensão. (Postado por Hozana Araújo)

Tags/Sáude/SES

Glaucoma atinge 65 milhões de pessoas, 900 mil no Brasil


Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 65 milhões de pessoas já foram diagnosticadas com glaucoma em todo o mundo – dessas, 900 mil são brasileiras. Provocada pela elevação da pressão ocular, a doença não tem cura e, quando não é tratada, pode levar à cegueira.
Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Alípio de Sousa Neto, explicou que a principal barreira a ser vencida no país é o hábito de procurar um médico somente diante da presença de sintomas.
“A pessoa não vai sentir nada. Só vai sentir na fase mais avançada, quando começa a esbarrar nas coisas”, explicou. Isso porque, segundo ele, a doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma. A saída é investir em exames periódicos – pelo menos uma vez ao ano.
Pessoas que têm parentes portadores de glaucoma, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos devem estar ainda mais atentos à realização dos testes de rotina. Após o diagnóstico, o tratamento vai desde a utilização de colírios, que baixam a pressão ocular, a cirurgias e ao uso do laser.
“Uma gota por dia de colírio já é suficiente para resolver o problema. Pela vida toda. Mas tem que estar controlado”, destacou Neto. O oftalmologista alertou para que as pessoas não façam uso indiscriminado de medicamentos para os olhos, já que eles podem, inclusive, agravar o glaucoma se mal utilizados.
De acordo com a OMS, a cada ano são registrados 2,4 milhões de novos casos de glaucoma no mundo. A doença pode se manifestar de diferentes maneiras: de ângulo aberto (80% dos casos), de ângulo fechado, de pressão normal, pigmentar, secundário e congênito e é responsável por cerca de 13% da cegueira derivada de enfermidade. (postado por Hozana Araújo)

tags/saúde/Agência Brasil

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Governo do Estado investe na Rede Materno Infantil

A Rede Marterno Iinfantil tem sido alvo dos investimentos do Governo do estado. O objetivo é capacitar profissionais da área para melhor servir essa população. Em 2010 houve formação continuada para os médicos, e obstetras em Pré-natal de alto risco onde participaram os municípios de: Buique, Inajá, Pedra, Petrolandia, Sertânia e Tacaratu. Em 2011 municípios como: Arcoverde, Custodia, Tupanatinga e venturosa, já confirmaram a participação, apenas duas cidades ainda não se posicionaram, Jatobá e Manari. 
Sendo assim a área da saúde está formando profissionais de referência para melhorar a assistência as gestantes em toda regional.
(postado por Hozana Araújo)
 
tags/Saúde/SES

Profissionais de laboratórios em Arcoverde e regionais terão Curso técnico de analises clínicas

Equipe da Escola de Saúde da SES
  A Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), realizou a primeira reunião técnica para expor a proposta da implantação do curso de analises clínicas na VI GERES. De acordo com o coordenador do curso, Mário Correia, o mesmo já está sendo executado em três cidades, Recife, Caruaru e Palmares, a próxima região a ser beneficiada será Arcoverde e os municípios que correspondem a VI GERES. No próximo mês de Junho já estará sendo divulgado um edital de pré-inscrição para funcionários que já atuam na área de laboratórios e que não tenham formação técnica. A intenção, segundo Mário Correia, é que o curso tenha inicio em Agosto, com uma média de 60 alunos divididos em duas turmas. O edital será divulgado pelo site da SES e também pelos os meios de comunicação da VI GERES-Arcoverde-PE. Por fazer parte da política nacional de educação permanente em saúde, não haverá nenhum custos para os interessados e terá uma duração de em média 2 anos e meio. (Postado por Hozana Araújo)

Tags/Sáude/Redação

terça-feira, 24 de maio de 2011

Continuam abertas as inscrições para 71 vagas no HC Prazo segue até esta quinta-feira, 26, no site da Covest. Salários chegam a R$ 2,9 mil

