quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Atenção Básica muda a forma de contratar médicos

Foi publicada no DOU do dia  (25), a Portaria GM n.2027, que altera a Portaria nº 648/GM/MS, de 28 de março de 2006, na parte que dispõe sobre a carga horária dos profissionais médicos que compõem as Equipes de Saúde da Família (ESF) e na parte que dispõe sobre a suspensão do Piso de Atenção Básica (PAB Variável), ele poderão ser contratados por 40, 30 ou 20 horas semanais, mais essas modalidades também determinam o recurso que o município vai receber no PAB variável. (Confira o texto na íntegra).

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

VI GERES/Atenção Primária realizam ação do Manejo Clínico da Dengue

No encerramento dessa terceira semana do Curso Intodutório, A VI Regional, através da atenção básica, aproveitando a oportunidade contemplou os participantes, com uma Capacitação do Manejo da Dengue, a explanação foi dada pela enfermeira e capacitadora do Manejo Clínico da dengue, Marília Arcoverde. 
 Marília falou sobre a atual situação do controle de dengue no país que segundo dados do Ministério da saúde, mais de 155 mil casos já foram notificados até Fevereiro deste ano, a situação mais grave é nas regiões; Norte, Nordeste e Sul. 

Já em  Pernambuco caiu 78% nos três primeiros meses de 2011, em comparação com o mesmo período de 2010. De acordo com o balanço preliminar divulgado nesta quarta-feira (6) pelo Ministério da Saúde, no ano passado, foram registrados 64 casos considerados graves. Já este ano foram 17. No entanto, o número de óbitos cresceu. O Estado não teve nenhuma morte no primeiro trimestre em 2010, mas entre 1º de janeiro e 31 de março deste ano três pessoas morreram em decorrência da doença, o que representa um aumento de 200%. 

3º Semana do Curso Indrodutório faz capacitação com profissionais da Saúde da Família

 Implantado pelo o Ministério da Saúde, e realizado em parceria com a VI GERES/SES, o Curso Introdutório vem sendo ministrado em Arcoverde desde o dia 2 de agosto, e tem como objetivo capacitar profissionais de equipes de Saúde que fazem parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), como também equipes do Canto Mãe Coruja, e outros profissionais, Com previsão de capacitar 380 profissionais como médico, dentista, enfermeiros, psicólogos, entre outros. O evento tem mobilizado equipes vindas da Secretária Estadual de Saúde (SES) para ministrarem as palestras e oficinas. O curso segue até o dia 1 de setembro e está acontecendo no auditório do Hotel Monteirão.

Redação VI GERES

Ministério da Saúde libera R$ 9 mi para tratamento de cânceres de mama e de útero

O Ministério da Saúde determinou nesta quinta-feira (25) a liberação de R$ 9.331.000,00 para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de cânceres de mama e colo de útero. A portaria está publicada no Diário Oficial da União.

Segundo especialistas, no Brasil o câncer de mama é a maior causa de mortes pela doença entre as mulheres, principalmente as que têm de 40 a 69 anos. Um dos fatores que dificultam o tratamento é o estágio avançado em que geralmente a doença é descoberta.

Qualivida realiza palestra sobre Saúde Mental

O evento está sendo realizado nesta quinta-feira (25/08), desde às 8h30, no auditório do Bongi


O 5° Encontro do Colegiado Qualivida vai discutir as políticas de Saúde Mental em Pernambuco. A palestra, que será aberta aos servidores da Secretaria Estadual de Saúde (SES), terá como tema as Atualizações  em Saúde Mental e suas Abrangências . O evento está realizado nesta quinta-feira (25/08), no auditório, no Bongi.
Ministrada pela psicóloga e assessora da Gerência de Atenção Estadual a Saúde (GASAM) da SES, Ester Correia, a palestra irá abordar o conceito, avanços e desafios no tratamento dos problemas mentais na atualidade. “Um dos nossos desafios é lidar com o preconceito e reintegrar os pacientes a sociedade, para isso é fundamental conhecer e refletir sobre o contexto social e psicológico das questões relacionadas à saúde mental”, explica Ester.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Cremepe percorrerá o Sertão


No domingo (21), teve início a Caravana Cremepe/Simepe. Em 2011, a Caravana chega à sua 7ª edição com a meta de percorrer 52 municípios do Sertão do Estado. O projeto é organizado por entidades médicas, mas seu objeto vai além da avaliação dos serviços de saúde pública prestados à população.
 
A Caravana 2011 fiscalizará hospitais, postos de saúde, Programas e Estratégias de Saúde da Família (PSFs e ESFs), como também promoverá uma pesquisa com a população de cada município visitado sobre as condições de vida em vários aspectos. Serão distribuídos questionários aos moradores para que eles atribuam notas de zero a 10 sobre nove itens que impactam seus cotidianos, como o nível de educação nas escolas públicas, coleta de lixo e combate à violência e ao uso de drogas.

