A Rede de Núcleo de Telessaúde (RedeNUTES) de Pernambuco reúne gestores da saúde e equipes de Saúde da Família para analisar a iniciativa nas II, V e VI Gerências Regionais de Saúde (Geres), em Limoeiro, Garanhuns e Arcoverde, respectivamente. O intuito é ampliar as ações do programa, que proporciona, por meio da Internet, palestras e discussão de casos clínicos entre os profissionais de saúde, otimizando os processos de diagnóstico, tratamento e prognóstico.
Tereza Rodrigues e Tessália Bandeira (SES) |
Na terça-feira (16/08), o encontro aconteceu no município em Arcoverde que contou com a presença dos 13 municípios que correspodem a VI Regional, da coordenadora do Mãe Coruja, Raquel Neposiano e ainda da Relações Pública da Rede NUTES, Tessália Bandeira, que também coordena o treinamento, e da psicológa Dr. Tereza Roberta Rodrigues.
Segundo Raquel Neposiano, foi apresentado no encontro as novas ferramentas do sistema, discutidas as dificuldades que os municípios encontram para o acesso e frisado as possibilidades de trabalho.
Foi apresentado ainda 4 trabalhos que forma escolhidos para representar a VI Regional no encontro Estadual que será no mês de outubro. De acordo com a Coordenadora do Mãe Coruja da VI Regional o encontro foi muito positivo e construtivo.
Segundo Raquel Neposiano, foi apresentado no encontro as novas ferramentas do sistema, discutidas as dificuldades que os municípios encontram para o acesso e frisado as possibilidades de trabalho.
Tereza, Raquel e Tessália |
Durante a reunião, foi passada também informações de como melhorar o nível de resolubilidade da rede pública de saúde, ao utilizar a rede com rapidez e qualidade, integrando Unidades de Saúde da Família e a rede de referência em hospitais-escolas. Também foram tiradas as dúvidas dos profissionais de como proceder com o sistema.
NUTES – Mensalmente, de acordo com as metas do programa, cada unidade participante precisa fazer uso das atividades de tele-educação (seminários por webconferência), no mínimo, oito vezes. Já na área de tele-assistência, que consiste de uma segunda opinião formativa, são quatro usos mensais. Para os interessados, a RedeNUTES, existente desde 2003 e vinculada ao Programa Telessaúde Brasil, disponibiliza assessoramento técnico e o município entra com a compra de equipamentos para viabilização das ações.
Redação VI GERES/SES
Redação VI GERES/SES
Nenhum comentário:
Postar um comentário