Os interessados em participar do concurso do Hospital das Clínicas (HC) têm até esta quintafeira,
26, para se inscrever. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oferta 71 vagas, sendo
65 delas para o quadro permanente e seis para a seleção pública simplificada para fisioterapeuta.
As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, pela internet, por meio do site www.
covest.com.br. A taxa de participação do concurso custa R$ 40, para os cargos de nível médio ou
técnico, e de R$ 70 para os de nível superior e para a seleção de fisioterapeuta a taxa é de R$ 70.
O concurso oferece vagas para as funções de técnico em enfermagem (48), instrumentador
cirúrgico (03), físico (01) e médico com especialização em várias áreas (13). Os salários são de R$
1.821,94 para técnico em enfermagem e R$ 2.989,23 para os demais. Os empossados poderão
atuar em regime de plantão ou como diarista. Já os médicos aprovados na área de clínica médica
irão trabalhar em regime de plantão. Os contratados no processo terão remuneração de R$
2.989,33. Todos irão exercer suas atividades em regime de plantão ou como diarista. A validade
da contratação será de um ano, com possibilidade de prorrogação por outro. (Postado por Hozana Araújo)

tags/Saúde/SES

HBL incentiva higienização das mãos

Ato ajuda a evitar infecções hospitalares

O Hospital Barão de Lucena (HBL) mobiliza, a partir desta segunda-feira (23/05), seus funcionários, pacientes e visitantes a higienizar as mãos, um dos meios para evitar infecções hospitalares. A iniciativa, que segue até a quarta-feira (25/05), conta com arte-educadores visitando as alas dos hospitais e ensinando ao público a forma correta de fazer essa higienização, preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo a gerente da Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde do HBL, Kátia Pires, a população precisa estar atenta a seis pontos na hora de higienizar: palma e dorso da mão, espaços interdigitais, unhas, punho e linhas das mãos. No caso das equipes que tratam com crianças, ainda é indicado a desifecção até a altura do cotovelo.

As técnicas, seja com água ou álcool gel, estão explicadas em cartazes espalhados pelo hospital e em folders entregues às equipes da unidade. (Postado por Hozana Araújo)

tags/Saúde/SES

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cidades pernambucanas vão participar de competição mundial que estimula a atividade física, Arcoverde será uma das participantes

Acontece na próxima quarta-feira o Dia do Desafio, uma competição mundial que tem por objetivo incentivar a prática da atividade física em benefício da saúde e bem-estar. Cidades do mundo inteiro disputam entre si por uma maior mobilização da comunidade. Pernambuco participa pelo quinto ano, representado pelas cidades de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Triunfo, Petrolina, Araripina, Surubim, Bodocó, Belo Jardim, Buique e São Lourenço da Mata. Quem conseguir envolver o maior percentual da população na prática, em pelo menos 15 minutos, de uma atividade física ou esportiva, ganha a competição.

Uma central telefônica funcionará, ininterruptamente, de 0 hora às 21h, através do número 0800 321 1688, captando os registros de pessoas, grupos, associações, empresas, escolas. É permitido caminhar, pedalar, alongar, correr, além de poder participar dos jogos coletivos, como futebol, vôlei, basquete, handebol. Durante todo o dia, o Sesc estará com uma programação especial em vários pontos da cidade, incentivando a mobilização da população e contabilizando a participação nas atividades físicas e esportivas. Confira a programação no site www.sescpe.com.br ou na unidade do Sesc. (Postado por Hozana Araújo)

Tags/Saúde/SESC

VI GERES avança nas ações de controle da tuberculse na população carcerária

Numa iniciativa da Secretária Estadual de Saúde e da coordenação de tuberculese da VI Regional, foram ralizada visitas ao Presídio Brito Alves, Arcoverde, e também na Colônia Penal femina, em Buique-PE. Com o objetivo de identificar, notificar, tratar e curar a tuberculese na população carcerária, a visita técnica avaliou o programa existente nessas unidades, como pregoniza o programa nacional de controle a tuberculese. De acordo com a coordenadora da VI Regional, Bernadete Alves, o programa tem sido executado com palestras educativas, e identificação de possíveis casos da doença. A visita contou ainda com Drª Elizabete, médica sanitarista e equipe da Secretária Estadual de Saúde. Segunda a equipe, apesar de precisar de melhoramentos, o programa tem avançado e está dentro das normas exigidas Pelo PNCT (Programa Nacional de Combate a Tuberculese). (Postado por Hozana Araújo)

