segunda-feira, 30 de maio de 2011

HC recruta pacientes portadores de diabetes para participar de pesquisa

O Hospital das Clínicas inicia nesta segunda-feira a convocação para pacientes portadores da diabetes mellitus tipo 2 para participar de uma pesquisa clínica, que será realizada pela equipe da unidade de saúde. Serão selecionadas 50 pessoas para serem submetidas ao tratamento. No entanto, além de ser portador da doença, o paciente precisa possuir Índice de Massa Corporal (IMC) entre 25 e 30. Para se inscrever, os interessados devem comparecer pessoalmente ao Ambulatório de Cirurgia Geral do HC, que funciona às segundas-feiras, pela manhã.

A seleção dos pacientes que vão participar da pesquisa será feita através dos exames laboratoriais. De acordo com a assessoria de imprensa do HC, a triagem acontecerá até o preenchimento do número de vagas. O tratamento inicia-se a partir da adequação ao perfil desejado e somente com expressa concordância do paciente. A pesquisa do tratamento cirúrgico da diabetes mellitus tipo 2 vem sendo desenvolvida há cinco anos no HC e já beneficiou cerca de 100 pessoas. O primeiro alvo do estudo foram os pacientes considerados obesos (com IMC entre 30 e 35).

Essa segunda fase da pesquisa irá comparar as diferenças entre o tratamento clínico - que consiste em dieta, exercícios e, em alguns casos, medicação - e a gastroplastia, também conhecida como cirurgia de redução do estômago.

Doença - A diabetes tipo 2 é a forma mais comum da doença e caracteriza-se pela
resistência crescente à insulina, já que o pâncreas produz o hormônio.
Porém, as células musculares e adiposas não conseguem metabolizar glicose
suficiente da corrente sanguínea. É desencadeada por herança genética,
aliada a fatores como o ganho de massa corpórea (principalmente gordura
abdominal) e sedentarismo, atingindo geralmente pessoas acima dos 40 anos. (Postado por Hozana Araújo)
Serviço:
Ambulatório de Cirurgia Geral do HC
Tel.: (81) 2126.3510

Tags:Saúde/DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...