sexta-feira, 20 de maio de 2011

Abuso sexual contra jovens pode gerar mudanças de comportamento

Mudanças de comportamentos podem ser indícios de violência sexual. Para alertar a população sobre esse tema e informar sobre os serviços de assistência que atendem esses pacientes, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) participou das ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que foi realizado no dia 18/05, na estação central do Metrô, a partir das 8h, em parceria com o Núcleo de Violência da UPE.
Em crianças e adolescentes, com idade até 19 anos, a violência sexual é a quarta em número de ocorrência, registrando 429 casos em 2010. Esse total representa cerca de 35% dos casos de violência contra esses jovens, ficando atrás das ocorrências de violência física, psicológica e por abandono (negligência).
Muitas vezes, as pessoas mais próximas são também as principais responsáveis pelos abusos sexuais em jovens. “É preciso ficar alerta às mudanças de comportamento. O rendimento escolar pode cair, elas se tornam crianças caladas, e, às vezes, até relutam em ser examinados por um adulto”, enumera a técnica da Gerência de Saúde da Criança da SES, Clara de Andrade.
Ações na Estação Central do Metrô
Na sensibilização, serão distribuídos cerca de três mil folders, que abordam a exploração sexual e quais os serviços públicos que atendem esses casos, tanto para realização de exames de corpo de delito (que identifica vestígios de violência física) quanto prestando assistência psicológica e farmacêutica.
A mobilização contará também com a apresentação de peças sobre o tema e grupos musicais, com a participação de 60 alunos da Universidade de Pernambuco (UPE), do Coral da Chesf e do grupo Companhia do Riso. Ainda na Estação Central do Metrô, 20 Crianças da creche Nossa Senhora dos Remédios realizarão um concerto de violino.
Denúncias podem ser anônimas
Casos suspeitos de abuso sexual contra menores devem ser denunciados ao conselho tutelar mais próximo, ou à Promotoria da Infância e Juventude no telefone 3182.3361 ou 3182.3381. Esses e outros telefones úteis estão listados no material educativo que será entregue durante a campanha. As denúncias podem ser anônimas. (Postado por Hozana Araújo)

Fonte: Secretária Estadual de Saúde (SES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...