Tags/Saúde/VI GERES

Ato encerra Campanha de Doações de Órgãos 2011

Durante a semana, a CT-PE conseguiu seis doações de córnea, duas de rim e uma de fígado

Um ato simbólico na Avenida Agamenon Magalhães marcou o encerramento da Campanha Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos de 2011, na manhã desta sexta-feira (20/05). A equipe da Central de Transplantes (CT-PE) e residentes de medicina e de enfermagem do Hospital da Restauração (HR) tomaram a via com uma faixa da Campanha, com o slogan “Diga sim para salvar vidas”. Os profissionais ainda aproveitaram para jogar ao ar balões no formato de coração.

Durante a semana, a CT-PE conseguiu seis doações de córnea, duas de rim e uma de fígado. Entre os casos, um foi de doação múltipla de órgãos. “Tivemos um impacto positivo, independente dos números. O importante é que estamos sensibilizando mais pessoas a entender o que é a doação de órgãos e, sem dúvida, vamos colher os resultados mais adiante”, afirmou a coordenadora da CT-PE, Zilda Cavalcanti. “Pernambuco sempre esteve na liderança na doação de órgãos no Nordeste. Espero que possamos continuar na liderança com a ajuda de toda a sociedade”, frisou a secretaria-executiva de Coordenação Geral, Ana Paula Sóter. (Postado por Hozana Araújo)

Tags/saúde/SES

Secretário de Saúde discute metas para 2011


O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, reuniu, neste sábado (21/05) pela manhã, representantes de todas as secretarias-executivas da Secretaria Estadual de Saúde (SES), além da Ouvidoria, para a apresentação do que foi realizado pelo órgão entre 2008 e 2010. O momento também foi utilizado para informar as metas previstas para este ano.
“A saúde continuará sendo prioridade do Governo do Estado nesta gestão, com um grande volume de investimentos”, frisou Figueira, para ratificar a necessidade de ações que ampliem o alcance da saúde pública para todos os pernambucanos. O secretário ainda programou para julho uma nova reunião para traçar os objetivos para os anos posteriores da gestão.
“Esse foi um momento de reflexão técnica e política do que foi feito e do que pode ser melhorado na área da saúde”, pontuou a secretária-executiva de Coordenação Geral, Ana Paula Sóter. Entre os pontos destacados por Ana Paula, o aumento expressivo da aplicação de recursos na área da saúde, totalizando cerca de 17% da receita própria do Estado, quando o mínimo estabelecido é de 12%.
“Agora, buscamos a ampliação em 50% da nossa capacidade de captação de recursos com órgãos externos, como o Ministério da Saúde. Mas para isso, dependemos de todos os setores da SES para diagnosticar as possibilidades em suas áreas. Só com essa parceria efetiva teremos um time verdadeiramente constituído”, disse a secretária.
Durante todo o seminário, foram destacadas as ações para descentralização e regionalização da saúde, como o fortalecimento das Gerências Regionais de Saúde (Geres) e das atividades promovidas pela secretaria-executiva de Atenção à Saúde para ampliar e melhorar os serviços de atenção primária nos municípios. Nessa secretaria-executiva, um dos pontos apresentados foi o Programa Mãe Coruja, que conseguiu chegar aos 95 municípios prioritários para diminuição da mortalidade infantil e melhoria do período gestacional das mães pernambucanas.
Outras metas para 2011 são: digitalizar toda a documentação da SES, melhorar a infra-estrutura dos hospitais regionais, ampliar os leitos de obstetrícia e de neo-natologia, incentivar os servidores a continuar participando de congressos e seminários, entre outros. Pela Ouvidoria, haverá o lançamento de uma cartilha informando a população como utilizar o serviço. Também está sendo pensado em um material com os direitos dos cidadãos no Sistema Único de Saúde (SUS). (postado por Hozana Araújo)

