quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

SUS ganha serviço de cirurgia vascular no RHP

A cada mês, 600 pacientes do HR e Getúlio serão atendidos na unidade filantrópica


O secretário Antonio Carlos Figueira e o provedor Alberto Ferreira da Costa inauguraram, na manhã de terça-feira (31/01), o novo serviço de cirurgia vascular do Real Hospital Português (RHP) destinado aos pacientes do SUS. São 20 leitos de internação (com previsão de ampliação em 4 vagas), que receberão, a cada mês, 600 pacientes do HR e Getúlio Vargas, desafogando as duas maiores emergências em uma especialidade com grande demanda. Ontem mesmo, três pacientes foram encaminhados para a unidade.
“Hoje, a cirurgia vascular é um dos maiores gargalos do SUS. Com essa iniciativa, estamos desafogando as emergências e garantindo aos pacientes toda a linha do cuidado, com atendimento ambulatorial, exames de apoio ao diagnóstico, cirurgia e medicação”, disse Figueira. À solenidade de inauguração, estavam presentes os secretários-executivos de Regulação e Assistência à Saúde, Humberto Antunes e Tereza Campos, e toda a diretoria do RHP, entre eles o gerente-médico Guilherme Robalinho, ex-secretário estadual de saúde.

O perfil dos pacientes que irão para o serviço são os que desenvolveram doenças vasculares como isquemia crítica e trombose venosa profunda. “São pacientes com doenças cujos fatores de risco são diabetes, hipertensão, obesidade, tabagismo e fatores relativos à idade mais avançada. Esses pacientes serão definidos pela Central de Regulação, junto ao HR e ao HGV, e serão atendidos no nosso ambulatório, onde haverá a triagem e a definição do melhor tratamento.”, explicou o chefe do novo serviço, o médico Walter Von Sohsten. Por mês, o setor terá uma produção de 600 consultas especializadas de urgência, 510 exames de ultra-sonografia com Doppler colorido e 300 arteriografias de membro.

Postado por Hozana Araújo
Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...