quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Mais recursos do Ministério da Saúde para municípios da VI GERES!

 Duas portarias recentes beneficiam municípios da VI Região de saúde. 
O município de Sertânia foi um dos cinco beneficiados com a Portaria 289/02/2012 que credencia o município a receber  incentivo às ações de Saúde Bucal, no âmbito da Saúde da Família.
  
Já a Portaria 288/02/2012 Credencia Municípios a receberem os incentivos às estratégias de Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família, contemplando,
Buique e Ibimirim, em um grupo de oito municípios, com recursos que vem a possibilitar um reforço nas ações da Saúde da Família desses municípios.
Redação/Hozana Araújo
 

Saúde Mental é discutida em reunião na VI GERES

  A Coordenadora, Leila, da Gerencia de Saúde Mental (GASAM-SES) realizou reunião junto com  o Colegiado da VI Regional para tratar de novas propostas da rede, de acordo com as novas portarias publicadas no final de 2011. Durante a reunião foram lançadas novas propostas que deverão ser apresentadas na próxima reunião da CIR ( Comissão Intergestores Regional).
Redação/Hozana Araújo
 

 

Representação da VI Região de Saúde no Seminário Minha Certidão.

Nos dia 14 e 15 de fevereiro em Gravatá, representantes das maternidades municipais e cartórios participaram de um Seminário do Programa Minha Certidão. O objetivo do programa é facilitar o Registro Civil de nascimento das crianças, que já devem sair da maternidade , ue estará interligada aos Cartórios, devidamente registrada.

Andreane Almeida participou do evento como representante da  VI GERES, juntamente com Hérico (Coord. At. Básica) de Custódia e as Secretárias de Saúde: Cristiane de Ibimirim, Sulene de Inajá e Fabíola de Tupanatinga!
Redação/Hozana Araújo
Fotos/Andreane Almeida

HEMOPE de Arcoverde pede doadores com urgência

Dr. José Ivan e equipe do Hemope - Arcoverde
Após uma bem sucedida campanha de carnaval para uma ação de solidariedade, que é a doação de sangue, o Hemope de Arcoverde, dar continuidade a coleta para  suprir a demanda de pessoas que necessitam receberem sangue. 

De acordo com informações do diretor da unidade, Dr. José Ivan, as doações, durante o período do carnaval, foi o suficiente para o período. Apesar do estoque ser bom, existe um deficit de coleta de 10%, por conta disso é necessário que mais doadores se disponham a participar das coletas diárias, o deficit maior fica por conta dos tipos (A -), (B -) e em especial o (O negativo). O diretor faz um apelo às pessoas que tenham condições de fazer essas doações, que elas possam se dirigir ao HEMOPE no horário de 8 ao meio dia de Segunda a Quinta-feira. O processo é simples, a pessoa passa por uma pequena triagem onde é avaliada as condições do doador. 

Os interessados tem que ter de 18 a 65 anos, se for a primeira vez, e até 67 se já for doador. E uma boa notícia para  os interessados em concurso público, o edital para novas contratações no Hemope, será publicado ainda nesse primeiro semestre. Algumas vagas estarão disponíveis para  Arcoverde, com isso, segundo Dr. José Ivan, o horário de atendimento para coletas passará a ser  também no período da tarde.

Confira o quadro de vagas para todo Estado.
Profissionais
Vagas
ASSISTENTE SOCIAL
24
BIOMÉDICO/FARMACÊUTICO
30
ENFERMEIRO
51
FISIOTERAPEUTA
2
MÉDICO
34
NUTRICIONISTA
4
PSICÓLOGO
1
TÉCNICO DE ENFERMAGEM
69
TÉCNICO DE LABORATÓRIO DE NÍVEL MÉDIO
47
AUXILIAR DE LABORATÓRIO
17
AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL
2
TOTAL
281

O Hemope Arcoverde fica localizado na Avenida Joaquim Nabuco, bairro São Cristovão. Outras informações: (87) 3821-8550

Redação/Fotos/Hozana Araújo

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pesquisador brasileiro é premiado na Espanha por trabalhos para erradicação da pólio e do sarampo

