segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Exercícios podem evitar sequelas causadas pela hanseníase


Curso é voltado a fisioterapeutas, enfermeiros e terapeutas ocupacionais



A hanseníase pode ser identificada por manchas na pele que apresentem perda de sensibilidade. Mas a doença também atinge nervos, e, se não tratada, pode causar sequelas motoras que podem prejudicar a vida profissional e pessoal do paciente. Para evitar esse agravo, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) está promovendo o curso de Prevenção de Incapacidade (PI), a partir de hoje (07/11), no Hospital da Mirueira, sempre a partir das 8h.
Participam do curso fisioterapeutas, enfermeiros e terapeutas ocupacionais que atuam em 18 municípios de todo o Estado, considerados prioritários pelo Projeto Sanar – Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas da SES. “O profissional vai ser qualificado para ensinar ao paciente os métodos e exercícios que evitam o surgimento das incapacidades físicas”, resumiu a coordenadora do Programa de Hanseníase da SES, Ana Wylma Saraiva. Entre as principais sequelas, o paciente pode ter a perda da força muscular nas áreas atingidas, dificultando tarefas simples do dia a dia.
No Hospital da Mirueira, referência para o tratamento da hanseníase, os pacientes recebem ainda suporte de órteses para membros superiores e adaptações para utensílios de uso diário, como escova de dente, escova de cabelo e talheres. “Também são confeccionados calçados especiais, para aqueles que precisaram amputar um membro, ou palmilhas adaptadas para sapatos comuns”, explicou a terapeuta ocupacional do Hospital da Mirueira, Ana Julia Lorena, que será uma das facilitadoras da capacitação. (Postado por Hozana Araújo)
Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...