Em sua primeira expedição ao Interior do Estado, entre os dias 20 e 30 de janeiro, a Operação Lei Seca, sob coordenação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), já apresenta resultados positivos. Em 10 dias de operação no Sertão do Araripe – região que apresenta o maior índice de mortalidade e acidentes de trânsito por 100 mil habitantes em Pernambuco – o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) registrou uma redução de 68% no número de óbitos por acidentes com veículos de transporte terrestre.
O comparativo é entre os meses de janeiro de 2011 e 2012. No ano passado, foram registrados 16 óbitos, enquanto este ano, cinco mortes foram computadas. No município de Ouricuri, onde ocorrem os festejos de São Sebastião, período mais movimentado na região, de 24 a 29 de janeiro, nenhum óbito foi registrado. Já no mesmo período do ano passado, nove pessoas morreram vítimas de acidente de trânsito.
Segundo registros do Hospital Regional Fernando Bezerra, referência em urgência e emergência para a população do Araripe, 71% das vítimas atendidas por acidente de transporte, em 2011, neste mesmo período, apresentavam associação com o consumo de bebidas alcoólicas. Este ano, apenas 14% tinham relação. “Essa foi a nossa primeira operação no Interior e nosso objetivo já foi alcançado. Demonstrar que as ações realizadas pela Operação Lei Seca podem salvar vidas”, comentou o coordenador-executivo da Lei Seca, André Cavalcanti.
Do dia 20 ao dia 30 de janeiro, foram abordados 1.393 veículos, sendo 570 motos. Desses, 503 foram multados por irregularidades e 151 motoristas tiveram a carteira recolhida. Vinte foram levados à delegacia para que fosse lavrado o flagrante, por apresentarem consumo de álcool acima do limite estabelecido pela Lei.
Em relação ao total de pessoas acidentadas durante os seis dias de festa na cidade de Ouricuri, no ano passado, 48 foram vítimas de acidentes por veículo de transporte terrestre. Este ano, foram 36 acidentados, totalizando uma redução de 25%. Em 2010, as cidades de Trindade, Ouricuri e Araripina somaram 43 óbitos por acidente de moto, o que representa 80% das mortes por acidentes de transporte terrestre da região.
Lançamento – Na última sexta-feira (27/01), foi lançado, na cidade de Ouricuri, o Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Motos. O evento marcou a ampliação da política de prevenção aos acidentes de motos para todo o Estado e a descentralização das ações através das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). Durante o lançamento, foi apresentado um projeto de georeferenciamento para 64 quilômetros da BR-316, trecho que liga Ouricuri ao município de Araripina.
“O processo permite, via GPS, mapear pontos onde aconteceram os acidentes envolvendo vítimas fatais, ou não, em 2011. Depois, iremos repercutir os números para ver que medidas poderão ser adotadas nessas áreas que merecem mais atenção”, pontuou o coordenador-executivo do Comitê de Prevenção, João Veiga.
Postado por Hozana Araújo
Fonte/SES
Nenhum comentário:
Postar um comentário