O projeto também terá como foco estimular debates e reflexões sobre cidadania. Em todas as cidades será exibido o filme “Pela Vida… Pelo Tempo…” – curta-metragem produzido pelo Cremepe, com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), que retrata a exclusão social no Nordeste. Após a exibição, é aberta uma discussão com a população local sobre a realidade da região.


PETROLINA – O Grupo 2, tendo a frente os médicos André Longo e Roberto Tenório, hospeda-se em Petrolina nos dias 21, 22 e 23 e em Salgueiro, nos dias 24 a 25. No dia 22 serão visitadas as cidades de Dormentes e Afrânio, e dia 23, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande. No dia 24, será a vez de Orocó e Cabrobó; nos dias 25, a comitiva irá a Itacuruba e a Belém dos São Francisco. E no dia 26, a Gravatá.
 
Fonte: Gazzeta

Oficina de notificação das Intoxicações Exógenas é realizada na VI GERES-Arcoverde

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), junto com VI GERES promove, nesta quarta-feira (24/08), uma oficina para capacitar profissionais de saúde dos municípios da VI Gerência Regional de Saúde (Geres) – Arcoverde sobre a notificação das Intoxicações Exógenas, que são aquelas provocadas por agentes tóxicos, como medicamentos, álcool, drogas ou agrotóxicos. O evento está sendo realizado no Buffet Arte de Fazer, em  Arcoverde, e teve início às 9h.

A capacitação conta com a presença de profissionais dos centros de Atenção Primária, Vigilância Epidemiológica, Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan) e do Centro Especializado em Saúde do Trabalhador (Cerest) que serão os responsáveis em difundir o processo de implantação da notificação nas unidades de saúde do Sertão do Estado. As equipes Técnicas que fazem parte da VI Regional juntamente com a coordenadora do PNI, Bernadete Alves, e os 13 municípios estão participando diretamente da oficina

“Essa é a sequência das oficinas que já foram realizadas em outras Regionais como a I - IX - VIII - III e a X..  Agora, queremos atingir os municípios do Sertão, pois alguns já notificavam esses casos. Todo o Estado estará realizando esse trabalho que nos ajudará a conhecer o perfil desse problema nas regiões, melhorando as ações”, explica a diretora Geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação da Situação de Saúde da SES, Luciana Albuquerque.

Durante o encontro, está sendo  demonstrado o passo a passo do preenchimento dessa ficha, além de dados e informações sobre os agentes que mais causam intoxicação na região, tais como álcool, medicamentos, agrotóxicos, crack e cocaína.
  
Redação VI GERES 

Conferências municipais de Saúde são avaliadas

Evento contou com a participação do secretário de Saúde, Antonio Carlos Figueira

Por meio de videoconferência, representantes das secretarias de Saúde de todos os Estados do Brasil e dos conselhos estaduais de saúde participaram de uma reunião com o Ministério da Saúde para discutir o andamento das conferências municipais de Saúde em cada região. Presidente do Conselho de Saúde de Pernambuco, o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, esteve presente no encontro, que foi encabeçado pelo ministro Alexandre Padilha.
Em Pernambuco, 182 municípios já realizaram as conferências municipais de saúde. O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, destacou o trabalho do Conselho Estadual de Saúde e dos gestores das 11 Gerências Regionais de Saúde (Geres) nesse processo. 

Tuberculose é combatida na I Geres

Cerca de 70% dos casos do Estado são registrados nessa região


A I Gerência Regional de Saúde (Geres) – Recife reúne, nesta quarta-feira (24/08), na sua sede, os coordenadores municipais do Programa de Controle da Tuberculose, com o intuito de avaliar o monitoramente do agravo nessa região. Ao todo, os municípios dessa Geres computam mais de 70% dos casos de tuberculose registrados no Estado.

“A expectativa é que cada município apresente seu relatório sobre a busca de sintomáticos respiratórios, atividade prioritária para diagnosticar os casos de tuberculose na Estratégia de Saúde da Família”, afirma o gerente da I Geres, Marcelo Ferreira Lima. Segundo ele, os municípios devem montar planos para melhorar os instrumentos de registro da doença e otimizar as ações de controle.

Fonte/SES

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Acidente na BR. 104 tira a vida de funcionário da VI GERES-Arcoverde

Sr. Luiz e D. Noemia
Na tarde de ontem, (22), um grave acidente na BR. 104 que liga Caruaru a Campina Grande deixou duas pessoas gravemente feridas e o funcionário da VI GERES-Arcoverde, Sr.José Luiz do Nascimento de 60 anos, não resistiu aos ferimentos vindo a falecer no local do acidente. 