Tags/saúde/Secretária Estadual de Saúde

sábado, 21 de maio de 2011

Programa Mãe Coruja realiza reunião mensal na VI Geres-Arcoverde

Coordenadora Regional Raquel Neposiano
O Programa Mãe Coruja Pernambucana, realizou nesta sexta-feira (20), mais uma de suas reuniões mensais. A mesma aconteceu no auditório da VI GERES-Arcoverde, Na ocasião foi feita avaliação dos trabalhos que vem sendo realizados nos municípios que correspondem a VI Regional. O evento contou com as presenças de técnicos dos cantos, articuladores municipais e a Coordenação Regional. Na ocasião foi discutido propostas de capacitações e tudo que possibilite o bom andamento do Mãe Coruja nos municípios. Segundo a Coordenadora Técnica, Raquel Neposiano, o objetivo é aumentar o acompanhamento das crianças nascidas das mães coruja que foram assistidas pelo o programa durante toda a gestação, para isso é necessário contar com o apoio das equipes de saúde da família, que são o principal elo com a comunidade. Os técnicos do mãe coruja têm visitado as unidades de saúde e já estão vendo um aumento nesse acompanhamento. Segundo a coordenadora Regional, existe a consciência de que se poderá fazer muito mais. (Postado por Hozana Araújo)

Targ:Saúde
Fotos: Assessoria de Imprensa
VI GERES-Arcoverde

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Abuso sexual contra jovens pode gerar mudanças de comportamento

Mudanças de comportamentos podem ser indícios de violência sexual. Para alertar a população sobre esse tema e informar sobre os serviços de assistência que atendem esses pacientes, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) participou das ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que foi realizado no dia 18/05, na estação central do Metrô, a partir das 8h, em parceria com o Núcleo de Violência da UPE.
Em crianças e adolescentes, com idade até 19 anos, a violência sexual é a quarta em número de ocorrência, registrando 429 casos em 2010. Esse total representa cerca de 35% dos casos de violência contra esses jovens, ficando atrás das ocorrências de violência física, psicológica e por abandono (negligência).
Muitas vezes, as pessoas mais próximas são também as principais responsáveis pelos abusos sexuais em jovens. “É preciso ficar alerta às mudanças de comportamento. O rendimento escolar pode cair, elas se tornam crianças caladas, e, às vezes, até relutam em ser examinados por um adulto”, enumera a técnica da Gerência de Saúde da Criança da SES, Clara de Andrade.
Ações na Estação Central do Metrô
Na sensibilização, serão distribuídos cerca de três mil folders, que abordam a exploração sexual e quais os serviços públicos que atendem esses casos, tanto para realização de exames de corpo de delito (que identifica vestígios de violência física) quanto prestando assistência psicológica e farmacêutica.
A mobilização contará também com a apresentação de peças sobre o tema e grupos musicais, com a participação de 60 alunos da Universidade de Pernambuco (UPE), do Coral da Chesf e do grupo Companhia do Riso. Ainda na Estação Central do Metrô, 20 Crianças da creche Nossa Senhora dos Remédios realizarão um concerto de violino.
Denúncias podem ser anônimas
Casos suspeitos de abuso sexual contra menores devem ser denunciados ao conselho tutelar mais próximo, ou à Promotoria da Infância e Juventude no telefone 3182.3361 ou 3182.3381. Esses e outros telefones úteis estão listados no material educativo que será entregue durante a campanha. As denúncias podem ser anônimas. (Postado por Hozana Araújo)

Fonte: Secretária Estadual de Saúde (SES)

Pesquisa do HR revela: moto faz mal à saúde. Unidade atendeu, nos últimos 10 anos, 28.953 pacientes vítimas de trauma envolvendo esse veículo

