quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Servidores podem se inscrever em Simpósio de Geografia da Saúde

Geografias da Saúde e do Desenvolvimento - Evoluções e Tendências em Portugal

Evento tem parceria da SES, que disponibilizará 120 vagas entre seus servidores

Os impactos causados pelo meio ambiente na saúde pública serão discutidos durante o V Simpósio Nacional de Geografia da Saúde, realizado pela primeira vez no Recife. A Secretaria Estadual de Saúde vai disponibilizar 120 vagas para os servidores públicos estaduais e cargos comissionados. Os interessados devem preencher o termo de compromisso (AQUI) e pedir assinatura da chefia. Em seguida, deve-se encaminhar a sua secretaria-executiva, para que essa envie à Diretoria Geral de Educação em Saúde (Dges) todos os nomes. O prazo para inscrição termina na tarde da segunda-feira (21/11).
O evento vai abordar os fatores relacionados entre doenças e os territórios onde elas ocorrem, discutindo a multicasualidade como ferramenta para a elaboração de políticas públicas de saúde. Esses dados podem ser usados ainda para definir implantação de unidades de saúde, como hospitais e PSFs. “Recentemente o Governo construiu grandes hospitais na periferia do Recife, levando em conta não só a demanda dessa população, mas, também, a acessibilidade de pacientes que vêm transferidos do Interior”, destacou o professor de Geografia da UFPE, Jan Bitoun, sobre a distribuição dos serviços de saúde.
Algumas enfermidades têm relação direta com o espaço geográfico, como a esquistossomose e a filariose, além de outras doenças de veiculação hídrica. “Antigamente se acreditava que a natureza oferecia todos os riscos. Hoje a ciência reconhece que algumas doenças podem ocorrer pela ação do homem no ambiente que vive”, explicou o professor da IFPE/UFPE, Anselmo Bezerra, sobre a urbanização criar condições favoráveis para o mosquito da dengue (Aedes Aegypti) fazer seus criadouros. (Postado por Hozana Araújo)

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...