quarta-feira, 30 de novembro de 2011

VI GERES na 14ª Conferência Nacional de Saúde- Brasília!

Arcoverde, Tacaratu estão representando os 13 municípios da regional na Conferência Nacional que teve início hoje em Brasília.
 
 
Informações e fotos/Raquel Neposiano

14ª Conferência de Saúde: delegação pernambucana chega a Brasília

Evento acontece do dia 30 de novembro a 04 de dezembro

14CNS
Os 124 delegados eleitos na 7ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco desembarcam, nesta terça-feira (29/11), em Brasília, para representar o estado na 14ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece do dia 30 de novembro a 04 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
A 14ª conferência traz, esse ano, o tema “Todos usam o SUS! “SUS na seguridade social – política pública, patrimônio do povo brasileiro” e tem, entre seus objetivos, avaliar o SUS e propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral.
“Esse será um momento democrático onde a sociedade civil organizada irá relatar suas experiências do SUS, vividas por diferentes regiões do país, levantando as propostas de melhorias de atendimento e humanização da saúde pública”, explica o conselheiro estadual, Marcelo Ramos.
Conferência- As conferências nacionais de Saúde são espaços destinados a analisar os avanços e retrocessos do SUS e a propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde. Elas contam com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade e, atualmente, são realizadas a cada quatro anos. A última edição do evento foi realizada em novembro de 2007.

Fonte/SES

Medicamentos: Apevisa fecha depósito clandestino

Na casa foram apreendidas, além dos medicamentos, bulas e embalagens virgens

Uma operação conjunta entre a Delegacia de Combate à Pirataria e a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) interditou, na manhã desta terça-feira (29/11), um depósito clandestino de medicamentos, que funcionava em uma residência localizada na Rua 11 de fevereiro, no bairro dos Torrões. No local, foi encontrada uma grande quantidade de medicamentos sem registro, assim como produtos falsificados e fora de validade. Embalagens virgens e bulas de remédios também foram apreendidas.
Entre os medicamentos, a Apevisa encontrou várias caixas de Varicel (para varizes), Cialis (para disfunção erétil) e Citotec, medicamento abortivo, proibido em todo o País. “Agora, temos que investigar a origem desses medicamentos. As embalagens e bulas nos levam a crer que os medicamentos eram falsificados aqui mesmo. Outros medicamentos parecem regulares, o que dá a entender que pode estar havendo desvio de carga”, afirma o gerente da Apevisa, Jaime Brito.
A polícia chegou à residência após mais de seis meses de uma investigação, que foi deflagrada por denúncias feitas à Apevisa. No local, estava apenas o dono da residência que alugava a casa. Ele foi encaminhado para prestar esclarecimentos na delegacia. O dono dos produtos continua sendo procurado pela polícia.

Fonte/SES

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Equipe da VI GERES é recebida pelo Secretário da Saúde no I Fórum de Mobilização para Prevenção dos Acidentes de moto em Pernambuco

A Gerência da VI Regional de Arcoverde enviou uma caravana para participar do I Fórum de Mobilização para Prevenção dos Acidentes de Moto em Pernambuco, que aconteceu nesta segunda-feira (28/11), no Centro de Convenções de Olinda. Com representantes de todos os setores, a equipe foi coordenada por Bernadete Alves (Vigilância em Saúde), que com muita atenção avaliou o encontro e disse que, a expectativa agora é de que haja uma senssibilidade maior dos gestores municipais e que venha fortalcer no sentido de reduzir os acidentes com moto, que cause ainda um impacto no avanço da saúde pública na VI Regional, aumentando o investimento de recursos para prevenção e promoção à saúde.
A equipe da VI GERES foi recebida com muita atenção pelo o Secretário Dr. Antônio Figuiera que agradeceu a participação de todos.

Redação/Foto/Hozana Araújo

Deputado Federal Fernando Ferro (PT) apresentou projeto de lei para segurança de motociclistas

 O deputado federal Fernando Ferro participou da discussão do I Fórum de Mobilização para Prevenção dos Acidentes de Moto em Pernambuco, que aconteceu nesta segunda-feira (28/11). Fernando Ferro (PT) disse que levou a Câmara projeto de lei que torna obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos condutores e passageiros de moto.
 Se aprovado, o projeto mudará o código de trânsito e exigirá a utilização, além do capacete, de joelheira, cotoveleira, bota e coletes para proteger a região torácica. “Também proponho que as campanhas educativas sejam feitas nas Câmaras de Vereadores e na Assembleia Legislativa, para evitar os processos de corrupção”, afirmou, sobre a possibilidade dos políticos tentarem abonar multas de eleitores, por exemplo.
Deputado Ângelo Ferreira
O evento contou ainda com o Deputado Ângelo Ferreira, que é de Sertânia, do Secretário de Defesa Social, Wilson Salles Damásio, da secretária-executiva da Saúde de Olinda, Cristina Menezes e gestores da saúde no município; e de representantes da Polícia Civil e Militar do Estado,  do Secretário de Transportes do Estado, Isaltino Nascimento, entre outros.
Sec. de Trânsportes - Isaltino Nascimento
 Redação/Fotos Hozana Araújo

Acidentes com Moto hoje é uma questão de saúde pública, diz Dr. João Veiga

Dr. João Veiga
 Em entrevista exclusiva ao nosso Blog, o Presidente do Comitê de Moblização para Prevenção dos Acidentes de Moto em Pernambuco, Dr. João Veiga, falou da importância do I Fórum, enfatizando que a situação passou a ser uma questão de saúde pública a partir de 5 anos atrás, isso devido ao aumento de condutores com a legalização dos mototaxistas em todo estado.