Unidade de referência no atendimento a pacientes vítimas de traumas de alta complexidade em acidentes de motocicletas em Pernambuco, o Hospital da Restauração (HR) atendeu, nos últimos 10 anos, 28.953 pacientes vítimas de trauma envolvendo esse veículo. Uma pesquisa realizada pelo HR no período de 25 de janeiro a cinco de maio deste ano, abrangendo 100 pacientes atendidos e operados no Hospital, revelou dados preocupantes:
-   Em 30% dos casos os condutores admitiram que usaram bebidas alcoólicas de forma por eles próprios considerada excessiva;
-   77% dos condutores não tinham habilitação;
-   100% dos pacientes operados realizaram mais de uma cirurgia;
-   100% dos pacientes ficaram mais de 60 dias sem trabalhar;
-    6% dos pacientes ficaram paraplégicos;
-    5% dos pacientes sofreram amputação de membros;
-   73% usavam capacete durante o acidente;
-    85,5% a moto era utilizada como meio de transporte;
-    90% dos atendimentos da emergência em traumatologia do HR são originários de acidentes com moto.
Diante desse quadro, os pesquisadores apontam algumas sugestões práticas poderiam minimizar o impacto social e na saúde pública do trauma de moto:
- Uso obrigatório de sapatos fechados, joelheiras, cotoveleiras, tirante reflexivo e número da placa nos capacetes;
- Placas com aumento de 20% nas dimensões e fixa em moldura de alumínio;
- Fiscalização intensa e permanente para ver documentação, principalmente no interior do Estado, com utilização de bafômetro ou etilômetro.
- Conversão das multas e punições criminais em prestação de serviço nos IMLs e hospitais de urgência, em funções como maqueiros e recepcionistas. (Postado por Hozana Araújo)

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde (SES)

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Campanha de vacinação contra a gripe será prorrogada até o dia 27 de maio


A Secretaria Estadual de Saúde, por orientação do Ministério da Saúde, vai prorrogar o prazo para vacinação contra a gripe. Agora, as pessoas têm até o dia 27 de maio para se imunizarem. A recomendação chegou, nesta quinta-feira, um dia antes da data prevista para encerramento da vacinação. De acordo com a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização, Ana Catarina, a intenção do ministério é conseguir atingir a meta de vacinação, que em Pernambuco é de 1,300 mihão de pessoas vacinadas. Até agora, 950 mil pessoas se imunizaram contra a gripe, o que representa uma cobertura de 69% do obejtivo.

“Além disso, as chuvas ocorridas nos últimos dias também dificultou o acesso das pessoas aos postos de vacinação. Por isso, também o Ministério da Saúde resolveu prorrogar o prazo”, comentou Ana Catarina. Em Pernambuco, existem mais de dois mil postos de vacinação. Recife ainda não atingiu a meta. No interior do estado, o município de Caruaru vacinou 85% da população prevista.

O público-alvo da campanha é formado por idosos, gestantes, crianças maior de 6 meses e menor de dois anos, indígenas, além dos trabalhadores da área da saúde. (Postado por Hozana Araújo).

Fonte:Secretaria Estadual de Saúde (SES)

Comunicação e doenças negligenciadas são temas de seminário


Discutir as questões relacionadas à comunicação no enfrentamento das doenças negligenciadas é o objetivo do Seminário “Comunicação e Doenças Negligenciadas”, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz em Pernambuco, no próximo dia 31 de maio de 2011, no auditório da instituição. O evento é gratuito e deve ser feita a inscrição pelo o e-mail: comunicacao2011@cpqam.fiocruz.br

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones (81) 2101.2528, 2101.2511 e 2101.2667, ou pelo e-mail
imprensa@cpqam.fiocruz.br

Confira a programação:


8h30 - Abertura

Ministério da Saúde
Secretaria de Saúde de Pernambuco
Secretaria de Saúde do Recife
Fiocruz Pernambuco

Exibição do vídeo: 'Esquistossomose, quebrando o ciclo' - Icict/Fiocruz – SVS/MS – Fiocruz Pernambuco


9h15 - Mesa-Redonda:

'A importância da comunicação no enfrentamento das doenças negligenciadas'
Por Inesita Soares de Araujo, pesquisadora do Laboratório de Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz (Laces/Icict/Fiocruz), Tete Marques, técnica do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), e Arlindo Gomes, superintendente do Canal Saúde/Fiocruz. Coordenação: Silvia Santos, jornalista, Fiocruz Pernambuco.