Sr. Luiz prestava serviço na VI Regional de Arcoverde a três anos  o mesmo se deslocou da cidade de Arcoverde com destino a Campina Grande na companhia de mais dois amigos em um caminhão com o intuito de fazer a mudança de uma filha que vinha morar aqui no município. O corpo dele está sendo velado na cidade de Vertente onde acontecerá o funeral, colegas de trabalho saíram da VI Regional ás 11:30 com destino a Vertente. Fica aqui a nossa solidariedade para com a colega de trabalho D. Noemia, esposa do mesmo.

Redação VI GERES

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

GT-PID promove cerimônia de entrega de Kit Canal Saúde

Este ano já foram 100 municípios validados pelo GT-PID/PE

O Grupo de Trabalho do Programa de Inclusão Digital de Pernambuco (GT-PID/PE) promoveu, na última sexta-feira (19/08), a cerimônia de entrega do Kit Canal Saúde para diversos órgãos do Estado. Composto por uma TV de 32 polegadas, uma antena, um decodificador e um computador, o kit foi entregue no Auditório da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no Recife. O evento contou com a presença da secretária-executiva de Coordenação Geral da SES, Ana Paula Sóter e do chefe de Gabinete do Ministro da Saúde, Mozart Sales.
Foram contemplados nesse momento, os Conselhos Municipais de Saúde (CMS), as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), o Conselho Estadual de Saúde (CES), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/PE) e o Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI).
De acordo com a consultora técnica do Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), Abigail Reis, o GT-PID/PE, já validou 100 municípios, desses, 80 receberam cada, um Kit. Neste evento serão entregues 40 TV´s e 29 computadores.

Fonte/SES

SES promove Curso de Hanseníase

Curso segue até a quarta-feira (24/08)


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) em parceria com o Ministério da Saúde (MS) promove, a partir desta segunda-feira (22/08), o Curso de Autocuidado para Pacientes em tratamento da Hanseníase. A capacitação será realizada no auditório do prédio da Assistência Farmacêutica Estadual, na praça Oswaldo Cruz, a partir das 8h.

O objetivo do curso é orientar profissionais da saúde, pacientes e familiares a se tornarem agentes multiplicadores na implantação de grupos de apoio para o autocuidado em hanseníase nas comunidades. Os grupos vão oferecer suporte aos pacientes e as famílias, que poderão compartilhar experiências e aprender como se cuidar melhor para evitar as seqüelas da doença.

Técnicos da VI Regional concluem o curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde

Durante um ano uma equipe de técnicos da VI regional e dos municípios de Arcoverde, Manarí e Pedra, participaram do curso de especialização em Gestão de Serviços de saúde pela FIOCRUZ.

A cada 15 dias os participantes se deslocavam a cidade de Triundo para assisterem as aulas, de acordo com raquel Neposiano, coordenadora do Mãe Coruja da VI GERES, os técnicos estão mais capacidades para se dedicarem mais ao SUS.

Redação VI GERES

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

VI Geres realiza mais uma reunião do Colegiado com mudanças no regimento

O CGR ( Colegiado de Gestão Regional) se reuniu com o gestor da VI Regional, Dr. Alécio Jecém,  e secretários dos municípios para tratar dos assuntos de interesse dos profissionais da área. Segundo as novas portarias publicadas o CGR tornou-se CIR (Comissão Intergestora Regional). 

Dr. Rodrigo Roa  (Neuro Imagem)

 Aproveitando a oportunidade Dr. Rodrigo Roa, diretor da Neuro Imagem , apresentou na ocasião os serviços que a Clínica pode prestar a população através do Sistema Único de Saúde, facilitando assim o acesso aos usuários evitando que os eles sejam encaminhados para outras cidades. 

 Ainda na reunião a administradora do Hospital Mens Sana, Luzia Bastos, levou ao conhecimento de todos os projetos e serviços que serão prestados naquela unidade à toda população como também lançou o convite de inauguração que será no próximo dia 8 de setembro de 2011, com a presença do Governador Eduardo Campos e autoridades locais.

Redação/ VI GERES

Administradora do MENS SANA participa da reunião do colegiado da VI GERES

 A administradora do mais novo empreendimento do padre Airton Freire, Luzia Júlia Bastos, participou na quarta-feira, (17/08) da reunião mensal do Colegiado da VI Regional , na ocasião Luzia anunciou a inauguração do Mens Sana, casa de recuperação para pessoas vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), o novo projeto da ONG, Fundação Terra, marcado para o dia 08 de setembro.
Luzia Bastos e Vitória
A inauguração irá acontecer nesta data, antes que o Pe. Airton Freire, fundador da Fundação Terra entre em seu ano sabático (descanso, renovação espiritual, qualificação missionária e contato com novas realidades de evangelização) marcado para 13 de setembro, onde ele vai passar 3 meses no exterior.

