quarta-feira, 7 de março de 2012

Ceatox inaugura jardim de plantas tóxicas

Centro identificou espécies, partes tóxicas e sintomatologia

O Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE) abriu seu Jardim de Plantas Tóxicas para visitas guiadas. Localizado na área externa das novas instalações do serviço, no bairro da Boa Vista, o jardim possui espécies de plantas ornamentais tóxicas comuns nessa região. Nesta quarta-feira (07/03), 80 alunos de uma escola municipal farão parte do primeiro grupo a visitar o espaço.
Segundo a coordenadora do Ceatox, Lucienide Porto, geralmente, a intoxicação por plantas acontece por desconhecimento do potencial tóxico da espécie. “Muitas vezes, temos essas plantas em nossos quintais, jardins, vasos, e não sabemos o quanto podem ser perigosas, caso sejam ingeridas ou caso haja contato dos olhos e mucosas com algumas partes dessas plantas”, explica. No jardim, todas as plantas estão identificadas com espécie, partes tóxicas e sintomatologia em caso de contato e ou ingestão, para facilitar o reconhecimento pelo público.
Estatísticas nacionais mostram que 60% dos casos de intoxicação por plantas tóxicas no Brasil ocorrem com crianças menores de nove anos e que 80% deles são acidentais. “Realizamos um estudo de quase duas décadas de intoxicação por plantas e observamos que as crianças são as mais expostas a esse tipo de intoxicação. Por isso, reunimos, nesse jardim, as plantas tóxicas mais envolvidas em acidentes em nosso Estado”, ressalta Lucineide.
“O objetivo do Centro é ajudar na prevenção e intensificar as ações de promoção à saúde, com campanhas educativas, ações em escolas para alertar a população, sobretudo as crianças, pais e cuidadores para esses tipos de acidentes”, pondera a coordenadora. Escolas e outras entidades que queiram visitar o espaço podem fazer a marcação pelo 0800.722.6001 ou pelo (81) 3181.6451.
CEATOX – O órgão possui equipe multiprofissional atuando 24 horas por dia para prestar assistência rápida, por telefone, à sociedade e aos profissionais de saúde. Por meio do número 0800.722.6001, é possível tirar dúvidas sobre os casos de intoxicações e acidentes com animais peçonhentos e para onde seguir para obter acompanhamento médico.

Postado por Hozana Araujo
Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...