quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

HRA: residentes de buco-maxilo facial batem recorde de cirurgias

Ao todo, foram mais de 360 cirurgias em 2011

Em 2011, a equipe de Buco-Maxilo Facial do Hospital Regional do Agreste (HRA) bateu o recorde em cirurgias realizadas. Ao todo, foram 360 procedimentos. A quantidade se deve ao fato de o hospital ser referência no atendimento aos grandes traumas (tiros, facadas e acidentes de trânsito). Sendo assim, existe uma demanda muito grande de pacientes que dão entrada na unidade de saúde apresentando politraumatismos, incluindo os traumas faciais.
De acordo com o coordenador da residência de Buco-Maxilo Facial do HRA, Belmino Torres, o número tão alto de cirurgias realizadas em 2011 se deve, também, ao fato de o paciente ficar, em média, sete dias internado. “Isso faz com que haja uma rotatividade grande, aumentando a quantidade de cirurgias e diminuindo o número de transferências”, explicou. O coordenador ressaltou, ainda, que a equipe de residência do serviço realiza cirurgias diariamente, exceto nas quartas-feiras, mas já existe a possibilidade de nesse dia haver procedimento também.
No Regional do Agreste, os procedimentos mais frequentes são as fraturas faciais. “Dentre elas, podemos citar as fraturas de mandíbula e de nariz, por exemplo. Já os procedimentos menos frequentes são as cirurgias da Articulação Têmporo Mandibular (ATM), cirurgias ortognáticas, tratamento cirúrgico das infecções odontogênicas e o tratamento cirúrgico das patologias maxilo faciais”, lembrou Belmino Torres. Atualmente existem quatro residentes no HRA. Vale salientar que todos os procedimentos realizados pelos residentes estão sob o acompanhamento do preceptor.
Do ponto de vista do coordenador da residência de buco maxilo facial, o serviço possui dois pontos fortes no Regional do Agreste: a rotatividade e a resolutividade, além do tratamento ético e humanístico que sempre é dado aos pacientes. “Esses são alguns elementos que fazem com que o trabalho desenvolvido pelos nossos residentes seja reconhecido, fazendo com que cada um deles alcance sucesso na profissão que escolheram”, comemorou Belmino Torres.
Até o início de fevereiro deste ano, a equipe de residentes de buço-maxilo do Regional do Agreste realizou cerca de 45 cirurgias.

Postado por Hozana Araújo
Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...