Secretário e conselheiros discutem Plano Estadual de Saúde

Plano demonstra intenções do Governo na gestão do SUS

  O secretário de Saúde de Pernambuco e Presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Antonio Carlos Figueira, reuniu-se nesta quarta e quinta-feira, na Sede do CES, no Recife, para construir, junto com os conselheiros de saúde, o Plano Estadual de Saúde (PES) 2012/2015.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

VI GERES-Arcoverde realiza o encontro Regional da Rede NUTES



A Rede de Núcleo de Telessaúde (RedeNUTES) de Pernambuco reúne gestores da saúde e equipes de Saúde da Família para analisar a iniciativa nas II, V e VI Gerências Regionais de Saúde (Geres), em Limoeiro, Garanhuns e Arcoverde, respectivamente. O intuito é ampliar as ações do programa, que proporciona, por meio da Internet, palestras e discussão de casos clínicos entre os profissionais de saúde, otimizando os processos de diagnóstico, tratamento e prognóstico.

Tereza Rodrigues e Tessália Bandeira (SES)
Na terça-feira (16/08), o encontro aconteceu no município em Arcoverde que contou com a presença dos 13 municípios que correspodem a VI Regional, da coordenadora do Mãe Coruja, Raquel Neposiano e ainda da Relações Pública da Rede NUTES, Tessália Bandeira, que também coordena o treinamento, e da psicológa Dr. Tereza Roberta Rodrigues. 


Segundo Raquel Neposiano, foi apresentado no encontro as novas ferramentas do sistema, discutidas as dificuldades que os municípios encontram para o acesso e frisado as possibilidades de trabalho.


Tereza, Raquel e Tessália
Foi apresentado ainda 4 trabalhos que forma escolhidos para representar a VI Regional no encontro Estadual que será no mês de outubro. De  acordo com a Coordenadora do Mãe Coruja da VI Regional o encontro foi muito positivo e construtivo. 

SES promove I Colóquio de Farmácia

Ação é voltada para os profissionais que atuam na Assistência Farmacêutica

logo_secretaria_saude_governo_pe
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, nesta quarta e quinta-feira (17 e 18/08), o I Colóquio de Farmácia dos Hospitais Estaduais de Pernambucano, no Hotel Forte Orange, em Itamaracá.
No evento serão discutidos as perspectivas e aspectos práticos da assistência farmacêutica em hospitais com a Portaria n° 4.283, que estabelece as novas diretrizes e a relação de estratégias que vão proporcionar a qualificação dos serviços das farmácias hospitalares.

Hospitais ganharão sistema informatizado

Sistema será instalado nos seis grandes hospitais do Estado, começando pelo HR


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) inicia o processo de implantação de sistemas informatizados de gestão em saúde nos seis grandes hospitais da rede. Inicialmente, o trabalho será realizado no Hospital da Restauração (HR) com a tecnologia da MV, empresa que já equipou, em Pernambuco, os hospitais metropolitanos Miguel Arraes e Dom Helder, 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os hospitais Oswaldo Cruz, Procape e Cisam. Só para aquisição dos softwares para todas as unidades, a SES investirá R$ 7 milhões.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Manarí realiza II Conferência Municipal de Saúde em parceria com a VI GERES


O Município de Manarí recebeu nesta segunda-feira (15/08), profissionais da saúde para a realização da II Conferência Municipal de Saúde. O evento contou com a participação do Gestor da VI Geres Dr. Alécio Jecem, como também a coordenadora do PNI, Bernadete Alves, e Raquel Noposiano coordenadora do Mãe Coruja. A abertura foi feita pelo o gerente Regional, que em seu discurso fez uma retrospectiva da história do SUS , destacou o grande momento em que o SUS foi criado através de uma conferencia nacional no ano de 1986 vindo a ser incorporado na constituição de 1988. 
Dr. Alécio Jecem
Dr. Alécio falou ainda da importância da realização de uma conferência onde propostas serão lançadas e encaminhadas para o Sistema de Sáude do Estado.
Raquel Neposiano e Dr. Alécio
 
Raquel Neposiano destacou em a importância da humanização no atendimento, falou da grande necessidade de acolhimento ao usuário quando ele chega para uma consulta ou emergência.

Aldemir Magalhães
Aldemir Magalhães, que é presidente do Conselho de Saúde e ex-secretário de saúde, falou sobre a expectativa de conferência, onde serão avaliadas todas as propostas e e encaminhadas para a Conferência Estadual e Nacional, segundo ele hoje a maior dificuldade do município na saúde é a falta recursos para investimentos prioritários, outra proposta é que junto a SES seja solucionado o credenciamento da maternidade a qual já foi concluída como também viabilizar finacimanto para vigilância em Saúde.

