segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SES realiza inquérito de saúde em Fernando de Noronha

Esquistossomose e outras verminoses estão sendo investigadas


Foto p/divulgação internet
O caramujo transmissor da esquistossomose foi identificado recentemente em Fernando de Noronha. Para investigar a presença da doença entre os moradores, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com o Lacen, vai realizar um inquérito epidemiológico em 100 alunos, com idades entre sete e 14 anos, a partir de hoje (07/11), na escola municipal de Fernando de Noronha. Até o momento, nenhum caso da doença foi diagnosticado em Fernando de Noronha.
“Os caramujos encontrados não estavam infectados com a doença, mas vamos realizar o inquérito nos alunos como medida preventiva”, explicou a coordenadora do Programa de Controle da Esquistossomose da SES, Bárbara Morgana. Outras verminoses também serão investigadas durante esse inquérito, como a áscaris (lombriga intestinal), trichuris e ancilostomídeo.
“Se algum diagnóstico der positivo, nós vamos investigar também entre os familiares desse estudante”, frisou a coordenadora de diagnostico de zoonoses e outras endemias do Lacen, Andréia da Silva. Ainda segundo ela, essas pessoas serão encaminhadas para os serviços de tratamento da Atenção Básica de Fernando de Noronha, onde poderão receber o medicamento indicado para cada tipo de verminose.
Com base nos resultados dos exames coproscópicos (exame de fezes), será definida uma agenda de monitoramento para o arquipélago, como forma preventiva de identificar a incidência da esquistossomose. Essa vigilância vai contar ainda com o reforço de cinco profissionais de saúde residentes da ilha que vão dar continuidade a rotina de exames. (Postado por Hozana Araújo)

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...