Dr. Ciro de Cuadros
O médico epidemiologista e pesquisador brasileiro Ciro de Quadros, 72 anos, recebeu hoje (28) o Prêmio Fundação BBVA Fronteiras do Conhecimento e Cooperação ao Desenvolvimento, em Madri, na Espanha. Quadros foi premiado pelo trabalho que desenvolve com pesquisas para a erradicação da poliomielite e do sarampo nas Américas.
O trabalho do pesquisador brasileiros é desenvolvido em parceria com agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos governos federal e estaduais, além de universidades. Para os jurados do prêmio, Quadros foi responsável pela mudança de paradigmas na saúde pública da região.
A vacinação pode prevenir a contaminação da poliomielite e do sarampo, mas ambas as doenças ainda ocorrem em vários países em desenvolvimento. A poliomielite é uma doença viral que afeta principalmente crianças pequenas. O vírus é transmitido por intermédio de alimentos e água contaminados, que podem invadir o sistema nervoso. A doença causa paralisia e deformações no corpo.
O sarampo também é uma doença viral e afeta o sistema respiratório, atingindo em geral crianças. O vírus é transmitido por meio de gotículas expelidas pelo nariz, pela boca ou garganta de pessoas infectadas. A doença se torna um problema mais grave quando atinge crianças desnutridas e pessoas com imunidade reduzida, causando complicações, como dor de cabeça, cegueira, diarreia e infecções.
O prêmio concedido a Quadros é da Fundação BBVA, que estimula pesquisas em vários campos, como medicina, tecnologia, meio ambiente, cultura e economia. Na sua página na internet, a fundação informa que o objetivo é cooperar para a construção de um “mundo melhor para as futuras gerações”.

Postado por Hozana Araújo
*Com informações da agência pública de notícias do México, Notimex // Edição: Juliana Andrade

Maconha ainda é principal droga usada na América do Sul, mostra relatório

Relatório divulgado hoje (28) pela Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes (Jife), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), mostra que a maconha continua sendo a principal droga usada na América do Sul. A prevalência anual de abuso de maconha atingiu 3% da população da região entre 15 e 64 anos, ou seja, cerca de 7,6 milhões de pessoas, em 2009.
De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), cerca de 20% da maconha usada no Brasil têm origem doméstica e 80% entram no país pelo Paraguai. Em 2010, as autoridades brasileiras destruíram 2,8 milhões de plantas de cannabis, incluindo mudas, e apreenderam mais de 155 toneladas da erva.
A cocaína é a principal droga usada por pessoas que se submetem a tratamento por problemas com substâncias químicas na América do Sul. Segundo o relatório da Jife, em 2010, as apreensões de cocaína, tanto na forma de base quanto na de sal, diminuíram em vários países da região, incluindo a Argentina, Colômbia, o Equador, Uruguai e a Venezuela, se comparadas ao ano anterior.
A quantidade total de cocaína apreendida diminuiu de 253 para 211 toneladas na Colômbia, e de 65,1 para 15,5 toneladas no Equador. De 2009 a 2010, a quantidade total de cocaína apreendida  no Peru aumentou em quase 50%, indo de 20,7 para 30,8 toneladas. Em 2010, um aumento da quantidade de cocaína apreendida também foi relatado pela Bolívia (29,1 toneladas), pelo Brasil (27,1 toneladas), Chile (9,9 toneladas) e Paraguai (1,4 toneladas).
Em 2010, a área total de cultivo ilícito de arbusto de coca na América do Sul era 154,2 mil hectares,
6% menos do que em 2009. A área sob cultivo ilícito diminuiu significativamente na Colômbia e teve ligeiro aumento no Peru. No entanto, não houve mudança considerável no cultivo de coca na Bolívia.
De acordo com o relatório, a Interpol (organização internacional que ajuda na cooperação de polícias de vários países) e o Unodc estimam que o mercado ilícito global de cocaína valha mais de US$ 80 bilhões. Desde 1998, o mercado ilícito de cocaína na América do Norte, que corresponde a 40% do mercado, tem diminuído, enquanto a demanda por cocaína na Europa, responsável por 30% do mercado, tem aumentado.