12h – Intervalo para o almoço


13h30 - Mesa-Redonda:

'A cobertura da mídia e as doenças negligenciadas'
Por Umberto Trigueiros, jornalista, diretor do Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), Veronica Almeida, repórter especial do Jornal do Commercio, Jô Mazzarolo, diretora de jornalismo da Rede Globo Nordeste, e Cidoval Morais de Sousa, jornalista, coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Coordenação: Rita Vasconcelos, coordenadora da Ascom/Fiocruz Pernambuco.

15h30 - Coffee break


15h45 - Mesa-Redonda:

'A comunicação e a gestão em saúde'
Por Rosa Castália, coordenadora de doenças negligenciadas da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), Eronildo Felisberto, secretário executivo de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES/PE), e Eduardo Freese, diretor do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz Amazônia). 
(Postado por Hozana Araújo)
 
 Fonte: Portal Fio CRuz/Cordenação e ação

Mobilização lembra o Dia Nacional das Hepatites Virais no Recife

O Dia Nacional das Hepatites Virais será lembrado em uma mobilização, a partir das 9h desta quinta-feira (19), no Pátio do Mercado de São José, no bairro de mesmo nome, na área central do Recife. Durante o dia, profissionais da secretaria municipal de Saúde estarão no local para distribuir material educativo, preservativos e informando a população sobre a importância do conhecimento e prevenção.

A ideia é levar informações sobre as patologias, bem como promover a prevenção primária (orientação) e a secundária (prevenção) por meio de testagens sorológicas (teste rápido) para a hepatite C que é transmitida pelo ato sexual. A ação visa sensibilizar a sociedade e governantes para a problemática em todo o Estado e também aos segmentos sociais por meio de um processo de integração envolvendo a secretaria e o Núcleo de Apoio aos Portadores de Hepatites (NAPHE).

O resultado esperado com a iniciativa é diminuir a incidência de transmissão da hepatite B e C, detectar infectados com a hepatite C, possibilitar o tratamento na rede municipal de Saúde e estagnar as formas graves e evolutivas da enfermidade. Um dos parceiros na ação é o Instituto do Fígado de Pernambuco (IFP), que é o centro de referência estadual no programa das hepatites virais. (Postado por Hozana Araújo)

Fonte:NE10

Pernambuco lança campanha de doação

Objetivo é sensibilizar médicos e enfermeiros sobre o papel de cada um no processo

Mais de 3 mil pernambucanos integram atualmente uma lista de espera para a realização
de transplantes. Por essa razão, desde terça-feira (17), a Secretaria de Saúde do estado promove
uma campanha de incentivo à doação de órgãos, com foco nos profissionais de saúde.
O objetivo é sensibilizar médicos e enfermeiros sobre o papel de cada um no processo.
De acordo com a secretaria, os profissionais têm importância fundamental no
diagnóstico de morte encefálica, nos cuidados com o potencial doador e no acolhimento
de parentes.
Para se tornar um doador, a pessoa deve comunicar essa vontade à família, já que a
legislação brasileira prevê que a doação seja consentida por um familiar de até 2º grau.
A Secretaria de Saúde ressaltou que a principal dificuldade para o aumento do número
de doadores é exatamente o baixo nível de informação sobre o assunto.
Desde 1994, quando foi criada a Central de Transplantes de Pernambuco (CTPE), foram
realizados 8.749 transplantes no estado. Em relação à lista de espera, entretanto, o
número ainda é insuficiente. A espera por um rim é a mais extensa – 1.600 pessoas
aguardam por um transplante no estado. Já os pacientes que precisam de um fígado, 164
no total, são os que mais preocupam, em razão da gravidade do quadro de saúde. Há
ainda 1.300 pessoas que precisam de doação de córnea e oito na fila por um coração. (Postado por Hozana Araújo)