 PREJUÍZOS – Segundo Dr. João Veiga, um acidentado de moto que precise de atendimento de alta complexidade em hospital gera, em média, uma despesa de R$ 124 mil reais. Com outros encargos sociais, como previdência para o período de recuperação, o montante pode chegar a R$ 958 mil.

“O trabalho de prevenção é de responsabilidade de quem conduz e de quem fiscaliza. Estamos criando os comitês regionais para tratar diferente cada realidade”, ressaltou o coordenador-executivo do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, João Veiga.

Redação/Fotos Hozana Araújo

Pernambuco se mobiliza para reduzir acidentes de moto no Estado

Dr. Antônio Figueira





 A Secretaria de Saúde do Estado organizou nesta segunda-feira(28/11), o I Fórum de Mobilização para Prevenção de Acidentes de Moto no Estado. O evento contou com a participação de gestores públicos e profissionais da saúde de todo Estado. A abertura foi feita pelo o Secretário de Saúde do Estado, Dr. Antônio Figueira, que em seu discurso rápido e simples disse que “Esse é um problema que detectamos como uma verdadeira epidemia. Por isso, o Governo do Estado está realizando ações iminentes para salvar vidas”, afirmou o secretário. Ele ainda lembrou das 21 unidades sentinelas de informação instaladas em hospitais gerais, hospitais regionais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para o registro e notificação dos casos com vítimas que chegam a esses locais.

Só em 2010, foram 602 mortes no trânsito por acidente de moto, sendo 89,2% das vítimas do sexo masculino e 65% com idade entre 20 e 39 anos. Em 2000, foram 168 óbitos. 
A partir de 2012, cada Regional de Saúde fará o levantamento dos acidentes por município para melhorar a notificação e o planejamento das ações de prevenção. Atualmente, Ouricuri e Serra Talhada possuem os índices mais alarmantes. Em 2010, Ouricuri registrou 62 acidentes de moto, 46% do total. Já em Serra Talhada, foram 32, 46,4% do total, na VI Regional que corresponde a 13 munícipios  o índice de mortes por acidentes de moto foi de 34.

Com a meta de diminuir em 6,7% o número de acidentes no próximo ano o Governo do Estado tem como objetivo mobilizar os municípios e orgãos de fiscalização para a realização de campanhas preventivas.


Redação/Fotos/Hozana Araújo

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Regulamentada lei sobre plano de saúde a aposentados

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial da União resolução que regulamenta a lei que trata dos planos de saúde e assegura aos desempregados (demitidos ou exonerados sem justa causa) e aposentados a manutenção temporária de assistência, oferecida pelo empregador.

O direito ao benefício é assegurado aos contratados a partir de 2 de janeiro de 1999, desde que assumam o pagamento integral do plano de saúde. O período de manutenção será de 1/3 do tempo de permanência em que o assegurado tenha contribuído com o plano.

No caso dos aposentados, o vínculo empregatício deverá ser no mínimo de 10 anos, e o benefício também depende de pagamento integral do plano, após a aposentadoria. O benefício será extinto no caso de novo emprego e pelo cancelamento do plano pelo empregador concedido aos empregados ativos e ex-empregados. A regulamentação entrará em vigor 90 dias após a publicação. (Postado por Hozana Araújo)


Fonte: Agência Estado

VI Regional Prepara caravana para o I Forum de Prevenção aos Acidentes de Motos do Estado


Minha foto
A VI Regional estará participando do I Fórum de Mobilização para Prevenção aos Acidentes de Motos no Estado. Uma caravana com 20 profissionais da VI GERES-Arcoverde seguirão nesta segunda-feira para o centro de Convenções em Olinda, O encontro é promovido pelo Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, integrado por 19 entidades, entre secretarias, órgãos de governo e sociedade civil, sob coordenação da Secretaria Estadual de Saúde. Na ocasião serão apresentados relatórios da real situação em Pernambuco, como também proposta e estratégias para diminuição dos acidentes de motos no estado. 

“Os acidentes envolvendo motocicletas são, hoje, uma questão de saúde pública, matando e incapacitando jovens e pessoas o auge da sua produtividade.  

O evento tem programação de palestras e debates das 8h às 17h, e será aberto pelo governador Eduardo Campos e pelo secretário de saúde, Antonio Carlos Figueira.

