sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Tracoma: estudantes de Lajedo passam por exames

Secretário estadual de Saúde visita o município nesta sexta-feira (25/11)

O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, confere, nesta sexta-feira (25/11), a ação do Projeto Sanar, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no município de Lajedo, no Agreste de Pernambuco. Desde a última segunda-feira (21/11), todos os alunos do ensino fundamental da cidade estão participando do inquérito epidemiológico para detectar a incidência do tracoma na cidade. Figueira chega ao município às 11h e visita a Escola Municipal Irene Leão, no centro de Lajedo.
Doença historicamente negligenciada, o tracoma pode causar a perda da visão se não tratado rapidamente. Uma equipe, formada por especialistas da SES, está visitando as 39 escolas da rede pública de Lajedo para examinar mais de 3,5 mil estudantes, com idades entre 1 e 13 anos, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
As crianças diagnosticadas com a doença serão imediatamente tratadas e irão receber a visita dos técnicos da SES para que sejam realizados exames e tratamento, também, nos familiares. Durante a realização desses exames, profissionais de saúde da Prefeitura de Lajedo serão treinados pelos técnicos da SES para que possam dar continuidade ao tratamento dos casos positivos no município.
Tracoma – A doença é causada pela bactéria Clamydia tracomatis, e produz cicatrizes na pálpebra superior, além de deformidades nos cílios e pálpebras que acabam agredindo os olhos pelo contato direto com o globo ocular. Se não tratado rapidamente, esse atrito pode levar à perda da visão. Apesar de ser pouco conhecida, a doença é de fácil identificação pela equipe médica. O tratamento é feito com antibiótico. O paciente ainda deve ser acompanhado trimestralmente para avaliar a eficácia do medicamento.
A transmissão da doença ocorre de forma direta, de olho para olho, ou de forma indireta, por meio de objetos contaminados. Os insetos também podem transmitir o tracoma, em especial a mosca doméstica e a mosca Hippelates sp (lambe-olhos).  A maior incidência da doença é identificada entre as crianças. A Organização Mundial de Saúde estima a existência de 150 milhões de pessoas com tracoma no mundo.
Dados – O último inquérito, realizado em 79 municípios pernambucanos, em 2006, revelou uma prevalência superior a 5% em 22 desses municípios. Em Lajedo, esse índice foi de 8,5%.  A meta do Projeto Sanar é a redução dessa prevalência para menos de 5% nessas 22 cidades, consideradas prioritárias pelo programa.
Sanar - Lançado no mês de maio de 2011, o Plano de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas da SES pretende reduzir ou eliminar as doenças transmissíveis negligenciadas que apresentam indicadores inaceitáveis. São, ao todo, sete enfermidades tropicais endêmicas que atingem a população de baixa renda das cidades pernambucanas. As ações serão implantadas em 108 municípios prioritários. Pernambuco é o primeiro estado brasileiro a desenvolver um programa específico para enfrentamento dessas doenças.
Estão sendo investidos R$ 5,6 milhões para vigilância epidemiológica, fortalecimento e capacitação das equipes de atenção básica para a identificação e manejo clínico adequado, a ampliação do diagnóstico e a melhora do acesso a tratamentos e medicamentos.
As doenças que fazem parte do programa de enfrentamento estadual são: tracoma, doença de Chagas, hanseníase, filariose, esquistossomose, helmintíase e tuberculose. O combate está sendo feito pela SES em parceria com os municípios, Secretaria Estadual de Educação, Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Organização Mundial de Saúde (OMS), entre outras instituições. (Postado por Hozana Araújo)

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...