segunda-feira, 5 de março de 2012

HR: Primeiro diagnóstico do SOS Emergências é apresentado

Ministro Alexandre Padilha colaborou com ideias para a construção do plano

O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, e o diretor do Hospital da Restauração (HR), Miguel Arcanjo, apresentaram ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o primeiro diagnóstico da situação da unidade, uma das 11 inscritas no programa SOS Emergências. A partir do debate, será pactuado o plano de ação para melhorias na infra-estrutura e na dinâmica do hospital. “Esse é um diagnóstico detalhado da realidade do hospital. Com isso, vamos pode melhorar o acompanhamento aos pacientes e agilizar a rotatividade dos leitos”, salientou o ministro Alexandre Padilha.
Entre os pontos já acordados, o secretário Antonio Carlos Figueira ressaltou a necessidade de ampliar os leitos de neurologia do HR, já que ele é a única referência da rede estadual. “Reconhecemos que ainda precisamos avançar na área da Saúde, e isso é uma ação prioritária de Governo. Desde 2001, trabalhamos para tirar todos os pacientes do corredor do HR. Agora, vamos fechar um conjunto de ações para melhorar ainda mais os serviços prestados à sociedade pernambucana por essa instituição”, frisou Figueira.
PROGRAMA – Além do HR, outros dez hospitais fazem parte do programa do Governo Federal. Com o plano, o HR receberá R$ 3,6 milhões para custeio com ampliação e qualificação da assistência e até R$ 3 milhões para aquisição de equipamentos e realização de obras e reformas na área física. O Estado também repassará recursos próprios para otimizar o alcance da iniciativa.
Entre os destaques do plano apresentado ao ministro, está a implantação do Núcleo de Acesso de Qualificação Hospitalar, que permitirá a informatização dos resultados dos exames realizados dentro da unidade e seu acesso online pelos médicos. Para isso, computadores serão instalados nas emergências.
Outra novidade será a o uso de uma ferramenta de gestão (Kanban), que monitora o tempo médio de permanência do paciente na sala da emergência clínica, apontando quando ele deve ser transferido para unidade de internação. O HR possui sete salas, totalizando 84 leitos. O acompanhamento será realizado por meio de cores que identificam as categorias do tempo. “Esses processos só visam agilizar, cada vez mais, a atuação do corpo clínico e otimizar o tempo. Ferramentas como esta, que identificam quantos dias o paciente deve ficar na emergência, por exemplo, proporcionam alta rotatividade aos leitos, desafogando a emergência”, cometa Figueira.
As entradas das emergências clínica, pediátrica, geral e recepção social também serão equipadas com televisores que irão orientar os acompanhantes e informar o público sobre a rotina do hospital.
PERFIL HR – O Hospital da Restauração (HR) é a maior unidade da rede de saúde pública de Pernambuco e também o maior e mais complexo serviço de urgência e trauma do Norte/Nordeste. Por mês, realiza 10 mil atendimentos emergenciais, 13 mil ambulatoriais e 800 cirurgias.

Postado por Hozana Araújo
Fomte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...