Redação/Hozana Araújo

PE sedia I Fórum de Prevenção aos Acidentes de Moto

Especialistas no assunto de vários estados do Brasil participam do evento

Profissionais de saúde, gestores públicos, especialistas e população em geral, totalizando um público esperado de 2 mil pessoas, estarão reunidos, nesta segunda-feira (28/11), no Centro de Convenções, em Olinda, onde ocorre o I Fórum de Mobilização para Prevenção dos Acidentes de Moto no Estado. O evento tem programação de palestras e debates das 8h às 17h, e será aberto pelo governador Eduardo Campos e pelo secretário de saúde, Antonio Carlos Figueira.
O encontro é promovido pelo Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, integrado por 19 entidades, entre secretarias, órgãos de governo e sociedade civil, sob coordenação da Secretaria Estadual de Saúde. “Os acidentes envolvendo motocicletas são, hoje, uma questão de saúde pública, matando e incapacitando jovens e pessoas o auge da sua produtividade. No fórum, aprofundaremos discussões e troca de experiências, já que estamos trazendo a Pernambuco especialistas no assunto de vários estados do Brasil, além de representantes de órgãos das três esferas que lidam diariamente com os acidentes”, explica o secretário Antonio Carlos Figueira.
Durante o Fórum, os participantes poderão conhecer o panorama dos acidentes de moto em Pernambuco, tanto no que diz respeito aos dados da Saúde, como dos indicadores de trânsito. Além disso, representantes de Estados e municípios que já contam com um trabalho específico para o tema apresentarão suas estratégias exitosas no combate ao problema.
As ações do Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto tiveram início em outubro, com o lançamento da campanha educativa voltada para a população. Para atingir o grande público, foram produzidos comerciais de TV, folders, cartazes e panfletos.

INSCRIÇÕES – Continuam abertas as inscrições para os interessados em participar do Fórum. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail do Comitê de Motos – comitemoto@saude.pe.gov.braté o dia do evento, dependendo do numero de vagas existentes.
DADOS – Em 2010, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) notificou um total de 1.935 óbitos provocados por acidentes de transporte terrestre. Desse total, 602 óbitos foram provocados por acidentes de moto. A maior parte das vítimas dos acidentes de moto está na faixa etária dos 20 aos 39 anos, que contabilizou 391 óbitos. (Postado por Hozana Araújo)

Fonte/SES

Tracoma: estudantes de Lajedo passam por exames

Secretário estadual de Saúde visita o município nesta sexta-feira (25/11)

O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, confere, nesta sexta-feira (25/11), a ação do Projeto Sanar, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no município de Lajedo, no Agreste de Pernambuco. Desde a última segunda-feira (21/11), todos os alunos do ensino fundamental da cidade estão participando do inquérito epidemiológico para detectar a incidência do tracoma na cidade. Figueira chega ao município às 11h e visita a Escola Municipal Irene Leão, no centro de Lajedo.
Doença historicamente negligenciada, o tracoma pode causar a perda da visão se não tratado rapidamente. Uma equipe, formada por especialistas da SES, está visitando as 39 escolas da rede pública de Lajedo para examinar mais de 3,5 mil estudantes, com idades entre 1 e 13 anos, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
As crianças diagnosticadas com a doença serão imediatamente tratadas e irão receber a visita dos técnicos da SES para que sejam realizados exames e tratamento, também, nos familiares. Durante a realização desses exames, profissionais de saúde da Prefeitura de Lajedo serão treinados pelos técnicos da SES para que possam dar continuidade ao tratamento dos casos positivos no município.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Hemope ganhará novos centros até 2014

Previsão é aumentar em 37% a produtividade do órgão


“Não tem como fazer uma política de saúde pública sem uma política de sangue organizada”. Com essa afirmação, o governador Eduardo Campos anunciou investimentos e uma série de ações para reestruturação do Hemope, fundado há 34 anos, em 1977. Durante a cerimônia, nesta quinta-feira (24/11), no Palácio do Campo das Princesas, explicou-se a divisão dos R$ 10.359.254,90 que serão disponibilizados pelo Governo do Estado para reforma e construção de hemocentros, compra de mais três unidades móveis de captação de sangue e renovação do parque tecnológico, além de contratação de 281 novos funcionários por meio de concurso público, previsto para 2012. As ações, com previsão de término até 2014, aumentarão a produtividade em até 37%.

