Unidade é referência estadual em traumatologia
Nesta segunda-feira (19/03), o Hospital Getúlio Vargas (HGV) completa 59 anos de funcionamento. Referência em traumatologia, a unidade realiza, mensalmente, mais de 20 mil atendimentos (2 mil na emergência e 12 mil nos ambulatórios) e 800 cirurgias. Para celebrar a data, serão promovidas duas palestras, a partir das 9h, com o tema A mulher na rede pública e Instituição Pública. Haverá, ainda, apresentação musical de Carlos Pedrosa, com violino cigano, feira de artesanato dos funcionários do HGV e coquetel comemorativo.
Situado no bairro do Cordeiro, o hospital atua nas áreas de cirurgia geral, clínica médica, urologia, cirurgia vascular, bucomaxilo facial e neurocirurgia. Em novembro de 2011, foi inaugurado um Centro de Reabilitação e Readaptação Física, que possibilitará o tratamento, a cada mês, de cerca de 5 mil pacientes com sequelas de acidentes ou problemas motores. Também em 2011, o HGV ganhou uma enfermaria traumato-ortopédica, com 30 leitos. Ambos os setores atuam, principalmente, na tentativa de diminuir as seqüelas dos acidentados de trânsito, principalmente os causados por moto.
O HGV possui 414 leitos, sendo 31 de UTI, e 5 leitos de hospital dia. Essa ala tem a função de receber, para recuperação e observação, os pacientes submetidos a cirurgias de médio e pequeno porte, evitando que eles disputem vagas de internamento nos leitos de emergência, que passam a dar maior atenção os casos mais graves. Para cuidar da população, são necessários 2.486 colaboradores, entre equipe médica, administrativo e serviços gerais.
A unidade ainda é certificada pelos ministérios da Saúde e Educação, desde 2004, como hospital de ensino, oferecendo residência médica em várias áreas, com destaque nas especialidades de cirurgia de mão, do aparelho digestivo e de coluna, as únicas disponíveis em um hospital da rede estadual, além de geriatria, credenciada em 2011. Também são oferecidos estágios de nível técnico e superior por meio de convênios com instituições de ensino superior.
Potado por Hozana Araújo
Fonte/SES
Nenhum comentário:
Postar um comentário