Redação VI GERES

Técnicos dos Municípios e VI Regional parcticipam de Curso de TABWIN e TABNET

Devido a necessidade de informações em tempo hábil que exige cada vez mais técnicos capacitados em ferramentas para o manuseio de dados, bem como um trabalho de atualização sobre produção e informações pelas Secretárias de Saúde, visando melhorar seu quadro técnico, a VI GERES através do seu gerente, Dr. Alécio Jecém, viabilizou junto a SES/PE Curso sobre Ferramenta de Acesso as bases de dados do DATASUS.

Os conhecimentos adquiridos no curso promoverão mais perícia, confiança e autonomia aos técnicos para trabalharem os dados dos sistemas de informações em saúde, tanto no âmbito assistencial quanto epidemiológico. 

O curso foi exclusivo para técnicos da VI GERES e dos municípios: Arcoverde, Buique, Custódia, Ibimirim, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, tupanatinga e venturosa, o mesmo aconteceu no périodo de 8 a 12 de agosto no p´rédio da SUDENE em Recife e contou com facilitadores da SES/PE Erilson Vieira e Fernando Moreira. 

Redação/VI GERES

sábado, 13 de agosto de 2011

Mobilização em Arcoverde incentiva vacinação contra Poliomielite



O sábado (13) está sendo marcado pela mobilização em massa dos órgãos da saúde pública para atingir a meta da população alvo da vacina contra poliomielite, desde as 8 horas todos os postos de vacinação estão em funcionamento. O Rotary Clube em parceria com a Arcotrans realizou no período da manhã uma carreata com a presença do Boneco Zé Gotinha. 
 
Bernadete Alves e Dárcio Rabelo
A Coordenadora do PNI da VI GERES, Bernadete Alves, concedeu entrevista exclusiva ao repórter Dárcio Rabelo na Rádio Independente FM no programa Revista da Cidade, Bernadete fez um balanço da campanha passada e falou da expectativa para a deste sábado, segundo ela 5.884 crianças de 0 a 4 anos deverão receber a segunda dose da vacina só em Arcoverde, e nos demais municípios que correspondem a VI Regional, espera-se vacinar 35.440 meninos e meninas abaixo de 5 anos.

Redação VI GERES

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Campanha de poliomielite convoca para 2º dose

Na 1º etapa da campanha, Pernambuco obteve o melhor resultado do Brasil

No Brasil, Pernambuco foi o estado que mais vacinou crianças durante a 1º etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite. Ao todo, foram 726.040 meninos e meninas (104,31%) com menos de 5 anos imunizados. Agora, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) espera repetir o feito na 2º etapa da mobilização, que terá seu Dia D neste sábado (13/08). A abertura da campanha será feita às 8h30, no Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem, no Recife.

“Conseguimos superar a meta do Ministério da Saúde na 1º etapa da vacinação e queremos continuar na dianteira pela luta contra a poliomielite no Brasil. O país não registra casos da doença há 22 anos. Com a vacinação, podemos manter esse quadro e promover um crescimento saudável para nossas crianças”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PNI) da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo. Ela reforça que todos os meninos e meninas com menos de 5 anos, inclusive os que tomaram a primeira dose, devem ser levados aos postos de saúde para receber as duas gotinhas.

Em geral, a vacina contra a poliomielite não possui contra-indicação. Porém, recomenda-se que as crianças que estejam com febre acima de 38º ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de se vacinarem. Também não é recomendado vacinar crianças que tenham problemas de imunodepressão (como pacientes de câncer e Aids ou de outras doenças e ou tratamentos que afetem o sistema imunológico, de defesas do organismo) e anafilaxia (reação alérgica severa) a dose anterior das vacinas.

CAMPANHA
– No Brasil, 14.148.182 crianças devem ser imunizadas contra a poliomielite. A meta do Ministério da Saúde (MS) é atingir, no mínimo, 95% desse público. Na primeira etapa da campanha, 14.186.318 meninos e meninas (100,27%) foram vacinados no Brasil. Dos estados, apenas o Amazonas não atingiu a meta do MS. 
Em Pernambuco, a meta da 2º etapa da campanha é imunizar todas as 696.028 crianças inclusas na faixa-etária prioritária.