Inscrições para seleção Mãe Coruja se encerram nesta sexta-feira (25)

 Mais de 100 pessoas em Arcoverde já realizaram inscrições para a seleção do Mãe Coruja, que oferece 62 vagas em todo estado. Para Arcoverde estão disponíveis 4 vagas sendo que uma é para deficiente físico. As inscrições, que tiveram inicio no dia 14/11, e estão sendo feitas na VI GERES (FUSAN), serão encerradas ás 13 horas desta sexta-feira. Podem participar da seleção pessoas com curso universitário concluído na área de saúde e educação, os selecionados receberão um salário de 2 mil reais e o contrato será por um período de 2 anos.
Redação/fotos/Hozana Araújo

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

SES aborda Atendimento Pré-Hospitalar em seminário

Secretária-executiva abordará ordenamento da rede estadual de saúde

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) participa, nesta quarta-feira (23/11), do Seminário de Atendimento Pré-Hospitalar, organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. A abertura do evento, no Centro de Formação do Servidor Público (Cefospe), conta com a participação do secretário Estadual de Defesa Social, Wilson Damázio, e da secretária-executiva de Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Teresa Campos, que ainda dará palestra sobre a Estruturação da rede de urgência e emergência do estado de Pernambuco.
“Na minha apresentação, dou um panorama da rede estadual de urgência e emergência, que integra os grandes hospitais, os metropolitanos, Unidades de Pronto Atendimento, Samu e Corpo de Bombeiros”, afirma a secretária-executiva. Teresa está representando o secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, que está com agenda em Brasília. (Postado por Hozana Araújo)

Fonte/SES

Estado vacinará mais de 1,2 mi cães e gatos

Doses gratuitas estarão disponíveis em 4.785 postos de atendimento

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) participa, neste sábado (26/11), da Campanha Nacional de Vacinação Contra Raiva Canina e Felina. A expectativa é imunizar, em Pernambuco, 854.576 cães e 371.904 gatos, totalizando mais de 1,2 milhão de animais. Em todo o Estado, serão 4.785 postos disponíveis para a população.
“A vacinação é gratuita e deve ser feita em cães e gatos a partir de 3 meses de idade”, informa o gerente de Prevenção e Controle de Zoonoses da SES, Francisco Duarte. O último caso de raiva humana em Pernambuco foi registrado em 2008, no município de Floresta. A transmissão foi por um morcego. Já a raiva canina ou felina vem decrescendo no Estado. Em 2010, foram quatro casos (caninas), enquanto que em 2011 só foi registrada uma ocorrência (canina).
A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. Cabe aos serviços municipais de Saúde o controle da transmissão da doença na zona urbana (na zona rural, a vigilância sobre os animais fica a cargo da Adagro). Como nas áreas urbanas os transmissores são basicamente os animais domésticos, a campanha de vacinação contempla, apenas, as populações canina e felina.
A vacinação desses animais se faz necessária para evitar qualquer caso de raiva humana. A enfermidade é uma doença 100% letal, transmissível de animal para animal e de animal para o homem, por meio da saliva. A passagem do vírus se dá no momento da mordida, arranhão e lambedura de qualquer mamífero infectado. Os cães são responsáveis pela maioria dos casos de transmissão da doença para o homem. Animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos também podem transmiti-la.
RECOMENDAÇÕES MÉDICAS – Ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o posto de saúde mais próximo. Cães raivosos apresentam sintomas como: agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando à morte.
Vale lembrar que o tratamento profilático anti-rábico também é recomendado para toda agressão por espécie silvestre (morcegos, raposa, cachorro do mato e saguis). O soro e a vacina para esse tratamento estão disponibilizados na rede do SUS, gratuitamente.
(Postado por Hozana Araújo) 

Fonte/SES

terça-feira, 22 de novembro de 2011

PE e BA: QualiSUS-Rede em debate

Pernambuco vai receber investimentos de mais de R$ 35 milhões

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, nesta segunda e terça-feira (21 e 22/11), a I Oficina Regional do Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade da Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS-Rede). O encontro será realizado simultaneamente nos municípios de Recife, no Hotel Canarius, e em Juazeiro (BA), no Hotel Grande Rio, às 9h. O secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, abre o encontro na capital pernambucana.
A oficina tem como objetivo planejar as ações do QualiSUS, em processo de implantação na I Regional de Saúde (I Geres) e na Região do Vale do Médio São Francis­co, que reúne municípios de Pernambuco e Bahia. Estas duas regiões foram selecionadas pelo Governo Federal para receber o Projeto, uma cooperação entre o Ministério da Saúde e o Banco Mundial, com o objetivo de apoiar as redes de atenção à saúde e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no País.
Pernambuco vai receber investimentos de mais de R$ 35 milhões, sendo R$ 26,2 milhões destinados à I Geres e R$ 13,4 à Região do Vale do Médio São Francis­co. Ao todo o QualiSUS-Rede vai apoiar 15 regiões em todo o Brasil, que, pela destacada importância demográfica e complexidade, configuram-se como locais estratégicos e prioritários para a instalação do Projeto. Pernambuco é o único Estado do Brasil a ter duas regiões selecionadas para o Projeto.