Fonte/Agência Brasil

Pedidos de drogas ilícitas pela internet preocupam Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes

Farmácias ilegais na internet, que têm como alvo o público jovem, são uma das principais preocupações da Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes (Jife). De acordo com relatório divulgado hoje (28) pela instituição, drogas ilícitas estão sendo encomendadas online, juntamente com os medicamentos receitados.
Para atrair o público jovem, essas empresas começaram a usar as mídias sociais para divulgar seus sites. O relatório mostra  que essas iniciativas podem colocar grandes públicos em risco, pois a Organização Mundial da Saúde  (OMS) descobriu que mais da metade dos medicamentos de farmácias ilegais na internet são falsos.
"Aspectos-chave das atividades dessas farmácias incluem o contrabando de seus produtos aos consumidores e a tentativa de convencer o consumidor de que eles são, de fato, legítimos”, diz o documento. A Jife já pediu aos governos para fechar essas farmácias ilegais, apreender substâncias que foram compradas de maneira ilícita pela internet e contrabandeadas pelo correio.
Em 2010, houve mais de 12 mil apreensões de substâncias controladas internacionalmente e enviadas pelo correio, sendo que 6, 5 mil apreensões foram de substâncias lícitas internacionalmente controladas e mais de 5,5 mil de drogas de origem ilícita. A Índia foi identificada como o principal país de origem dessas substâncias, representando 58% das apreensões. Os Estados Unidos, a China e a Polônia também foram identificados como países de origem das drogas vendidas pela internet.
O documento destaca que embora haja publicações e acordos sobre o tema, ainda há diversas  barreiras que impedem a solução do problema, entre elas a falta de tecnologia e de pessoal qualificado. “Os governos que identificam as farmácias ilegais na internet, que operam dentro de outros territórios, devem notificar o governo pertinente e a cooperação técnica deve ser reforçada".

Fonte/AgênciaBrasil

Correia Picanço ganha aparelho de endoscopia

Intenção é realizar cerca de nove exames por semana

O Hospital Correia Picanço, referência para o tratamento de doenças infecto-contagiosas, conta, desde a última quinta-feira (23/02), com serviço médico de endoscopia, exame indicado para diagnosticar doenças nas vias digestivas.
O novo aparelho permite a realização de exames pelos pacientes na própria unidade de saúde, no bairro da Tamarineira, sem necessitar do deslocamento do doente. “Com a aquisição vamos reduzir a fila espera em outros hospitais que recebiam a nossa demanda”, comentou a diretora do Correia Picanço, Miriam Coimbra Silveira.
Segundo ela, os pacientes que tinham indicação para realizar os exames eram encaminhados para o Hospital da Restauração (HR), Agamenon Magalhães (HAM), Otávio de Freitas (HOF) e Getúlio Vargas (HGV). Para receber o equipamento, o Hospital Correia Picanço realizou reforma e ampliação de salas. A intenção é realizar cerca de nove exames por semana.

Postado por Hozana Araújo
Fonte/SES

Fórum discute ações da Assistência Farmacêutica

Atividades e programas de 2012 serão apresentados

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, durante esta semana, o 1º Fórum de Metas e Ações para Fortalecimento dos Serviços Municipais de Assistência Farmacêutica. O objetivo é diagnosticar os serviços públicos de farmácias municipais e, com isso, otimizar e agilizar as ações em conjunto com o Estado. Durante o evento, ainda será apresentado o plano de atividades e investimentos da Superintendência de Assistência Farmacêutica da SES e do Programa de Glaucoma.
O Fórum será realizado nesta segunda-feira (27/02), no auditório do Hospital da Restauração (HR), reunindo representantes das I, II, III, IV, V e XII Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Recife, Limoeiro, Palmares, Caruaru, Garanhuns e Goiana, respectivamente. Na quinta-feira (1º/03), as atividades serão no auditório da IX Geres, em Ouricuri, reunindo, também, representantes das VII e VIII Regionais (Salgueiro e Petrolina). Finalizando o ciclo, na sexta-feira (02/03), no auditório do Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, as VI, X e XI Regionais (Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada).
FÓRUM – O superintendente da Assistência Farmacêutica da SES, José de Arimatea, explica que, em 2012, a pasta dará destaque às ações em parceria com a Atenção Primária, de responsabilidade dos municípios. “Iniciamos um novo ciclo nesse seguimento. Isso tem como objetivo apoiar os gestores municipais na qualificação dos serviços municipais de assistência farmacêutica para garantia do acesso contínuo, racional e humanizado aos medicamentos e insumos”, explica o superintendente.
Segundo Arimatea, todos os municípios serão contactados para preencher um questionário sobre a atual situação da assistência farmacêutica. O material será analisado e, posteriormente, a SAF auxiliará com orientação para melhorar a estrutura física e o suporte logístico. Por ano, o Estado investe cerca de R$ 20 milhões em medicamentos e na compra de glicosímetros e fitas reagentes, beneficiando os pacientes diabéticos.