Fonte: Central de transplante de Pernambuco

Associações promovem atividades para marcar Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

Hoje (19), É dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais - infecções causadas por um grupo de vírus que comprometem o funcionamento do fígado e podem levar à morte - 48 associações programaram atividades em várias cidades brasileiras para conscientizar a população sobre os riscos da doença. Serão distribuídos folhetos alertando sobre a necessidade de realização do teste de detecção da hepatite viral.
Atualmente, são conhecidas mais de cinco formas da doença, sendo mais comuns os tipos A, B, C, D e E. Dessas, apenas duas podem ser prevenidas pela vacinação: a A e a B.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 2 bilhões de pessoas no mundo já foram infectadas com o vírus da hepatite B, dos quais 325 milhões tornaram-se portadores crônicos – cerca de 5% da população mundial. Há também cerca de 170 milhões dos portadores da hepatite C. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 1999 e 2009, foram registrados 96.044 casos confirmados da doença, dos quais 90% agudos e mais da metade em indivíduos de 20 a 39 anos. (Postado por Hozana Araújo)

Fonte: Agência Brasil

Mais 5 remédios na Farmácia Popular

  1. O Ministério da Saúde incluiu cinco novos medicamentos na lista de remédios
    encontrados nas unidades do Programa Farmácia Popular. São eles: losartana potássica
    (contra a hipertensão arterial), loratadina (antialérgico), fluoxetina (antidepressivo),
    clonazepan (ansiolítico) e alendronato de sódio (contra a osteoporose). Dos cinco,
    apenas o losartana potássica será distribuído de forma gratuita. Os outros quatro terão
    desconto de 90%. (Postado por Hozana Araújo)
Fonte:Secretária de Saúde do Estado

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Atuação da CIES Regional

Com o objetivo de discutir o ínicio da estruturação do Curso de Analíses Clínicas na regional e propostas de novos cursos, foi ralizada uma reunião no auditório da VI Geres-Arcoverde, com a Comissão Integração Ensino  Serviço (CIES) , formada por represetantes das Secretarias Municipais de Saúde, Técnicos da Regional e também represetantes de Instituições de Ensino e Movimentos Sociais, onde um projeto foi aprovado pela comissão e será apresentado a CIES estadual no próximo dia 26 deste mês. (Postado por Hozana Araújo)

Assessoria de Imprensa

Fonte/foto: Blog Coordenação em ação

Pernambuco é pioneiro em utilizar seringas com dispositivos de segurança

Foi realizada, na terça-feira (17) uma reunião no Hotel Tavares Correia, na cidade de Granhuns, com Técnicos da V e VI Regional de saúde que trabalham nas salas de vacina de todos os municípios, que teve como objetivo  treinar os profissionais para a utilização da mais nova seringa com dispositivos de segurança.

Pernambuco é o primeiro estado a comprar os insumos e a disponibilizar para a rede que trabalha a imunização. Nossa regional junto com Garanhuns foi contemplada com o treinamento e já estará trabalhando com as novas seringas. Segundo Bernadete Coordenadora Regional do PNI "O intuito dessas novas seringas é diminuir os acidentes de trabalho na rotina das salas de vacina". (Postado por Hozana Araújo)

Fonte: Assessoria de Imprensa VI Geres
Fotos: Raquel nepociano

Vacina contra gripe vai até sexta-feira em Arcoverde

A VI Geres-Arcoverde comunica a toda população que a vacina contra gripe Influenza, foi prorrogada em todo estado, e estará disponível em todos os postos de saúde dos municípios que correspodam a essa gerência. Segundo informações repassadas pela Coordenadora Regional de Imunização, Bernadete Alves, o grupo de maior abstenção é o de gestantes, atingindo apenas 52% de imunização em Arcoverde e 47% nos municípios desta regional. As crianças de 6 a 2 anos atingiram 89%, idosos 87,52% e profisionais da saúde 100%. A coordenadora alerta a população de Arcoverde e região que até a próxima sexta-feira até as 17 horas, podem irem aos postos de saúde dos municípios para tomarem a vacina, principalmente as gestantes. (Postado por Hozana Araújo)