Atenção Primária ganhará reforço financeiro

Em 2012, Governo do Estado repassará R$ 30 milhões para todo Estado

Todos os municípios pernambucanos ganham um reforço para reestruturação dos serviços de Atenção Primária. Na segunda-feira (21/11), o governador Eduardo Campos e o secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, anunciaram novas formas de co-financiamento da Política Estadual de Fortalecimento da Atenção Primária em Pernambuco. Só este ano, serão repassados R$ 24 milhões para todo o Estado. Em 2010, foram R$ 4,5 milhões apenas para 39 municípios. Já em 2012, o aporte financeiro chegará a R$ 30 milhões, beneficiando as 185 cidades pernambucanas.
“É muito caro cuidar de quem perde a saúde. É muito mais barato cuidar de quem tem saúde”, afirmou o governador Eduardo Campos, lembrando o papel da Atenção Primária, que é a porta de entrada dos serviços de saúde, trabalhando prevenção, promoção e pequenos procedimentos. “O SUS dá um passo fundamental na sua estruturação. Em 2007, criou-se o financiamento mediante premiação por indicadores. Hoje, ampliamos os investimentos para todos. Isso é, sem dúvida, a crença maior na efetividade do SUS”, pontuou o secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.

Programa Minha Certidão quer ampliar alcance

Crianças já podem sair das maternidades com registro civil

Em funcionamento em algumas maternidades desde o final de 2008, o Programa Minha Certidão inicia uma nova fase. A partir de agora, a iniciativa sai do caráter de projeto-piloto para a formalização nas unidades já existentes, além de iniciar ampliação para outros hospitais. Técnicos da Gerência de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Estadual de Saúde (SES) reúnem-se com representantes das maternidades, nesta terça (22/11) e quarta-feira (23/11), na sede da SES, no Bongi, para tratar do assunto e formalizar os convênios entre as unidades e os cartórios. Com a iniciativa, as mães já saem dos hospitais com os registros civis das crianças. Todo o processo é gratuito.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Equipe Técnica de Zoonoses se organiza para a campanha Anti-Rábica em Arcoverde e Região

Equipe Zoonoses - VI Regional

A Coordenação da APEVISA da VI Regional realizou na manhã desta segunda-feira, (21), reunião com os coordenadores de Zoonoses municipais com a finalidade de repassar informações sobre a campanha Anti-Rábica Canina que será realizada em todo estado no próximo sábado, dia 26 deste mês de novembro.

Segundo Adilson Tenório, coordenador da APEVISA da VI Regional, a expectativa  é de que sejam vacinados no mínimo 80% dos 46 mil 951 cães e 14 mil 443 dos gatos, nos 13 municípios que correspodem a VI GERES.  Os proprietários de cães e gatos não podem esquecer de levar seus bichinhos de estimação ao posto de vacinação mais próximo da sua casa, sabendo que a falta da vacina pode provocar a RAIVA que é uma doença que não tem cura. Esta é a campanha anual da Secretária de Saúde do Estado.

Redação/ Hozana Araújo

Estados planejam intensificar combate à dengue no próximo verão


Autoridades de saúde nos estados e municípios estão planejando como enfrentar a dengue e acabar com criadouros do mosquito transmissor no próximo verão, período em que o número de casos da doença aumenta. Algumas ações já teve início no sábado (19), data que marcou o Dia Nacional de Combate à Dengue.

No Distrito Federal, desde sábado até o dia 26, a Secretaria de Saúde estar promovendo mutirões para retirada de lixo, entulho e limpeza de bueiros em regiões próximas à capital federal. Na Rodoviária do Plano Piloto, área central da capital, haverá distribuição de panfletos com orientações sobre a doença.

Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, 30 técnicos vão percorrer hoje diversas ruas da cidade para tirar dúvidas da população a respeito da dengue.

No Ceará, um dos estados que registram um grande número de casos da doença este ano, serão distribuídas 100 máquinas portáteis para aplicação de inseticida contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

No Acre, já começou em 13 bairros da capital Rio Branco a coleta de garrafas, tampinhas, pneus e vasos, ambientes propícios para o acúmulo de água parada favorecendo a proliferação do mosquito.

O governo da Bahia prevê repasse de verba extra para os municípios aplicarem na melhoria da prevenção e no controle da dengue. Para conseguir os recursos, as prefeituras precisam apresentar termo de compromisso e plano de contingência.

A Secretaria de Saúde de Goiás criou um comitê, que vai se reunir semanalmente, para monitorar e controlar os casos da doença no estado. A decisão foi tomada depois do registro de um caso de dengue tipo 4 na cidade de Aparecida de Goiânia.

De janeiro a setembro de 2011, foram notificados 721.546 casos de dengue no Brasil, diminuição de 24% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados recentes do Ministério da Saúde, divulgados em outubro.

Também foi constatada queda de 39,3% nos casos graves, passando de 16.590 para 10.620, na comparação entre os períodos 2011 e 2010. O número de mortes também diminuiu: 468 mortos este ano, contra 629, em 2010.

Os estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Amazonas e do Ceará responderam por mais de 54% das notificações. (Postado por Hozana Araújo)


Fonte: Agência Brasil

Brasil deve testar tratamento inédito com células-tronco em 2012

Células-Tronco

Pesquisadores brasileiros devem testar em seres humanos um tratamento inédito com células-tronco. Portadores de distrofia muscular de duchenne vão receber, pela primeira vez no país, células-tronco retiradas de outra pessoa. Até hoje, o Brasil só tratava com células-tronco do próprio paciente.