Postado por Hozana Araújo
Fonre/SES

SES prorroga inscrição para selecionar gestor da XII Geres

Inscrições podem ser realizadas até o 29 de fevereiro

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) prorroga até o dia 29/02 as inscrições para os interessados em ocupar o cargo de gerência da XII Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Goiana. O edital você confere aqui.
Podem se candidatar profissionais que sejam portadores de diploma de nível superior, tenham experiência comprovada no Sistema Único de Saúde (SUS) de, no mínimo, três anos e tenham ocupado cargo de gestão, na área de saúde, no setor público ou privado, nos últimos quatro anos. Outras informações: (81) 3184.0018

Pernambuco bate recorde de transplantes de córnea em janeiro

No primeiro mês de 2012, 113 pessoas saíram da fila de espera

Pernambuco bateu, em janeiro deste ano, o recorde histórico de transplantes de córnea realizados em um mês. Segundo dados da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), 113 pessoas que estavam na lista de espera por uma córnea foram beneficiadas com o procedimento, contra 29 no mesmo período de 2011, o que representa um aumento de 303%.

“Esse número expressivo de transplantes de córnea só foi possível graças ao funcionamento das Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes e das Organizações de Procura de Órgãos de Pernambuco (OPOs). Também devemos ressaltar o empenho dos profissionais de saúde. Eles foram indispensáveis no diagnóstico de morte encefálica, acolhimento dos familiares e manutenção do potencial doador”, ressaltou a coordenadora da CT-PE, Zilda Cavalcanti. No Estado, nove serviços são habilitados pelo Ministério da Saúde (MS) para realizar o transplante de córnea, tendo como centros de referência a Fundação Altino Ventura e o Imip.

Mesmo com os avanços no número de transplantes, a fila de espera por uma córnea ainda é grande, com 1.225 pacientes. Além disso, ainda há espera por rim (1.877 pessoas na lista), fígado (160), rim/ pâncreas (05) e coração (05).
Zé do Rádio – Além das 113 pessoas que voltaram a enxergar ou melhoraram a qualidade da visão, devido à doação de órgãos e tecidos, um transplantado, em especial, tem um grande motivo para comemorar. Ivaldo Firmino dos Santos, o popular torcedor do Sport conhecido como Zé do Rádio, celebra, nesta sexta-feira (02/03), 10 anos do seu transplante de coração. “Este ano eu comemoro aniversário de uma vida nova, uma vida que escolhi querer viver”, disse Zé do Rádio.

Após esperar cinco meses na fila de espera e realizar o transplante, Zé do Rádio se tornou um dos maiores incentivadores da doação de órgãos em Pernambuco. “Só quem passa por uma situação como a minha, sabe a importância desse gesto. Só estou vivo graças ao transplante”, explicou.

Doação
– O primeiro passo para o transplante deve ser dado pelo possível doador, ao informar a família sobre sua intenção de doar. No caso de morte encefálica (cérebro paralisa suas funções, mas o coração permanece batendo) do paciente, os parentes devem procurar o médico responsável para assinar um termo de doação. A partir daí, a central encaminhará o órgão para um receptor compatível. A decisão deve ser rápida, para que o transplante seja bem-sucedido. Vale salientar que o corpo do doador não fica mutilado, como muita gente pensa. Os pré-requisitos são os mesmos exigidos para um doador de sangue: não apresentar doenças contagiosas (a exemplo de hepatite e Aids), câncer com metástase, leucemia e ter sido usuário de drogas.

Mais informações sobre transplantes podem ser obtidas através do telefone: 0800-281-2185.

