terça-feira, 22 de novembro de 2011

Programa Minha Certidão quer ampliar alcance

Crianças já podem sair das maternidades com registro civil

Em funcionamento em algumas maternidades desde o final de 2008, o Programa Minha Certidão inicia uma nova fase. A partir de agora, a iniciativa sai do caráter de projeto-piloto para a formalização nas unidades já existentes, além de iniciar ampliação para outros hospitais. Técnicos da Gerência de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Estadual de Saúde (SES) reúnem-se com representantes das maternidades, nesta terça (22/11) e quarta-feira (23/11), na sede da SES, no Bongi, para tratar do assunto e formalizar os convênios entre as unidades e os cartórios. Com a iniciativa, as mães já saem dos hospitais com os registros civis das crianças. Todo o processo é gratuito.
Segundo a gerente de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SES, Alessandra Fam, todo o processo de registro é feito na própria maternidade, por meio do Sistema Estadual de Registro Civil (Serc). Após o preenchimento on-line com as informações necessárias, leva-se cerca de 30 minutos para finalizar o processo, permitindo que a criança já saia da maternidade com o seu primeiro documento.
“Tirar a certidão na própria maternidade evita o sub-registro de nascidos vivos no Estado, além de possibilitar agilidade e conforto para os pais”, explica Alessandra Fam. Atualmente, o Programa Minha Certidão, feito em parceria com a Secretaria da Criança e Juventude, já está funcionando nos hospitais Barão de Lucena (HBL), Agamenon Magalhães (HAM), Imip, Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), Hospital das Clínicas (HC), Hospital Memorial Guararapes e as policlínicas Arnaldo Marques, Barros Lima, Bandeira Filho e Padre Geraldo.
Segundo a gerente, durante as reuniões desta semana, algumas unidades foram convidadas para conhecer a iniciativa e implantar o Programa. Entre elas, os hospitais João Murilo, Belarmino Correia e Petrolina Campos, essa última localizada em São Lourenço e que está em processo de reinauguração.
PRÊMIO – Na última semana, o Programa Minha Certidão foi um dos agraciados no prêmio Pernambuco Inovador, iniciativa do Porto Digital com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. O Programa foi premiado na categoria Gestão para a Sociedade, que valoriza projetos que visam a ampliação e promoção das ações de cidadania e inclusão social. (postado por Hozana Araújo)

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...