Ministro Alexandre Padilha e o secretário Antonio Carlos Figueira acompanham exposição
O Hospital da Restauração (HR), uma das duas grandes emergências do Estado a ser contemplada pelo programa federal SOS Emergências, que visa a qualificação da gestão e do atendimento em grandes hospitais do SUS, apresenta nesta sexta-feira (02/03), a partir das 8h, um plano de ação que aponta as primeiras medidas a serem realizadas pela unidade de saúde. O HR, por meio do programa, receberá, anualmente, R$ 3,6 milhões para custeio com ampliação e qualificação da assistência e até R$ 3 milhões para aquisição de equipamentos e realização de obras e reformas na área física.
O plano de ação e um diagnóstico completo do hospital, elaborado por técnicos do Ministério da Saúde (MS), Secretaria Estadual de Saúde (SES) e HR será detalhado pelo diretor do hospital, Miguel Arcanjo, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do secretário estadual da pasta, Antonio Carlos Figueira. Entre os destaques do plano, está a implantação do Núcleo de Acesso de Qualificação Hospitalar, que permitirá a informatização dos resultados dos exames realizados dentro da unidade e seu acesso online pelos médicos. Para isso, computadores serão instalados nas emergências.
Outra novidade será a o uso de uma ferramenta de gestão (Kanban), que monitora o tempo médio de permanência do paciente na sala da emergência clínica, apontando quando ele deve ser transferido para unidade de internação. O HR possui sete salas, totalizando 84 leitos. O acompanhamento será realizado por meio de cores que identificam as categorias do tempo. “Esses processos só visam agilizar, cada vez mais, a atuação do corpo clínico e otimizar o tempo. Ferramentas como esta, que identificam quantos dias o paciente deve ficar na emergência, por exemplo, proporcionam alta rotatividade aos leitos, desafogando a emergência”, cometa Figueira.
As entradas das emergências clínica, pediátrica, geral e recepção social também serão equipadas com televisores que irão orientar os acompanhantes e informar o público sobre a rotina do hospital. “Demoramos cerca de dois meses para concluir esse documento, que contém 176 páginas. Acredito que essas medidas irão mudar a realidade da unidade”, destaca o diretor da unidade, Miguel Arcanjo. O Hospital Getúlio Vargas (HGV) também foi beneficiado pelo SOS Emergências e está finalizando o diagnóstico para iniciar seus os processos de melhoria.
PERFIL HR – O Hospital da Restauração (HR) é a maior unidade da rede de saúde pública de Pernambuco e também o maior e mais complexo serviço de urgência e trauma do Norte/Nordeste. Por mês, realiza 10 mil atendimentos emergenciais, 13 mil ambulatoriais e 800 cirurgias.
Postado por Hozana Araújo
Fonte/SES
Nenhum comentário:
Postar um comentário