Postado por Hozana Araújo
Fonte/SES

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Médico é condenado por cobrar consulta no SUS em Minas Gerais

O médico Rimmel Amador Gusman Heredia foi condenado pela Justiça Federal em Minas Gerais por cobrar por consultas e procedimentos realizados em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de sentenciar o profissional a dez anos e um mês de prisão, o juiz Lincoln Rodrigues de Faria, da 1ª Vara Federal de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, ainda determinou que o médico pague 300 dias-multa, com cada dia correspondendo a metade do salário mínimo à época dos fatos, por causa do "comportamento extremamente repugnante, nefasto, mesquinho e que está a merecer a sanção correspondente".

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), as cobranças foram descobertas em 2006, após um paciente denunciar o médico, que atuava no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), unidade que atende exclusivamente pelo SUS. O MPF instaurou inquérito em 2008. Durante as investigações foi constatado que Heredia ainda cometia o mesmo crime. O MPF conseguiu comprovar que o acusado cobrou de pelo menos sete pacientes.

Em depoimentos à Justiça, funcionários do HC também confirmaram as denúncias e contaram que o médico não deveria nem realizar consultas, já que era lotado no setor de Eletrocardiografia e Ecocardigrafia e deveria apenas redigir laudos de exames. Porém, o procurador da República Frederico Pellucci afirmou que o acusado "teria feito do hospital público federal seu ambiente particular de trabalho, realizando consultas e fazendo exames de pacientes particulares que lhe pagavam diretamente quantias em dinheiro para não terem que esperar meses ou anos na fila".

Para Lincoln Faria, Heredia foi movido por "lucro fácil, visto que não precisava do ilícito para sobreviver". O magistrado lembrou que o médico tinha casa em bairro nobre da cidade e que recebia "remuneração do cargo efetivo cumulada com a do cargo em comissão". "A sua atitude revela o caráter de uma pessoa totalmente descomprometida com o cumprimento de seu juramento profissional e que diante das dificuldades dos menos favorecidos que tinham filas do SUS a enfrentar, vendia-lhes, literalmente, a facilidade de um exame rápido", afirmou o juiz na sentença.

Para definir a pena, Faria ainda considerou o agravante de o crime ter sido cometido contra "pessoas pobres, padecendo de doenças e por isso em situação de maior fragilidade, facilmente levadas a sucumbir diante da solicitação de propina". Dos seis advogados que atuam no processo em defesa do médico, quatro têm telefones registrados na seção mineira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), mas nenhum deles atendeu às ligações. Heredia não foi encontrado. O médico ainda pode recorrer da sentença.

Postado por Hozana Araújo
Fonte/JC

Avanços no tratamento do câncer de mama serão apresentados em simpósio no Recife

Prevenção, diagnósticos e os recentes progressos no tratamento do câncer de mama serão os principais assuntos abordados na primeira edição do Recife Breast Cancer Symposium, que acontece no próximo dia 10 de março, no empresarial JCPM, no bairro do Pina. O evento contará com a participação de respeitados oncologistas internacionais.

Estão confirmadas as presenças de quatro pesquisadores sediados em Pittsburgh, membros do National Surgical Adjuvant Breast and Bowel Project – NSABP, um grupo de pesquisa que realiza experimentos clínicos: Dr. Norman Wolmark, Dr. Charles Geyer, Dr. Lawrence Wickerham e Dr. Thomas Julian. No encontro, os oncologistas americanos vão expor seus projetos de pesquisa e levantar discussões sobre diversos temas vinculados ao câncer de mama.

A programação é dividida em nove painéis, onde serão apresentados temas como o manejo de pacientes  com alto risco de câncer de mama (BRCA1 e BRCA2 positivo); o estadiamento axilar em câncer de mama (Lifonodo Sentinela - evidência atual) e  a atualização do Carcinoma Ductal in Situ, que se caracteriza como uma manifestação inicial do câncer de mama. 

