segunda-feira, 23 de maio de 2011

Secretário de Saúde discute metas para 2011


O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, reuniu, neste sábado (21/05) pela manhã, representantes de todas as secretarias-executivas da Secretaria Estadual de Saúde (SES), além da Ouvidoria, para a apresentação do que foi realizado pelo órgão entre 2008 e 2010. O momento também foi utilizado para informar as metas previstas para este ano.
“A saúde continuará sendo prioridade do Governo do Estado nesta gestão, com um grande volume de investimentos”, frisou Figueira, para ratificar a necessidade de ações que ampliem o alcance da saúde pública para todos os pernambucanos. O secretário ainda programou para julho uma nova reunião para traçar os objetivos para os anos posteriores da gestão.
“Esse foi um momento de reflexão técnica e política do que foi feito e do que pode ser melhorado na área da saúde”, pontuou a secretária-executiva de Coordenação Geral, Ana Paula Sóter. Entre os pontos destacados por Ana Paula, o aumento expressivo da aplicação de recursos na área da saúde, totalizando cerca de 17% da receita própria do Estado, quando o mínimo estabelecido é de 12%.
“Agora, buscamos a ampliação em 50% da nossa capacidade de captação de recursos com órgãos externos, como o Ministério da Saúde. Mas para isso, dependemos de todos os setores da SES para diagnosticar as possibilidades em suas áreas. Só com essa parceria efetiva teremos um time verdadeiramente constituído”, disse a secretária.
Durante todo o seminário, foram destacadas as ações para descentralização e regionalização da saúde, como o fortalecimento das Gerências Regionais de Saúde (Geres) e das atividades promovidas pela secretaria-executiva de Atenção à Saúde para ampliar e melhorar os serviços de atenção primária nos municípios. Nessa secretaria-executiva, um dos pontos apresentados foi o Programa Mãe Coruja, que conseguiu chegar aos 95 municípios prioritários para diminuição da mortalidade infantil e melhoria do período gestacional das mães pernambucanas.
Outras metas para 2011 são: digitalizar toda a documentação da SES, melhorar a infra-estrutura dos hospitais regionais, ampliar os leitos de obstetrícia e de neo-natologia, incentivar os servidores a continuar participando de congressos e seminários, entre outros. Pela Ouvidoria, haverá o lançamento de uma cartilha informando a população como utilizar o serviço. Também está sendo pensado em um material com os direitos dos cidadãos no Sistema Único de Saúde (SUS). (postado por Hozana Araújo)

Tags/saúde/Secretária Estadual de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...