O BRASIL/MUNDO

07/06/2011

Oito fatores que aumentam o risco de câncer de próstata

Sociedade lista as condições por trás doença, algumas evitáveis como tabagismo e obesidade

Apenas entre 5% e 10% dos casos de câncer de próstata são atribuídos às mudanças celulares que os homens herdam de seus pais, afirma a Sociedade Americana de Câncer (ACS, sigla em inglês)

O restante dos casos (cerca de 90%) pode ser atribuído às alterações nas células que acontecem durante a vida de um homem.
Quais são os fatores que aumentam a probabilidade de ter câncer de próstata? A ACS elenca uma lista de hábitos de risco
1) O primeiro fator é ter mais de 65 anos. Dois em cada três casos de câncer de próstata ocorrem nesta faixa-etária
2) Ser afro descendente, mas as razões para este grupo ser mais vulnerável a este tipo de câncer ainda não são compreendidas
3) Por razões também não muito claras, a incidência de câncer de próstata também é maior entre os que são de origem da América do Norte e noroeste da Europa
4) Ter alguém na família com histórico de câncer de próstata
5) Comer uma dieta rica em carne vermelha e produtos lácteos com alto teor de gordura. Homens que têm este padrão alimentar também costumam comer menos vegetais e frutas
6) Ser obeso
7) Não fazer exercícios físicos em quantidade suficiente
8) Ser fumante
Continue lendo


 Tags/Saúde/IG

03/05/2011
Dez mortos com suspeita de contaminação por bactéria

O número de mortos que devem estar vinculados à bactéria Escherichia coli, supostamente detectada em pepinos espanhóis e que continua propagando-se na Alemanha, subiu para 10, após quatro novas mortes terem sido registradas neste sábado no norte do país.

No entanto, o Instituto Robert Koch (RKI), órgão federal encarregado do controle sanitário e da luta contra as doenças, e que faz a contagem oficial de doentes e vítimas, não atualizou suas cifras neste sábado, que continuam sendo de duas mortes diretamente ligadas à bactéria.

Quatro mortes foram anunciadas na sexta-feira, atribuídas pelas autoridades regionais à bactéria, mas sem confirmação do RKI. Com as quatro mortes deste sábado, o número de potenciais vítimas subiria para 10.

As vítimas contabilizadas neste sábado são quatro mulheres, três octogenárias e uma de cerca de 30 anos. Apenas uma do total de vítimas é homem.

As análises para estabelecer com certeza a causa das mortes ainda devem levar vários dias. Muitas vezes, mortes atribuídas inicialmente a transtornos digestivos e renais graves se revelaram finalmente sem vínculo direto com esta bactéria.

A Escherichia coli é transmitida ao homem pelo consumo de alimentos contaminados, como carne crua, leite e verduras. Pode provocar diarreias simples ou hemorrágicas, e inclusive transtornos renais graves ou mortais.

O fato de o número de pacientes que apresentam sintomas graves não deixar de crescer leva as autoridades a pensar que o foco de infecção continua ativo, indicaram os especialistas. (Postado por Hozana Araújo)
Tags:Sáude/Da AFP/Paris

23/05/2011

Propaganda de cigarros pode ser vetada em padarias, bares e restaurantes de BH

Onze anos depois de ser proibida na televisão, a propaganda do cigarro também pode ser vetada nos estabelecimentos comerciais de Belo Horizonte, como padarias, bares e restaurantes. Projeto de lei aprovado em segundo turno pela Câmara Municipal prevê a substituição de cartazes e pôsteres da indústria do tabaco por advertências sobre os malefícios do fumo. A redação final do texto ficou pronta em 9 de maio e aguarda avaliação do prefeito Marcio Lacerda. Se a lei for sancionada, os comerciantes terão 90 dias para se adequar às regras e retirar das gôndolas de venda e balcões das lojas toda campanha de divulgação de cigarros, cigarrilhas, charutos e cachimbos. O descumprimento da determinação poderá acarretar multa que varia de R$ 500 a R$ 5 mil, além da apreensão dos produtos. (Postado por Hozana Araújo)

tags/Saúde/Minas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...