Fonte/SES

SES prorroga inscrições para farmacêuticos

Novo prazo vai até o dia 19 de agosto

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) prorrogou, até o dia 19 d agosto, as inscrições para a seleção pública simplificada para contratação temporária de farmacêuticos, que vão atuar na Superintendência de Assistência Farmacêutica da SES, além das Unidades da Farmácia de Pernambuco, com sede nas Gerências Regionais de Saúde (GERES) do Estado. Ao todo, são 34 vagas disponíveis. Confira o novo cronograma aqui. Para ler o edital completo da seleção clique aqui.
As inscrições, podem ser realizadas na sede da SES, no Bongi, ou via Sedex, com aviso de recebimento (AR), encaminhado à Diretoria Geral de Gestão do Trabalho, situada na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519 Bongi – Recife/PE CEP – 50.751-530. Quem mora no interior, também pode fazer as inscrições presenciais nas sedes das Gerências Regionais de Saúde.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Coordenadora de Vacina da VI GERES concede entrevista sobre campanha da Poliomielite 2011 neste sábado na Rádio Independente FM ás 11 horas

 Como sabemos sábado dia 13/08 é a segunda dose da vacina contra Poliomielite em todo o Brasil, preocupada com a adesão aqui na região a VI Regional de Saúde, concederá uma entrevista, através da coordenadora, Bernadete Alves, na ocasião ela falará sobre as expectativas da campanha, e também fará um balanço das campanhas anteriores e como anda a região nesse aspecto preventivo. Como estamos também na Semana da Saúde do Homem,  com  o tema: HOMEM: "SAÚDE SEM PRECONCEITO" Bernadete dará algumas dicas de prevenção para a classe masculina.

Redação/VI GERES - Compromisso com sua saúde!

Governador e secretário visitam Hospital Pelópidas Silveira

Governador e secretário vão almoçar com trabalhadores da obra

O Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, visitam, na tarde desta quarta-feira (10/08), o Hospital Metropolitano Oeste Pelópidas Silveira, localizado no KM 06 da BR-232, no bairro do Curado – Recife. Depois de percorrer a estrutura da unidade, o governador e o secretário almoçam com os trabalhadores da obra.

Sport e Náutico mobilizados na Semana da Saúde do Homem

Jogadores das duas equipes vão entrar em campo vestindo a camisa alusiva à Semana

Em noite de clássico dos clássicos, jogadores de Sport e Náutico vão deixar, por alguns momentos, a tradicional rivalidade de lado para vestir a mesma camisa. Os atletas das duas equipes entrarão em campo vestindo a camisa alusiva à Semana Estadual da Saúde do Homem, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), que tem o lema: “Homens, cada um do seu jeito, se cuidando para viver mais e melhor!”.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Semana Mundial de incentivo a AMAMENTAÇÃO

Abertura da Semana Mundial da Amamentação 2011

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), da abertura da Semana Mundial de Amamentação e do Lançamento da Campanha Nacional. Durante o evento, foi lançado o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê, uma publicação conjunta entre o Ministério da Saúde e a Unicef.
A atriz Juliana Paes, madrinha da SMAM deste ano foi homenageada. Na solenidade foi  apresentado o vídeo da campanha.
O ministro Alexandre Padilha também lançou o projeto Tel@ rBLH (Telessaúde), que visa ampliar o intercâmbio do conhecimento e a transferência de tecnologia no âmbito de atuação da rede de bancos de leite humano. O evento foi transmitido, em tempo real, via internet, para todos os estados brasileiros e para os 23 países que o Brasil mantém cooperação técnica, Iberoamericanos e África.
Conheça a Campanha:
Fonte/SES/MS

Curso promove alimentação complementar saudável

Capacitação ocorre em Caruaru

A Coordenação de Nutrição da Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, a partir desta terça (09/08), no município de Caruaru, um curso para trabalhar a Estratégia Nacional de Promoção da Alimentação Complementar Saudável (ENPACS). O objetivo é formar tutores e capacitar nutricionistas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) para multiplicar as ações de alimentação complementar saudável nas unidades do SUS.

“A estratégia visa promover a alimentação saudável quando a criança começa a experimentar outros alimentos além do leite materno. É importante que as mães amamentem seus filhos até os dois anos de idade, mas também conheçam o valor dos alimentos disponíveis em casa para reforçar a nutrição das crianças”, explica a coordenadora de Nutrição da SES, Rijane Barros.

O evento segue até a quinta-feira (11/08) e conta com o apoio do Ministério da Saúde e da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN), que luta pelo direito da criança à saúde e à nutrição adequada.

Fonte/SES

SES discute reforma psiquiátrica em Brasília

Durante o evento, será comemorado os 10 anos da Lei de Reforma Psiquiátrica

A partir desta terça-feira (09/08), representantes da Gerência de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde (SES) participam do Colegiado Nacional de Saúde Mental, em Brasília. O evento, que segue até quinta-feira (11/08), reúne os setores diretamente envolvidos com o tema e será marcado pelo lançamento do Relatório da IV Conferência de Saúde Mental. 

