sábado, 5 de novembro de 2011

MS e SES discutem novas parcerias com o Lafepe


O secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, recebeu, nesta sexta-feira (04/04), o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (MS), Carlos Gadelha; o chefe de Gabinete do Ministério da Saúde, Mozart Sales; o presidente do Laboratório Farmacêutico Governador Miguel Arraes (Lafepe), Luciano Vasquez; e o diretor da Assistência Farmacêutica do MS, José Miguel. O encontro teve o objetivo de discutir o projeto de extensão dos medicamentos do programa federal Farmácia Popular para as unidades do Lafepe e novas parcerias entre o laboratório pernambucano e o MS.
“A proposta é disponibilizar 40 tipos de medicamentos da Farmácia Popular nas unidades do Lafepe, ampliando os pontos de distribuição e facilitando o acesso por parte da população”, explicou Figueira. Com 38 farmácias espalhadas por todo o Estado, incluindo o arquipélago de Fernando de Noronha, o Lafepe possui 185 tipos de medicamentos disponíveis em suas unidades. Desses, 35 são produzidos pelo próprio Laboratório.
Segundo o presidente do Lafepe, Luciano Vasquez, esta primeira reunião foi para solidificar a proposta. Uma nova missão com técnicos do MS, da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e da Fiocruz será agendada para que novos encaminhamentos sejam feitos.
Durante a reunião, Gadelha aproveitou para selar uma parceria com o Lafepe para distribuição de dois antipsicóticos, que serão repassados para todos os Estados brasileiros. Trata-se do clozatina e do fumarato de quetiapina. Para 2012, será feito um investimento de mais de R$ 170 milhões. Além disso, a produção e distribuição pelo Lafepe trará uma economia para o MS na ordem de 30%.
“O Lafepe é um dos laboratórios oficiais que tem mais atenção e parceria com o MS. Ele triplicou o faturamento nos últimos 2 anos e está totalmente inserido dentro das nossas políticas para a produção de medicamentos”, reforçou Carlos Gadelha.
RIO DE JANEIRO – O secretário de Saúde de Pernambuco, Antonio Carlos Figueira, ainda recebeu, nesta manhã, o secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Cortês. Ele veio ao Estado para conhecer o modelo das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e da gestão clínica dos hospitais Getúlio Vargas e Restauração. Essas duas maiores emergências do Estado implantaram um sistema de visitas de equipes formadas por médicos de várias especialidades aos doentes, melhorando a qualidade do tratamento e agilizando as altas médicas. Os secretários de Pernambuco e Rio de Janeiro também trocarão experiências sobre a política de oncologia, especialmente colo e mama. (Postada por Hozana Araújo)

 Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...