Segundo a pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) Mayana Zatz, os primeiros testes com pacientes devem ocorrer no final de 2012. Os voluntários para a pesquisa serão jovens com a doença que atinge crianças do sexo masculino e causa a degeneração dos músculos. “Alguns meninos perdem a capacidade de andar muito cedo”, disse.

Mayana Zatz é diretora do Centro de Estudos do Genoma Humano e do Instituto Nacional de Células-Tronco. É também uma das maiores autoridades em pesquisas sobre o assunto no país. A pesquisadora foi entrevistada do programa 3 a 1, na sede da TV Brasil, na última quinta-feira (17), .

PEC 36/2011, de Humberto Costa, propõe serviço civil obrigatório para profissionais de saúde

Proposta de Emenda à Constituição foi apresentada em maio com o apoio de 35 senadoras e senadores. Do site de Humberto Costa. Proposta de Emenda Constitucional apresentada pelo senador Humberto Costa (PE), líder do PT no Senado, prevê a instituição...
 Proposta de Emenda Constitucional apresentada pelo senador Humberto Costa (PE), líder do PT no Senado, prevê a instituição do Serviço Civil Obrigatório como forma de minimizar a carência de algumas regiões do País por profissionais da área de saúde. Se o Senado aprovar a PEC 36/2011, os profissionais de saúde formados em universidades públicas, ou que tenham sido beneficiados com bolsas de estudos e outros incentivos financeiros pagos com recursos públicos, poderão dar sua contrapartida à sociedade.

Operação da PF prende 8 deputados em Rondônia por desvios de verbas do SUS

A PF diz que havia um loteamente de licitações e contratos de prestação de serviços para favorecer algumas empresas. no Globo BRASÍLIA – A Polícia Federal (PF) desencadeou nesta sexta-feira, em Rondônia, uma operação de combate à corrupção no Sistema Único...

BRASÍLIA – A Polícia Federal (PF) desencadeou nesta sexta-feira, em Rondônia, uma operação de combate à corrupção no Sistema Único de Saúde (SUS) que resultou na prisão de oito deputados estaduais. Entre eles está o presidente da Assembleia Legislativa local, Valter Araújo (PTB), apontado como líder da quadrilha. Foram cumpridos dez mandados de prisão preventiva, quatro de prisão temporária, 57 de busca e apreensão. Também foi determinado o sequestro dos bens dos acusados e a suspensão do exercício de função pública.
De acordo com a PF, os suspeitos foram indiciados pelos crimes de corrupção, falsidade ideológica, extorsão, peculato, violação de sigilo funcional e tráfico de influência, além de terem sido alvos de acusações na esfera cível por lavagem de dinheiro e desrespeito à Lei de Licitações.
Um agente ligado às investigações assegurou ao GLOBO que as fraudes são milionárias e envolvem uma série de desvios em setores da Saúde estadual, em conjunto com empresários locais. As investigações começaram há um ano e meio. Os crimes eram praticados em algumas secretarias estaduais, como Saúde e Justiça, e no Detran. A PF diz que havia um loteamente de licitações e contratos de prestação de serviços para favorecer algumas empresas.
Para efetuar as prisões e os mandados de busca e apreensão, a PF trabalhou em articulação com o Exército, a Aeronáutica, o Departamento Penitenciário Nacional (Depem), do Ministério da Justiça, e o Ministério Público em Rondônia. A Controladoria-Geral da União (CGU) também participou das investigações. Os mandados foram cumpridos na capital, Porto Velho, e nos municípios de Itapoã do Oeste, Ji-Paraná, Ariquemes, Nova Mamoré e Rolim de Moura. (Postado por Hozana Araujo)

Tags/Saúde/Brasília

Recife e Juazeiro recebem oficina do QualiSUS-Rede

Pernambuco vai receber investimentos de mais de R$ 35 milhões

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, nesta segunda e terça-feira (21 e 22/11), a I Oficina Regional do Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade da Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS-Rede). O encontro será realizado simultaneamente nos municípios de Recife, no Hotel Canarius, e em Juazeiro (BA), no Hotel Grande Rio, às 9h. O secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, abre o encontro na capital pernambucana.
A oficina tem como objetivo planejar as ações do QualiSUS, em processo de implantação na I Regional de Saúde (I Geres) e na Região do Vale do Médio São Francis­co, que reúne municípios de Pernambuco e Bahia. Estas duas regiões foram selecionadas pelo Governo Federal para receber o Projeto, uma cooperação entre o Ministério da Saúde e o Banco Mundial, com o objetivo de apoiar as redes de atenção à saúde e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no País.
Pernambuco vai receber investimentos de mais de R$ 35 milhões, sendo R$ 26,2 milhões destinados à I Geres e R$ 13,4 à Região do Vale do Médio São Francis­co. Ao todo o QualiSUS-Rede vai apoiar 15 regiões em todo o Brasil, que, pela destacada importância demográfica e complexidade, configuram-se como locais estratégicos e prioritários para a instalação do Projeto. Pernambuco é o único Estado do Brasil a ter duas regiões selecionadas para o Projeto.

