sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PE sedia I Fórum de Prevenção aos Acidentes de Moto

Especialistas no assunto de vários estados do Brasil participam do evento

Profissionais de saúde, gestores públicos, especialistas e população em geral, totalizando um público esperado de 2 mil pessoas, estarão reunidos, nesta segunda-feira (28/11), no Centro de Convenções, em Olinda, onde ocorre o I Fórum de Mobilização para Prevenção dos Acidentes de Moto no Estado. O evento tem programação de palestras e debates das 8h às 17h, e será aberto pelo governador Eduardo Campos e pelo secretário de saúde, Antonio Carlos Figueira.
O encontro é promovido pelo Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, integrado por 19 entidades, entre secretarias, órgãos de governo e sociedade civil, sob coordenação da Secretaria Estadual de Saúde. “Os acidentes envolvendo motocicletas são, hoje, uma questão de saúde pública, matando e incapacitando jovens e pessoas o auge da sua produtividade. No fórum, aprofundaremos discussões e troca de experiências, já que estamos trazendo a Pernambuco especialistas no assunto de vários estados do Brasil, além de representantes de órgãos das três esferas que lidam diariamente com os acidentes”, explica o secretário Antonio Carlos Figueira.
Durante o Fórum, os participantes poderão conhecer o panorama dos acidentes de moto em Pernambuco, tanto no que diz respeito aos dados da Saúde, como dos indicadores de trânsito. Além disso, representantes de Estados e municípios que já contam com um trabalho específico para o tema apresentarão suas estratégias exitosas no combate ao problema.
As ações do Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto tiveram início em outubro, com o lançamento da campanha educativa voltada para a população. Para atingir o grande público, foram produzidos comerciais de TV, folders, cartazes e panfletos.

INSCRIÇÕES – Continuam abertas as inscrições para os interessados em participar do Fórum. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail do Comitê de Motos – comitemoto@saude.pe.gov.braté o dia do evento, dependendo do numero de vagas existentes.
DADOS – Em 2010, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) notificou um total de 1.935 óbitos provocados por acidentes de transporte terrestre. Desse total, 602 óbitos foram provocados por acidentes de moto. A maior parte das vítimas dos acidentes de moto está na faixa etária dos 20 aos 39 anos, que contabilizou 391 óbitos. (Postado por Hozana Araújo)

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...