terça-feira, 29 de novembro de 2011

Pernambuco se mobiliza para reduzir acidentes de moto no Estado

Dr. Antônio Figueira





 A Secretaria de Saúde do Estado organizou nesta segunda-feira(28/11), o I Fórum de Mobilização para Prevenção de Acidentes de Moto no Estado. O evento contou com a participação de gestores públicos e profissionais da saúde de todo Estado. A abertura foi feita pelo o Secretário de Saúde do Estado, Dr. Antônio Figueira, que em seu discurso rápido e simples disse que “Esse é um problema que detectamos como uma verdadeira epidemia. Por isso, o Governo do Estado está realizando ações iminentes para salvar vidas”, afirmou o secretário. Ele ainda lembrou das 21 unidades sentinelas de informação instaladas em hospitais gerais, hospitais regionais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para o registro e notificação dos casos com vítimas que chegam a esses locais.

Só em 2010, foram 602 mortes no trânsito por acidente de moto, sendo 89,2% das vítimas do sexo masculino e 65% com idade entre 20 e 39 anos. Em 2000, foram 168 óbitos. 
A partir de 2012, cada Regional de Saúde fará o levantamento dos acidentes por município para melhorar a notificação e o planejamento das ações de prevenção. Atualmente, Ouricuri e Serra Talhada possuem os índices mais alarmantes. Em 2010, Ouricuri registrou 62 acidentes de moto, 46% do total. Já em Serra Talhada, foram 32, 46,4% do total, na VI Regional que corresponde a 13 munícipios  o índice de mortes por acidentes de moto foi de 34.

Com a meta de diminuir em 6,7% o número de acidentes no próximo ano o Governo do Estado tem como objetivo mobilizar os municípios e orgãos de fiscalização para a realização de campanhas preventivas.


Redação/Fotos/Hozana Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...