quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Programa Mãe Coruja será ampliado

Programa foi apresentado durante café da manhã no Palácio do Campo das Princesas

Adicionar legenda
O governador Eduardo Campos apresentou o Programa Mãe Coruja para prefeitos de oito municípios do Interior de Pernambuco, na manhã de hoje (08/11), no Palácio do Campo das Princesas. Cada cidade implantará um Canto Mãe Coruja, com dois profissionais de nível superior responsáveis pelo cadastramento e acompanhamento de gestantes e crianças menores de cinco anos.
As cidades que implantarão o programa ainda este ano são: Casinhas, Condado, São Vicente Ferrer, Jaqueira, Riacho das Almas, Mirandiba, Terra Nova e Iguaracy. Com a integração desses municípios, o Mãe Coruja passa a funcionar em 103 cidades.
Ainda participaram do evento, o vice-governador João Lyra, a primeira-dama do Estado e coordenadora do Conselho Consultivo Programa Mãe Coruja, Renata Campos, a secretária executiva de Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Tereza Campos, além dos gerentes de cinco Regionais de Saúde.
Adicionar legenda
Com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil e materna, cuidando de forma integral das gestantes e crianças menores de cinco anos, o Mãe Coruja foi lançado em outubro de 2007, no Sertão do Araripe, região que apresentava os piores índices de mortalidade infantil e materna. Entretanto, no período de 2006 a 2009 a redução da mortalidade infantil foi de 10% no Estado.
Quase 20 mil crianças são assistidas
Atualmente, o programa conta com 64.310 mulheres cadastradas, sendo 5.961 gestantes, e acompanha 19.746 crianças. Entre os estímulos aos cuidados com a saúde, 38.722 kits do bebê foram entregues às gestantes que realizaram seis ou mais consultas de pré-natal. O Mãe Coruja ainda possibilitou a emissão de 3.358 documentos, entre carteiras de identidade e registros civis.
O Canto Mãe Coruja é um espaço de acolhimento onde as gestantes são assistidas e encaminhadas para ações em diversas áreas, trabalhando de forma integrada três eixos: Saúde, Educação e Desenvolvimento, e Assistência Social. Atualmente, o Programa conta com 190 profissionais trabalhando nesses Cantos. (Postado por Hozana Araújo)

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...