quarta-feira, 18 de maio de 2011

SES realiza encontro com as Regionais de Garanhuns e Arcoverde para reforçar Vacinaçã


Programa quer ampliar ida do público prioritário aos postos de saúde

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do Programa Estadual de Imunização (PNI), reúne, a partir desta semana, profissionais de cinco Gerências Regionais de Saúde (Geres) para mobilizá-los na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. O objetivo é reforçar a imunização no Estado e, assim, atingir a meta de vacinar 80% dos 1,3 milhão que formam o público prioritário: idosos (acima de 60 anos), gestantes, índios aldeados, crianças (6 meses a menos de 2 anos) e trabalhadores de saúde que atuam em serviços de referência para a influenza.

Até esta segunda-feira (16/05), a Campanha de Vacinação Contra a Influenza em Pernambuco já imunizou 860.215 pessoas (62,45% do público total). Já foram vacinadas 144.240 crianças (66,23%), 76.924 profissionais de saúde (87,31%), 67.205 gestantes (44,16%), 29.694 índios aldeados (67,01%) e 542.152 idosos (61,95%). A Campanha segue até esta sexta-feira (20/05), com as vacinas disponíveis em mais de 6 mil pontos, entre postos de saúde e unidades volantes.

Nesta terça-feira (17/05), a SES realiza a reunião de Monitoramento das Coberturas Vacinais da Rotina e da Campanha da Influenza, no Hotel Tavares Correia, em Garanhuns, com as equipes da V e VI Geres, de Garanhuns e Arcoverde, respectivamente. Na sexta (20), é a vez do público das VII, VIII e IX Geres (Salgueiro, Petrolina e Ouricuri, respectivamente). Esse último encontro será no Petrolina Palace Hotel.

Além de reforçar a vacinação, a reunião vai diagnosticar os dados das campanhas de vacinação, especialmente a da influenza, ver as dificuldades de atingir as metas em determinados públicos e discutir ações para mudar o panorama e aumentar a procura pelos pontos de vacinação.

“Na campanha da Influenza, queremos aumentar a vacinação entre o público formado pelas gestantes e pelos idosos. Com essa análise nas reuniões, podemos pensar em estratégias para mobilizar essa população”, pontua a coordenadora do PNI, Ana Catarina de Melo.

A reunião já foi realizada com as equipes da I Geres – Recife. No dia 30, é a vez das X e XI Geres (Afogados da Ingazeira e Serra Talhada) participarem da oficina, que ocorrerá em Triunfo.

INFLUENZA – Trata-se de uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou de forma indireta, pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração até formas clinicamente graves e complicadas. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar e cefaléia. A vacinação pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente.

Fonte:Secretaria Estadual de Saúde 
fotos: Bernadete Alves - Coordenadora regional de Imunização-VI Geres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...