Governo do Estado amplia financiamento da Atenção Primária

Pernambuco será o único estado do Nordeste a ter Piso Estadual da Atenção Primária à Saúde

O Governo do Estado está reforçando o financiamento da Atenção Primária. Nesta segunda-feira (21/11), ao lado do secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, o governador Eduardo Campos anuncia o lançamento das novas formas de co-financiamento da Política Estadual de Fortalecimento da Atenção Primária em Pernambuco. A cerimônia, marcada para as 11h30, será realizada no Palácio do Campo das Princesas, e contará com a presença do presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Antonio João Dourado, e da presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), Ana Cláudia Callou.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

VI GERES e SES promovem ECOSAM - Encontro Coordenadores Municípais de Saúde Mental de Pernambuco

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 17,  a abertura oficial do Encontro de Coordenadores Municipais de Saúde Mental de Pernambuco. O Diretor da VI Regional, Dr. Alécio Jecém, destacou em seu discurso a importância da reforma Psquiatríca, assim como a necessidade de estruturação da rede de saúde mental nos municípios, evidenciando o fechamento de hospitais, dando suporte para que pacientes possam continuar fazendo seus tratamentos. Dr. Alécio agradeceu a presença e participação de todos, e falou que o mais importante é que a partir dos debates saiam propostas que fortaleçam e endossem a política de saúde mental no Estado. A Orquestra Músicos do Futuro, coordenada pelo o maestro Ronaldo, abrilhatou o eventou com uma bela apresentação musical.
As discussões seguem até a tarde da sexta-feira quando será encerrado com a participação da plenária final com a aprovação da Carta de Pernambuco.
Dr. Alecio Jecém (VI GERES)
Raquel Neposiano (VI GERES - Coord. de Saúde)
Dr. Fernando Fidelis (Coord. Saúde Mental - Águas Belas)
Redação/Fotos/Hozana Araújo

O Blog da Saúde de da VI GERES-Arcoverde bate recorde de acessos nesta quinta-feira - 17


 Agradecemos aos nossos queridos leitores que nos dá o respaldo do nosso trabalho feito com muito carinho e credibilidade. O nosso compromisso sempre será deixar todos bem informados com os acontecimentos na área da Saúde, em especial o que diz respeito a VI Regional.

Tudo
17/11/2011 19:00 – 18/11/2011 18:00

Assessoria de Imprensa - Hozana Araújo

Visualizações de página de hoje
400
Visualizações de página de ontem
139
Visualizações de página do mês passado
2.830
Histórico de todas as visualizações de página
10.694

VI GERES Participa de Encontro de Coordenadores de Saúde Mental

A partir da 14 horas desta quinta-feira, Dr. Alécio Jecém, gerente da VI Regional estará realizando a abertura do Encontro de Coordenadores de Saúde Mental. O evento contará ainda com a participação da Gerente Estadual de Saúde Mental, Marcela Lucena, de secretários dos municípios e profissionais da saúde. Os temas a serem debatidos diz respeito a Situação das Regionais de Saúde Mental em Pernambuco Avanços e Desafios. O encontro que começa a hoje vai esta sexta feira ás 21 horas.

Redação/Hozana Araújo

SES promove ação de combate à Tuberculose

Postos de saúde oferecem, gratuitamente, diagnóstico e medicamentos para o tratamento

Adicionar legenda
Para lembrar o Dia Estadual de Mobilização Contra a Tuberculose, comemorado nesta quinta-feira (17/11), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, das 8h às 12h, atividades e entrega de material educativo para os usuários da Estação Central de Metrô do Recife, no bairro de São José.
Pernambuco possui uma média de 4.230 novos casos e 200 óbitos ao ano. Em 2011, até o final de outubro, já foram confirmados 3.868 casos da doença no estado. Em 2010, foram 4.050 casos, e em 2009, 4.244. Em relação ao número de óbitos, foram 167 em 2009; 98 em 2010; e 53 em 2011. Além disso, o Estado tem um elevado percentual de abandono do tratamento (11%), quando o percentual preconizado pelo Ministério da Saúde é abaixo de 5%.
“Com as ações desta quinta-feira nós queremos alertar a população sobre a doença, ressaltando que a Tuberculose tem cura e que o tratamento não deve ser abandonado, sob o risco de agravar a doença e podendo até levar a morte. Além disso, é importante que todas as pessoas que têm tosse há mais de três semanas procurem uma unidade básica de saúde. Ali elas podem fazer o exame e diagnosticar precocemente a doença”, explica a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Laíze Brilhante. Os postos de saúde oferecem, gratuitamente, o diagnóstico e os medicamentos para o tratamento da Tuberculose.
Sanar – A tuberculose faz parte da lista de doenças negligenciadas combatidas pelo Projeto Sanar – Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas da SES, lançado no mês de maio. Atualmente, profissionais de saúde que atuam nos municípios prioritários estão sendo capacitados no combate à doença. O Sanar tem o objetivo de colocar, pela primeira vez, a redução da incidência da tuberculose como prioridade em Pernambuco. (postado por Hozana Araújo)

