terça-feira, 9 de agosto de 2011

Homens precisam ficar de olho na saúde

Campanha estadual que chamar essa população para os serviços da Atenção Primária


Durante toda a semana, os carteiros de Pernambuco terão uma nova missão, além de entregar cartas à população. Mais de 1,8 mil carteiros envergarão a camisa alusiva à Semana Estadual da Saúde do Homem, promovida para chamar a atenção desse público da necessidade de prevenir e combater desde cedo os principais agraves que os acometem. A abertura da campanha foi feita no Centro de Distribuição dos Correios, no bairro do Bongi, nesta segunda-feira (08/08), com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, e da secretária-executiva de Atenção à Saúde, Teresa Campos, que viram de perto as ações educativas e de prevenção elaboradas para os profissionais do local.
Na abertura, os carteiros tiveram à disposição uma equipe de profissionais aptos a aplicar doses de quatro tipos de vacina (influenza, hepatite, tríplice viral e DT), aferir pressão, medir a circunferência abdominal e determinar o IMC. Os técnicos da Gerência de Saúde do Homem da Secretaria Estadual de Saúde (SES) ainda entregaram uma cartilha informativa e conversaram com os homens sobre as questões relacionadas à saúde desse público.

“A preocupação com a saúde do homem é fundamental. Falamos muito tempo sobre saúde da criança, saúde da mulher e agora também precisamos focar nesse grupo populacional que tem vários fatores de risco para sua saúde, por causa do estresse do dia a dia, da obesidade, do câncer de próstata”, lembrou o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. Ele ainda destacou que os carteiros devem agir como multiplicadores das informações, entre os familiares e o público em geral.

“Nós agradecemos mais uma vez essa oportunidade de mostrar que somos úteis, participando das ações sociais que podem salvar vidas”, disse o diretor-regional dos Correios em Pernambuco, Pedro Mota. O diretor também ratificou a eficiência das parcerias dos Correios com a SES, como ocorreu com a campanha contra a dengue, e afirmou que a instituição está aberta para continuar ajudando a sociedade pernambucana.

CAMPANHA – A Semana Estadual da Saúde do Homem pretende chamar a atenção desse público, principalmente entre a faixa etária entre 20 e 59 anos, da necessidade de entrar nos serviços de saúde pela porta de entrada, a Atenção Primária, desafogando os serviços de média e alta complexidade. Com isso, seria possível prevenir ou abrandar os principais agravos que acometem essa população, formada em Pernambuco por 2.276.864 de pessoas (25% de todos os pernambucanos): acidentes de trânsito, violência e problemas cardiovasculares (infarto e AVC).
Além da ação com os carteiros, as equipes de Saúde do Homem da SES visitarão o Complexo Portuário de Suape para distribuição de material informativo. As visitas serão na terça-feira (09/08), das 11h às 14h; e na quinta-feira (11/08), também das 11h às 14h. Na Ceasa, na quarta-feira (10/08), das 8h às 16h, além do material informativo, haverá aferição de pressão e circunferência abdominal, determinação do IMC, teste rápido de HIV, atualização do calendário vacinal, atividades físicas com a Academia da Cidade e Núcleo de Práticas Integrativas e orientações sobre hábitos de vida saudáveis.

POLÍTICA – Em 2009, foi publicada, pelo Ministério da Saúde (MS), a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, através da Portaria GM nº 1.944, cujo público prioritário são homens de 20 a 59 anos. APolítica está alinhada com a Política Nacional de Atenção Básica – porta de entrada do Sistema Único de Saúde – com as estratégias de humanização, e em consonância com os princípios do SUS, fortalecendo ações e serviços em redes e cuidados da saúde. Essas ações devem visar o estímulo ao autocuidado e, sobretudo, o reconhecimento de que a saúde é um direito social básico e de cidadania de todos os homens brasileiros. Em Pernambuco, a Semana Estadual da Saúde do Homem foi instituída pela Lei Estadual nº 14.158.

Fonte/ SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...