Da redação:  Hozana Araújo
Foto: Hozana Araújo

SES realiza encontro com as Regionais de Garanhuns e Arcoverde para reforçar Vacinaçã


Programa quer ampliar ida do público prioritário aos postos de saúde

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do Programa Estadual de Imunização (PNI), reúne, a partir desta semana, profissionais de cinco Gerências Regionais de Saúde (Geres) para mobilizá-los na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. O objetivo é reforçar a imunização no Estado e, assim, atingir a meta de vacinar 80% dos 1,3 milhão que formam o público prioritário: idosos (acima de 60 anos), gestantes, índios aldeados, crianças (6 meses a menos de 2 anos) e trabalhadores de saúde que atuam em serviços de referência para a influenza.

Até esta segunda-feira (16/05), a Campanha de Vacinação Contra a Influenza em Pernambuco já imunizou 860.215 pessoas (62,45% do público total). Já foram vacinadas 144.240 crianças (66,23%), 76.924 profissionais de saúde (87,31%), 67.205 gestantes (44,16%), 29.694 índios aldeados (67,01%) e 542.152 idosos (61,95%). A Campanha segue até esta sexta-feira (20/05), com as vacinas disponíveis em mais de 6 mil pontos, entre postos de saúde e unidades volantes.

Nesta terça-feira (17/05), a SES realiza a reunião de Monitoramento das Coberturas Vacinais da Rotina e da Campanha da Influenza, no Hotel Tavares Correia, em Garanhuns, com as equipes da V e VI Geres, de Garanhuns e Arcoverde, respectivamente. Na sexta (20), é a vez do público das VII, VIII e IX Geres (Salgueiro, Petrolina e Ouricuri, respectivamente). Esse último encontro será no Petrolina Palace Hotel.

Além de reforçar a vacinação, a reunião vai diagnosticar os dados das campanhas de vacinação, especialmente a da influenza, ver as dificuldades de atingir as metas em determinados públicos e discutir ações para mudar o panorama e aumentar a procura pelos pontos de vacinação.

“Na campanha da Influenza, queremos aumentar a vacinação entre o público formado pelas gestantes e pelos idosos. Com essa análise nas reuniões, podemos pensar em estratégias para mobilizar essa população”, pontua a coordenadora do PNI, Ana Catarina de Melo.

A reunião já foi realizada com as equipes da I Geres – Recife. No dia 30, é a vez das X e XI Geres (Afogados da Ingazeira e Serra Talhada) participarem da oficina, que ocorrerá em Triunfo.

INFLUENZA – Trata-se de uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou de forma indireta, pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração até formas clinicamente graves e complicadas. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar e cefaléia. A vacinação pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente.

Fonte:Secretaria Estadual de Saúde 
fotos: Bernadete Alves - Coordenadora regional de Imunização-VI Geres

terça-feira, 17 de maio de 2011

VI Geres com sede em Arcoverde realiza reunião para retomada de discussões sobre a regionalização 2011

A VI Geres Regional de Saúde, com sede em Arcoverde, realizou na Segunda-feira (16) uma reunião para a retomada das discussões sobre regionalização. O tema já havia sido abordado em Janeiro de 2010, na AESA numa oficina, onde todas as linhas de cuidado a saúde foram discutidas e redefinidas. O assunto voltou à pauta nesta reunião, que teve a participação dos técnicos regionais dos municípios SES, como também dos secretários municipais e do Gerente regional Dr. Alécio Jecem. A apresentação foi conduzida pela superintende de regionalização da saúde Drª. Zelma Pessoa.

Ficou determinado  que, A Câmara Técnica do CGR irá discutir, organizar e apresentar na próxima reunião do Colegiado Regional, que será no dia 08 de Junho, novas possibilidades de maiores investimentos na nossa região, melhorando os serviços e consequentemente o atendimento a população. (Postado por Hozana Araújo)

Fonte e fotos: Blog coordenação em ação-Raquel Neposiano 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...