Fonte/SES

Servidores podem se inscrever em Simpósio de Geografia da Saúde

Geografias da Saúde e do Desenvolvimento - Evoluções e Tendências em Portugal

Evento tem parceria da SES, que disponibilizará 120 vagas entre seus servidores

Os impactos causados pelo meio ambiente na saúde pública serão discutidos durante o V Simpósio Nacional de Geografia da Saúde, realizado pela primeira vez no Recife. A Secretaria Estadual de Saúde vai disponibilizar 120 vagas para os servidores públicos estaduais e cargos comissionados. Os interessados devem preencher o termo de compromisso (AQUI) e pedir assinatura da chefia. Em seguida, deve-se encaminhar a sua secretaria-executiva, para que essa envie à Diretoria Geral de Educação em Saúde (Dges) todos os nomes. O prazo para inscrição termina na tarde da segunda-feira (21/11).
O evento vai abordar os fatores relacionados entre doenças e os territórios onde elas ocorrem, discutindo a multicasualidade como ferramenta para a elaboração de políticas públicas de saúde. Esses dados podem ser usados ainda para definir implantação de unidades de saúde, como hospitais e PSFs. “Recentemente o Governo construiu grandes hospitais na periferia do Recife, levando em conta não só a demanda dessa população, mas, também, a acessibilidade de pacientes que vêm transferidos do Interior”, destacou o professor de Geografia da UFPE, Jan Bitoun, sobre a distribuição dos serviços de saúde.
Algumas enfermidades têm relação direta com o espaço geográfico, como a esquistossomose e a filariose, além de outras doenças de veiculação hídrica. “Antigamente se acreditava que a natureza oferecia todos os riscos. Hoje a ciência reconhece que algumas doenças podem ocorrer pela ação do homem no ambiente que vive”, explicou o professor da IFPE/UFPE, Anselmo Bezerra, sobre a urbanização criar condições favoráveis para o mosquito da dengue (Aedes Aegypti) fazer seus criadouros. (Postado por Hozana Araújo)

Fonte/SES

Comitê de Motos ganha portal na internet

População pode tirar dúvidas sobre legislação, receber dicas e conhecer as campanhas

O Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco já conta com seu próprio site (www.cepam.pe.gov.br). O projeto, desenvolvido pela Superintendência de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), é voltado para a prestação de informações e a conscientização da população.
Na página, estão publicados a apresentação e os objetivos do Comitê, a legislação de trânsito para orientar os motociclistas, dicas úteis para prevenir os acidentes e as últimas notícias sobre as ações do Governo de Pernambuco no combate aos acidentes com motos. Além disso, é possível ter acesso às campanhas do Comitê, como os vídeos e banners educativos.
“Com a criação do portal, a população pernambucana vai ter acesso a informações muito importantes sobre a legislação de trânsito, as campanhas amplamente divulgadas na imprensa, além de notícias atualizadas sobre as ações do comitê. Tudo isso em um layout limpo e com informações distribuídas de forma a facilitar a navegação”, ressaltou o Superintendente de Comunicação da SES, Thiago Nunes. O conteúdo do site foi feito por Nunes, Lucas Lima (assessor de imprensa) e Felipe Ferraz, gestor de Jornalismo.
COMITÊ – Instituído, no mês de maio, pelo governador Eduardo Campos, o Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto tem o objetivo de combater os altos índices de acidentes com esse tipo de transporte, que ocasionam vítimas fatais, incapacidades, sequelas psicológicas e impacto econômico, principalmente no sistema de saúde pública.
Ao todo, 19 entidades estão envolvidas nas ações, sob coordenação do secretário estadual de saúde, Antonio Carlos Figueira. Os órgãos vão promover ações nos eixos da legislação, fiscalização, educação e saúde. A meta é, anualmente, diminuir em 6,7% o número de óbitos em acidentes de trânsito no Estado. Nos próximos 12 meses, serão investidos mais de R$ 18 milhões em ações preventivas, de educação e no âmbito da legislação, para salvar vidas.
DADOS - De acordo com dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), no ano de 2010, os acidentes com transporte terrestre já representam 25,7% dos óbitos por causas externas, o segundo com maior incidência no Estado, atrás apenas de homicídios. Considerada uma epidemia moderna, os acidentes de moto são maioria entre eles, registrando 30,6% dos casos. Os homens são vítimas em 89% dessas ocorrências, 65% desses com idades entre os 20 e 39 anos. Entre os danos causados aos pacientes que sobrevivem, destacam-se as sequelas motoras, psicológicas e mutilações. (Postado por Hozana Araújo)

Fonte/SES
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...