terça-feira, 31 de maio de 2011

Todos por Pernambuco finaliza ciclo de seminários

O Governo do Estado promoveu, nesta segunda-feira (30/05), a 12º e última rodada do Todos por Pernambuco, dessa vez para discutir as prioridades para a gestão com os 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). O evento, realizado no Centro de Convenções (Cecon), reuniu os secretários estaduais, deputados federais e estaduais, vereadores e representantes da sociedade civil, que se dividiram entre as seis salas temáticas do seminário: educação e cultura, saúde, segurança, desenvolvimento econômico e sustentabilidade, desenvolvimento social e infraestrutura. “Vamos ouvir e consolidar as propostas que estão sendo apresentadas para a construção de um novo Pernambuco”, frisou o vice-governador João Lyra.
Na plenária da saúde, encabeçada pelo secretário Antonio Carlos Figueira, foram mostradas as ações do primeiro mandato do governador Eduardo Campos e as propostas apresentadas durante a campanha governamental. Segundo Figueira, essas propostas se juntarão ao que for apurado pelas equipes técnicas e as sugestões dos seminários do Todos por Pernambuco. “Esse é um espaço consultivo, para elencar ideias que possam ser implementadas no plano de governo”, ratificou o secretário de Saúde.

Entre as propostas apresentadas pelo público, a ampliação das políticas de saúde da mulher, além das ações para as gestantes; parto humanizado em todos os hospitais regionais, como o que está sendo feito no Hospital Dom Malan, em Petrolina; programa de prevenção de gravidez e DST/Aids no público jovem; fortalecimento da atenção primária; educação continuada para os profissionais de saúde, entre outros. Os participantes ainda frisaram a necessidade de ampliar o número de maternidades, com foco no alto risco e nas UTIs para as mães. “Já pactuamos com alguns municípios, como Olinda, a ampliação dos leitos”, adiantou o secretário Antonio Carlos Figueira.
As propostas serão consolidadas e, posteriormente, eleitas as prioritárias para a gestão que segue até 2014. Ao todo, 12.127 pessoas participaram das edições anteriores do Todos por Pernambuco, realizadas nos municípios de Petrolina, Araripina, Salgueiro, Petrolândia, Arcoverde, Serra Talhada, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão e Goiana.
Para definir as cidades que sediam as plenárias microrregionais, foi adotado o critério populacional. Dessa forma, a cidade de maior população de cada uma das 12 microrregiões recebeu a caravana do Todos por Pernambuco e as delegações dos municípios vizinhos.

Tags/sáude/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...