Desde a década de 90, o Ministério da Saúde adotou um modelo de política de saúde mental, baseado em serviços de base comunitária, que oferece cuidados à população articulando os recursos existentes na comunidade. O modelo é formado pela rede de serviços dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), os Centros de Convivência e Cultura e o Programa de Volta para Casa.
Ainda durante os dias do evento haverá comemoração pelos 10 anos da Lei de Reforma Psiquiátrica, lei 10.216, e oficinas de Pro-Residência de Saúde Mental.

Homens precisam ficar de olho na saúde

Campanha estadual que chamar essa população para os serviços da Atenção Primária


Durante toda a semana, os carteiros de Pernambuco terão uma nova missão, além de entregar cartas à população. Mais de 1,8 mil carteiros envergarão a camisa alusiva à Semana Estadual da Saúde do Homem, promovida para chamar a atenção desse público da necessidade de prevenir e combater desde cedo os principais agraves que os acometem. A abertura da campanha foi feita no Centro de Distribuição dos Correios, no bairro do Bongi, nesta segunda-feira (08/08), com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, e da secretária-executiva de Atenção à Saúde, Teresa Campos, que viram de perto as ações educativas e de prevenção elaboradas para os profissionais do local.
Na abertura, os carteiros tiveram à disposição uma equipe de profissionais aptos a aplicar doses de quatro tipos de vacina (influenza, hepatite, tríplice viral e DT), aferir pressão, medir a circunferência abdominal e determinar o IMC. Os técnicos da Gerência de Saúde do Homem da Secretaria Estadual de Saúde (SES) ainda entregaram uma cartilha informativa e conversaram com os homens sobre as questões relacionadas à saúde desse público.

“A preocupação com a saúde do homem é fundamental. Falamos muito tempo sobre saúde da criança, saúde da mulher e agora também precisamos focar nesse grupo populacional que tem vários fatores de risco para sua saúde, por causa do estresse do dia a dia, da obesidade, do câncer de próstata”, lembrou o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. Ele ainda destacou que os carteiros devem agir como multiplicadores das informações, entre os familiares e o público em geral.

“Nós agradecemos mais uma vez essa oportunidade de mostrar que somos úteis, participando das ações sociais que podem salvar vidas”, disse o diretor-regional dos Correios em Pernambuco, Pedro Mota. O diretor também ratificou a eficiência das parcerias dos Correios com a SES, como ocorreu com a campanha contra a dengue, e afirmou que a instituição está aberta para continuar ajudando a sociedade pernambucana.

CAMPANHA – A Semana Estadual da Saúde do Homem pretende chamar a atenção desse público, principalmente entre a faixa etária entre 20 e 59 anos, da necessidade de entrar nos serviços de saúde pela porta de entrada, a Atenção Primária, desafogando os serviços de média e alta complexidade. Com isso, seria possível prevenir ou abrandar os principais agravos que acometem essa população, formada em Pernambuco por 2.276.864 de pessoas (25% de todos os pernambucanos): acidentes de trânsito, violência e problemas cardiovasculares (infarto e AVC).
Além da ação com os carteiros, as equipes de Saúde do Homem da SES visitarão o Complexo Portuário de Suape para distribuição de material informativo. As visitas serão na terça-feira (09/08), das 11h às 14h; e na quinta-feira (11/08), também das 11h às 14h. Na Ceasa, na quarta-feira (10/08), das 8h às 16h, além do material informativo, haverá aferição de pressão e circunferência abdominal, determinação do IMC, teste rápido de HIV, atualização do calendário vacinal, atividades físicas com a Academia da Cidade e Núcleo de Práticas Integrativas e orientações sobre hábitos de vida saudáveis.

POLÍTICA – Em 2009, foi publicada, pelo Ministério da Saúde (MS), a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, através da Portaria GM nº 1.944, cujo público prioritário são homens de 20 a 59 anos. APolítica está alinhada com a Política Nacional de Atenção Básica – porta de entrada do Sistema Único de Saúde – com as estratégias de humanização, e em consonância com os princípios do SUS, fortalecendo ações e serviços em redes e cuidados da saúde. Essas ações devem visar o estímulo ao autocuidado e, sobretudo, o reconhecimento de que a saúde é um direito social básico e de cidadania de todos os homens brasileiros. Em Pernambuco, a Semana Estadual da Saúde do Homem foi instituída pela Lei Estadual nº 14.158.

