MÉDICO/DICAS

02/06/2011

Médicos devem estar atentos à gravidez de alto risco

Diabetes e hipertensão são os principais problemas de saúde

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) reúne profissionais médicos no Curso de Atualização em Pré-natal de Alto Risco, problema que acomete cerca de 15% das gestantes. Segundo o Ministério da Saúde (MS), as gestações de baixo risco podem ser acompanhadas por enfermeiros. Já nos casos graves, torna-se imprescindível a presença de um médico capacitado para cuidar do caso. Desta quarta (1º/06) a sexta-feira (03/06), o curso será no Hotel Canarius, em Recife, com equipes da I a IV Gerências Regionais de Saúde (Geres). Já de 08/06 a 10/06, as atividades serão para os profissionais da V a XI Geres.
“Quando a grávida apresenta problemas de saúde como hipertensão, diabetes, ou outras doenças, a gestação é considerada de alto risco. Mas o acompanhamento dessa gravidez evita consequências para mães e filhos”, explica a técnica da gerência de Atenção à Saúde da Mulher, Lílian Sampaio, sobre a necessidade de passar, no mínimo, por seis consultas de pré-natal. Gestantes muito novas ou idosas também são classificadas como de alto risco.
Conhecendo as particularidades desse tipo de gestação, o médico pode identificar a necessidade de encaminhar essa paciente a um especialista (cardiologista, endocrinologista, entre outros) e solicitar testes específicos, além dos exames comuns a todo pré-natal. “A maioria dos óbitos em gestantes ocorrem quando há o aumento da pressão sanguínea, chamada de pré-eclampsia”, frisa Sampaio. “Essa alteração pode ainda descolar a placenta, colocando em risco a vida do bebê”.
A ampliação de profissionais qualificados diminui a necessidade de encaminhar essas gestantes aos hospitais do Recife, o que implica em menos gastos e, principalmente, menos desgaste físico com a viagem para mulheres que apresentam uma gravidez delicada. 
Fonte:SES

23/05/2011

Reduzindo o consumo de sódio

Muitos alimentos e receitas incluem grande quantidade de sal (sódio), o que pode aumentar a pressão arterial, um problema que já afeta 25% da população brasileira.
O Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue dos Estados Unidos dá algumas dicas de como reduzir o consumo de sódio na dieta e assim proteger a saúde do coração:
- Consuma verduras frescas, ou enlatadas e congeladas sem adição de sal
- Prefira carnes, aves e peixes frescos aos produtos processados e enlatados
- Tempere os alimentos com ervas, especiarias e condimentos sem sal. Evite macarrão instantâneo, arroz e outros alimentos com temperos pré-embalados
- Se consumir enlatados, enxágue o conteúdo para remover o excesso de sódio
- Evite preparar alimentos como pizzas congeladas
- Opte por uma dieta com baixo teor de sódio, elegendo as versões com menos sal de seus alimentos favoritos. (postado por Hozana Araújo)

Tags/Saúde
http://saude.ig.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...