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas no site www.recifebreastcancer.com.br 
 
Postado por Hozana Araújo
Fonte/JC

Médico alerta sobre gripe suína, que ainda registra casos no país

O presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, Igor Bastos, disse hoje (20) que a população brasileira está “se esquecendo” da influenza A (H1N1) – gripe suína – e alertou que o país ainda registra casos, inclusive graves, da doença.
Em entrevista ao programa Revista Brasil, ele lembrou que as doenças respiratórias atingem a população de maneira frequente, sobretudo no inverno, quando há maior aglomeração em ambientes fechados. “Mas isso não quer dizer que no verão não possamos ter casos. É menor o índice, mas, mesmo assim, pode acontecer”, ressaltou.
Outro fator importante, segundo o médico, é a imunização contra a gripe suína. “Existe a vacinação, mas muitas pessoas deixaram de tomar a vacina”, disse. “A vacinação é uma maneira de evitar a doença sim, mas a vacina, apesar de a gente acreditar que imuniza, muitas vezes pode não imunizar, dependendo da pessoa. Mesmo vacinado, você pode ter doenças”, completou.
Por isso, Bastos destacou que cuidados básicos como lavar bem as mãos com água e sabão e cobrir a boca ao tossir devem ser reforçados. Pessoas com doenças respiratórias crônicas, como enfizema pulmonar e bronquite, e pessoas imunossuprimidas devem ter os cuidados redobrados.
No fim do ano passado, especialistas alertaram que o Brasil não está livre de enfrentar nova epidemia de gripe suína, como a que atingiu o país em 2009. De acordo com o representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Otávio Oliva, a doença pode voltar a atingir o Brasil e outros países em forma de pandemia.

Postado po Hozana Araújo
Fonte/Agência Brasil

Índice de mortalidade materna de 2011 pode ser o menor dos últimos dez anos

No primeiro semestre do ano passado, foram registradas 705 mortes maternas, ante 870 no mesmo período de 2010, uma redução de 19%, segundo dados divulgados hoje (23) pelo Ministério da Saúde. O cálculo de todo o ano de 2011 ainda está em fase de conclusão.
O governo federal prevê para 2011 a maior queda da mortalidade materna dos últimos dez anos. Considera-se morte materna aquela que ocorre devido a complicações durante a gestação ou até 42 dias após o fim da gravidez e quando provocada por problemas de saúde como hipertensão ou desprendimento prematuro da placenta, ou por doenças preexistentes que se agravam na gestação, a exemplo das cardíacas, do câncer e do lúpus. Estão fora do cálculo as mortes de grávidas por causa externas, como acidentes de carro.
De 1990 a 2010, a taxa de mortalidade materna no Brasil caiu de 141 para 68 mulheres para 100 mil nascidos vivos. A queda ocorreu com mais intensidade até o início dos anos 2000. Desde então, o ritmo tem sido mais lento. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que a redução é resultado da ampliação do acesso ao pré-natal. Atualmente, 98% dos partos são feitos em hospitais e 89% por médicos. A prioridade agora é  melhorar a qualidade do atendimento para manter a tendência de queda.
“Estamos na fase da qualidade do pré-natal e de melhoria da assistência ao parto, fundamentais para que se impacte ainda mais na redução da mortalidade materna”, disse Padilha.
Apesar de ter acompanhamento médico, a jovem Edilane Gonçalves, de 19 anos, reclama do atendimento que vem recebendo.
"Na realidade, não gosto muito da forma com que os médicos dão as explicações. Eu não gosto porque eles não explicam direito grande parte das dúvidas que eu tenho. Sem falar que, muitas vezes, os médicos tratam a gente com ignorância. Outro dia eu desmaiei, por estar em jejum para fazer um exame de sangue, e nenhuma enfermeira ou médico veio me socorrer. O vigilante do posto é que veio me ajudar”, disse a jovem, que faz o pré-natal em um posto de saúde próximo a Ceilândia, cidade do Distrito Federal.
A Meta do Milênio das Nações Unidas estabelece taxa de 35 mortes maternas para cada 100 mil nascidos vivos até 2015. Para alcançá-la, o Brasil precisa reduzir a taxa atual pela metade. Para o ministro Padilha, o desafio é viável. Na avaliação de especialistas de saúde, entretanto, é improvável que o país consiga cumprir o compromisso.
A hipertensão arterial é a primeira entre as cinco principais causas de mortes na gravidez, correspondendo a 13,8 casos para cada grupo de 100 mil nascidos vivos – apesar de ter sido registrada queda de 66% em dez anos. Em seguida, aparecem hemorragia, infecções pós-parto, aborto e doenças no aparelho circulatório.
O Nordeste e o Sudeste concentram o maior número de mortes maternas. Das 1.617 mortes notificadas em 2010, 1.106 ocorreram nas duas regiões. No Norte, foram 193, no Sul, 184, e no Centro-Oeste, 131.
A partir de abril, o governo iniciará o pagamento de R$ 50 para ajudar as gestantes no deslocamento até as maternidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O valor será pago por meio de um cartão magnético da Caixa Econômica Federal.

