segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Ceatox capacita agentes ambientais

Objetivo é formar multiplicadores para o trabalho direto com as comunidades


O Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox) inicia capacitação com Agentes de Saúde Ambiental (ASAs) para formar multiplicadores hábeis a sanar casos de escorpionismo (picada de escorpião). A primeira turma terá início nesta sexta-feira (11), com agentes do Recife, lotados no Distrito II. As atividades serão realizadas no Centro Espírita do bairro de Campina do Barreto e fazem parte de uma parceria das secretarias municipal e estadual de Saúde.
Segundo a coordenadora do Ceatox, Maria Lucineide Porto, o curso visa capacitar os agentes a trabalhar a prevenção, ensinando a comunidade como evitar o aparecimento de escorpiões. Entre as dicas da coordenadora: evitar o acúmulo de entulhos, lixo e material de construção e o controle de baratas, já que esse é o principal alimento do animal.
“Em caso de acidentes com escorpião, o procedimento é entrar em contato com o Ceatox, para que os encaminhamentos sejam feitos”, afirma a coordenadora, lembrando que o Centro funciona 24h por dia para orientações por meio do telefone 0800.722.6001.
Ainda é preciso saber que, em caso de alto índice de escorpiões em alguma localidade, é preciso contactar a vigilância sanitária do município para sanar o caso.
CEATOX – Desde outubro, o Ceatox saiu das instalações do Hospital da Restauração (HR) e passou a funcionar na antiga sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no bairro da Boa Vista. Com isso, o serviço passou por uma readequação de perfil, descentralizando a assistência. O tratamento de pacientes intoxicados pode ser feito em qualquer unidade de saúde, como PSFs, Policlínicas, UPAs e hospitais. Mesmo assim, o Centro continuará oferecendo, por meio do telefone 0800.722.6001, orientação permanente às equipes desses serviços, 24h por dia.
Além da assistência aos casos de intoxicações e acidentes por animais peçonhentos, o Ceatox, existente desde 1992, desenvolve atividades de ensino e pesquisa por meio de parcerias com instituições de ensino e pesquisa, como universidades, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães e Instituto Butantan. (Postado por Hozana Araújo)

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...