segunda-feira, 14 de novembro de 2011

VI GERES em parceria com SES Realizam Campanha de vacinação contra Cães e Gatos

Foram definidos como estados prioritários para a aplicação da vacina aqueles que apresentaram casos de raiva canina ou humana

No Dia 26 de Novembro será realizado em todo Estado de Pernambuco a campanha de vacinação contra Raiva Caninia, A VI Regional convoca os donos de de cães e gatos a levarem seus bixinhos para serem vacinados em qualquer posto de vacinação. Os munícipios estãrão preparados parar atender a esses animais gratuitamente, a vacina começa ás 8 horas ddo dia 26 de novembro de 2011.
A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado, principalmente cães, gatos, saguis e morcegos. A taxa de letalidade entre humanos é próxima de 100%.
O Ministério da Saúde recomenda aos donos dos animais, caso identifique suspeita de raiva, isolem o animal e acionem técnicos do centro de controle de zoonoses ou um veterinário da secretária municipal de Saúde para que as providências seja tomadas.
Outra recomendação é que, caso a pessoa seja agredida por qualquer animal, lave imediatamente a ferida com água e sabão e procurar imediatamente um serviço de saúde para obter orientações sobre indicação de vacina ou soro. Quando a agressão for por cães ou gatos, os animais deverão ser confinados por dez dias após a agressão, para observação de sintomas da doença. Se o animal morrer, deve-se informar o departamento de zoonoses do município imediatamente. (Postado por Hozana Araújo)

Redação VI GERES


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...