Postado por Hozana Araújo
Fonte/Agência Brasil

Governo estuda tornar crime exigência de cheque caução por hospitais particulares

O governo federal estuda tornar crime a exigência de cheque caução por hospitais particulares, informou ontem (23) o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Elaborado pelos ministérios da Saúde e da Justiça, o projeto de lei quer penalizar as entidades que usam dessa prática.
“A ideia é de tipificar a exigência do cheque caução como crime contra a economia popular e com isso poder estabelecer penalidades. Queremos encaminhar o mais rápido possível [ao Congresso Nacional]”, explicou Padilha, acrescentando que as punições ainda estão em estudo, como aplicação de multa.
O Código de Defesa do Consumidor trata como prática abusiva a cobrança de cheque caução, sujeita à multa.
Padilha negou que a proposta tenha sido motivada por causa da morte do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, 56 anos, em janeiro deste ano. Ele morreu por causa de um infarto, após ter o atendimento negado em dois hospitais privados de Brasília. Para atendê-lo, as instituições teriam exigido cheque caução. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal.
Outra mudança em análise é ampliar o papel da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para fiscalizar também os hospitais privados e prestadores de serviço - como clínicas e laboratórios - conveniados aos planos de saúde. Atualmente, a agência regula somente as operadoras dos planos de saúde.
“Ela [ANS] não pode regular os serviços de urgência e emergência dos hospitais e prestadores de serviço das operadoras. Não há esse marco legal para os hospitais privados”.
No último dia 14, o diretor-presidente da ANS, Mauricio Ceschin, já havia defendido a ampliação das competências do órgão. “Entendo que essa [regular as operadoras de planos de saúde] tem sido a posição da agência ao longo de 11 anos, mas não é mais suficiente para enfrentar os problemas que estamos enfrentando”.
 
Postado por Hozana Araúj
Fonte/Agência Brasil

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Encontro do Programa Mãe Coruja em Garanhuns com surpresa para a grupo da VI GERES!

 O encontro Mãe Coruja aconteceu nos dia 14 e 15 agora, estavam reunidos a V a VI e a XI GERES, com o objetivo de receber os novos profissionais e definir metas para esse ano. A surpresa foi o mal súbito que acometeu a profissional Karinne do canto de Buíque, ela foi encaminhada as pressas para o Hospital Dom Moura  com fortes dores pélvica dando a impressão ser uma crise de ovário, chegando lá a mesma  foi submetida a uma cirurgia de apendicite.
Bem, apesar do susto para ela, e para todos, a cirurgia foi um sucesso, ela foi muito bem atendida, a equipe  muito competente, deixamos assim, sob os cuidados de sua mãe. Já na quinta-feira teve e voltou para  casa. No mais a reunião foi um sucesso.


Postado por Hozana Araújo
Com informações de Coordenação em Ação/Raquel Neposiano

Carnaval 2012: Balanço parcial das emergências

Operação Lei Seca abordou 5.704 motoristas durante todos os dias da folia de Momo

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou, das 7h da manhã de ontem (terça – 21/02) até as 7h da manhã de hoje (quarta-feira – 22/02), 1.010 atendimentos nas principais Emergências do Grande Recife. Desse total, 23 pessoas necessitaram de cirurgias. Houve 1 morte relacionada ao Carnaval. Nas 14 UPAs do Estado, foram contabilizados 4.807 atendimentos.

Até agora, somando o balanço das 19h da sexta-feira (17/02) até as 7h de hoje (22/02), foram registrados neste Carnaval, nas principais Emergências do Recife,
4.749 atendimentos, 131 cirurgias, 6 óbitos e 20.741 atendimentos nas 14 UPAs do Estado.

