segunda-feira, 8 de agosto de 2011

SES mobilizada para promover Saúde do Homem

Mais de 1,8 mil carteiros distribuirão material educativo em todo o Estado

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010), a população pernambucana é formada por 2.276.864 homens na faixa etária entre 20 a 59 anos, o que representa cerca de 25% do total. Esse público, desde 2009, conta com esforços do Ministério da Saúde (MS), por meio de uma política de atenção integral à saúde. Já em Pernambuco, desde 2010, foi criada, por lei estadual, a Semana Estadual da Saúde do Homem, comemorada entre os dias 7 e 13 de agosto, e que, neste ano, conta com uma extensa agenda, nos Correios, na Ceasa e em Suape, para sensibilizar essa população a cuidar da saúde sempre e não só quando os casos já estão graves.
A abertura da Semana, que tem o lema “Homens, cada um do seu jeito, se cuidando para viver mais e melhor!”, será nesta segunda-feira (08/08), às 9h, no Centro Operacional dos Correios, no bairro do Bongi. No evento, que contará com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, e do Diretor Regional dos Correios em Pernambuco, Pedro Mota, será feita a entrega da camisa alusiva à Semana e que será usada por 1,8 mil carteiros de todo o Estado. No Centro Operacional, ainda será distribuído material educativo, além de orientação sobre hábitos saudáveis, atualização de calendário vacinal, aferição de pressão arterial e de circunferência abdominal e determinação de IMC.
“As ações educativas de promoção e prevenção de saúde visam despertar nos homens a consciência da necessidade do cuidado com a saúde. Entendemos que essas ações de estímulo e a adoção de hábitos de vida saudáveis podem ter um impacto positivo sobre a qualidade de vida da população, e que as pessoas abordadas podem ser multiplicadores do saber, levando a uma transformação dos hábitos de vida desse público”, afirma a gerente de Saúde do Homem e do Idoso da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Lucyana Moreira.
Segundo Lucyana, é preciso reforçar a necessidade de incentivar a prevenção de doenças e diminuir o atendimento dos homens em serviços da atenção secundária e terciária, principalmente por acidentes de trânsito, violência e problemas cardiovasculares (infarto e AVC). “O homem está inserido na base do núcleo familiar, e é envolvido no cuidado com sua saúde e com a dos demais integrantes da famíia. Dessa forma, é necessário sensibilizar, uniformizar as informações e ampliar a acessibilidade desta população aos serviços de saúde”, completa.
Além da ação com os carteiros, as equipes de Saúde do Homem da SES visitarão o Complexo Portuário de Suape para distribuição de material informativo. As visitas serão na terça-feira (09/08), das 11h às 14h; e na quinta-feira (11/08), também das 11h às 14h. Na Ceasa, na quarta-feira (10/08), das 8h às 16h, além do material informativo, haverá aferição de pressão e circunferência abdominal, determinação do IMC, teste rápido de HIV, atualização do calendário vacinal, atividades físicas com a Academia da Cidade e Núcleo de Práticas Integrativas e orientações sobre hábitos de vida saudáveis.
HOMEM – Em 2009, foi publicada, pelo Ministério da Saúde (MS), a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, através da Portaria GM nº 1.944, cujo público prioritário são homens de 20 a 59 anos. APolítica está alinhada com a Política Nacional de Atenção Básica – porta de entrada do Sistema Único de Saúde – com as estratégias de humanização, e em consonância com os princípios do SUS, fortalecendo ações e serviços em redes e cuidados da saúde. Essas ações devem visar o estímulo ao autocuidado e, sobretudo, o reconhecimento de que a saúde é um direito social básico e de cidadania de todos os homens brasileiros. Em Pernambuco, a Semana Estadual da Saúde do Homem foi instituída pela Lei Estadual nº 14.158.

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...