Informações repassadas pela diretora de Controle de Doenças e Agravos da Secretária de Saúde do Estado (SES), Roselene Hans, dão conta de que o virus tipo 4 da dengue está se espalhando pelo o estado. Alguns municípios já foram notificados com a presença do virús, como Jaboatão do Gaurarapes, na Região Metropolitana de Recife, e também em Serra Talhada e Serrita no Sertão.
A principal preocupação dos especialistas em relação ao tipo 4 é a quantidade de pessoas susceptíveis. Por ter sido o último tipo viral da dengue introduzido no Brasil, quase ninguém no país está imune a ele. O organismo humano tem a capacidade de adquirir imunidade aos diferentes tipos de vírus da dengue após a infecção. Uma pessoa que teve dengue pelo tipo 3, por exemplo, fica imune a ele, mas não aos demais.
Ainda de cordo com Roselene, o tipo 1 passou 15 anos sem circular no estado, gerando uma nova população susceptível: as crinaças e adolescentes de zero a 15 anos. Essa faixa e a dos 20 aos 39 anos estão sendo vítimas da doença com mais frenquência em Pernambuco.
Tags/Saúde/Dengue
Nenhum comentário:
Postar um comentário