Balanço do Carnaval 2012 nas grandes Emergências do Grande Recife, das 07h de terça (21/02) às 7h de quarta (22/02)
Hospitais Atendimentos Cirurgias/Suturas/Outros Óbitos
HR 133 9                   -                 7 -
HAM 154 -                   3                 - -
HGV 54 2                  3                12 -
HBL 76 -                   -                  - -
HCP 22 -                   -                  - -
HOF 97 5                  7                16 -
HGA 68 -                   -                  - -
HJP 261 -                    -                 - -
HMA 43 5                   -               14 1
HDH 58 2                   -               12 -
HUP 40 -                    -                 - -
HGM 4 -                    -                 - -
Total 1.010 97 1
HR – Hospital da Restauração
HAM – Hospital Agamenon Magalhães
HGV – Hospital Getúlio Vargas
HBL – Hospital Barão de Lucena
HCP – Hospital Correia Picanço
HOF – Hospital Otávio de Freitas
HGA – Hospital Geral de Areias
HJP – Hospital Jaboatão Prazeres
HMA – Hospital Miguel Arraes
HDH – Hospital Dom Helder
HUP – Hospital Ulysses Pernambucano
HGM – Hospital Geral da Mirueira
Balanço do Carnaval 2012 nas UPAS do Grande Recife e interior, das 07h de terça (21/02) às 7h de quarta-feira (22/02)
UPAs Atendimentos
Olinda 341
Igarassu 349
Paulista 304
Caxangá 314
Nova Descoberta 411
Torrões 423
Imbiribeira 344
Ibura 436
Curado 448
Barra de Jangada 350
Engenho Velho 340
São Lourenço da Mata 222
Cabo de Santo Agostinho 164
Caruaru 361
Total 4.807
Balanço parcial das Emergências do interior do Estado – Carnaval\2012 – das 07h de terça (21/02) às 7h de quarta (22/02)
A Secretaria Estadual de Saúde registrou 2.279 atendimentos nas principais Emergências do interior do Estado, das 07h da manhã de ontem (terça – 21/02) às 7h da manhã de hoje (quarta – 22/02). Foram realizadas 50 cirurgias 1 óbito relacionado ao Carnaval.
Até agora, somando o balanço das 19h da sexta-feira (17/02) até as 7h de hoje (22/02), foram registrados neste Carnaval, nas principais Emergências do Interior, 9.814 atendimentos, 184 cirurgias e 6 óbitos relacionados com o Carnaval.
Balanço das grandes emergências no Interior, das 07h de terça (21/02) às 7h de quarta-feira (22/02)
Carnaval-2012
Hospitais Atendimentos Cirurgias/suturas/outros Óbitos
João Murilo (Vitória) 350 -                  12              39 -
Belarmino Correia (Goiana) 202 -                  1                  1 -
Hospital Regional Palmares 155 -                  6                  3 -
Fernandes Salsa (Limoeiro) 164 -                  4                   - -
Regional do Agreste (Caruaru) 73 6                  4                  4 -
Hospital Jesus Nazareno (Caruaru) 23 -                  -                   - -
Dom Moura (Garanhuns) 282 38               15               38 -
Ruy de Barros Correia (Arcoverde) 212 1                  -                  5 1
Regional Inácio de Sá (Salgueiro) 86 3                 1                   9 -
Ermírio Coutinho (Nazaré da Mata) 145 -                  5                  4 -
Regional de Itaparica (Jatobá) 52 -                   3                  - -
Emília Câmara (Afogados da Ingazeira) 118 -                   7                  - -
Professor Agamenon Magalhães (Serra Talhada) 130 1                  8                  - -
Fernando Bezerra (Ouricuri) 83 1                  4                  - -
São Lucas (Fernando de Noronha) 40 -                  -                 40 -
Dom Malan (Petrolina) 164 -                  -                   - -
Total 2.279 263 1
Doação de sangue
Durante o Carnaval o Hemope registrou 393 doações de sangue.
Balanço parcial da Operação Lei Seca / Carnaval 2012
Desde o início da Operação Lei Seca no Carnaval, na sexta-feira (18/02), 5.704 motoristas foram abordados em blitzes e 392 deles foram multados por diversos tipos de infração. No mesmo período, 5.718 testes de alcoolemia foram realizados e 10 condutores autuados em flagrante por apresentarem consumo de álcool acima do limite estabelecido pela Lei.

Postado por Hozana Araújo
Fonte/SES
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...