Fonte/ SES

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

SES mobilizada para promover Saúde do Homem

Mais de 1,8 mil carteiros distribuirão material educativo em todo o Estado

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010), a população pernambucana é formada por 2.276.864 homens na faixa etária entre 20 a 59 anos, o que representa cerca de 25% do total. Esse público, desde 2009, conta com esforços do Ministério da Saúde (MS), por meio de uma política de atenção integral à saúde. Já em Pernambuco, desde 2010, foi criada, por lei estadual, a Semana Estadual da Saúde do Homem, comemorada entre os dias 7 e 13 de agosto, e que, neste ano, conta com uma extensa agenda, nos Correios, na Ceasa e em Suape, para sensibilizar essa população a cuidar da saúde sempre e não só quando os casos já estão graves.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mãe Coruja participa da Femupe

Saiba Mais sobre:

Feira reúne municípios para apresentação dos seus potenciais produtivos

 O Programa Mãe Coruja Pernambucana está participando, em Lajedo, da Feira dos Municípios de Pernambuco (Femupe), que segue até o domingo (07/08). O objetivo do evento, que tem o lema “Um novo Brasil começa aqui”, é estimular a produção dos municípios e fazer a divulgação de suas potencialidades, além de fazer a troca de experiências entre eles.

Ao todo, são mais de 100 stands divulgando ações nas áreas social, econômica e cultural. “Estamos fazendo divulgação das nossas ações, por meio dos vídeos institucionais, e as mães atendidas pelo programa nos cursos de qualificação e empreendedorismo levaram sua produção para comercializar no local”, afirmou a gerente de Articulação Intersetorial da SES, Marta Vanderlei.

MS e SES discutem novo modelo de gestão do SUS

Objetivo é criar redes regionais de assistência e ampliar o acesso dos serviços

Representantes do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES)se reuniram  na sede da SES, no Bongi, nesta quinta-feira (04/08), para discutir a implementação, em Pernambuco, do Decreto 7.508/11, que regulamenta a Lei 8.080/90 – Lei Orgânica da Saúde. O decreto, assinado pela presidenta Dilma Rousseff, reorganiza a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para ampliação da assistência e melhoria da articulação interfederativa. A reunião foi encabeçada pela secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, o chefe de gabinete do MS, Mozart Sales; e o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do MS, Odorico Monteiro.

“É preciso ressaltar essa iniciativa do Ministério de vir aos estados com uma equipe com o poder de resolução e articulação importante para discutir a implementação desse decreto, que é um antigo sonho daqueles que batalham no SUS”, comentou o secretário de Saúde, Antonio Carlos Figueira, que fez uma avaliação positiva sobre o primeiro encontro do dia. “Esse é o momento da pactuação. A reunião da manhã foi muito positiva entre o Estado e o Ministério. Agora, vamos aguardar a reunião com os municípios para chegar aos pontos delineadores que vão nos conduzir para realizar esse plano”, completou Figueira.

PE e BA terão central de leitos interestadual

Central do Vale do Médio São Francisco será a primeira de abrangência interestadual no Brasil

 Os governos de Pernambuco e da Bahia inauguram, nesta sexta-feira (05/08), a Central da Regulação de Leitos da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA). O evento será realizado, às 17h, no Samu de Juazeiro, localizado na Rua Lomanto Junior, S/N – Castelo Branco, Juazeiro/BA. A Central de Regulação será a primeira de abrangência interestadual no Brasil e terá a função de organizar o fluxo de pacientes que utilizam as unidades de saúde situadas dentro da Rede PEBA, que integra hospitais e postos de saúde localizados na divisa entre Pernambuco e Bahia. Ao todo, a região conta 55 municípios com cerca de 1,9 milhões de habitantes.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Sarampo: PE atinge meta de vacinação do MS

A vacina também imuniza contra rubéola e caxumba

Pernambuco já atingiu a meta do Ministério da Saúde (MS) para vacinação das crianças entre 1 ano e menos de 7 anos inclusas na campanha de vacinação contra o sarampo. Até o momento (03/08), 804.875 meninos e meninas (95,66%) foram imunizados, de um público total de 841.379 pessoas. O MS preconiza, no mínimo, 95% das crianças imunes contra a doença. No Estado, a campanha termina nesta sexta-feira (05/08).

“Já atingimos a meta do Ministério da Saúde, mas precisamos sensibilizar os pais a levar as crianças que faltam aos postos de saúde. É muito importante proteger as crianças contra o sarampo, lembrando também que essa vacina também atua contra a rubéola e a caxumba”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PNI), Ana Catarina de Melo.

Em 2011, Pernambuco não registrou nenhum caso de sarampo. Contudo, já há confirmações no Brasil, de vírus provenientes de outros países, e em 33 países da Europa, por isso a necessidade de imunizar as crianças. A doença traz os sintomas de manchas no corpo, febre, tosse, coriza e conjuntivite, podendo gerar um quadro de complicações com pneumonia, otite, doenças diarréicas ou neurológicas.


SES/VI GERES
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...