segunda-feira, 12 de março de 2012

Serra Talhada ganha urgência odontológica 24h

Serviço cuidará dos problemas da média complexidade

O Hospital Regional Prof. Agamenon Magalhães, em Serra Talhada, já está equipado com o serviço de urgência e emergência odontológica. A inauguração foi na manhã desta sexta-feira (09/03), com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, do gestor da XI Geres, Clóvis Carvalho, e a diretora da unidade, Karla Millene. Até o momento, os pernambucanos podem tratar da saúde bucal, na rede do Estado, nos hospitais regionais de Palmares e Limoeiro e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Olinda, Paulista, Engenho Velho e Curado. Por dia, cada uma pode fazer até 50 atendimentos, totalizando 10,5 mil por mês.
“Serra Talhada é a primeira Regional do Sertão a receber a urgência odontológica 24h. Para a região, ainda vamos anunciar, neste ano, a UPA de Especialidades e uma Central de Regulação do Samu”, avisou o secretário Antonio Carlos Figueira. Ele ainda ressaltou que a cidade terá um campus de medicina da UPE, o que fortalecerá ainda mais a área de saúde da localidade.
O atendimento dos pacientes será feito de acordo com a classificação de risco. Eles poderão tratar das dores de dente, problemas periodontais (gengiva), alterações na mucosa da cavidade oral, dores nas articulações bucais e problemas decorrentes de acidentes e violência (traumas leves). Os casos de rotina (não de urgência) devem ser tratados em postos de saúde ou com as equipes de Saúde da Família. Já os casos graves, como traumas, podem ser encaminhados às grandes emergências. Para manter o serviço, serão investidos R$ 60 mil mensais.
“O Plano Estadual de Saúde Bucal em Pernambuco, criado no último mês de setembro, é uma novidade implantada nesta gestão, não só na Região Metropolitana, mas que beneficiará todas as Regionais de Saúde. Agora, os pernambucanos não vão precisar passar a noite sofrendo com as dores bucais, já que eles terão os serviços funcionando 24h por dia, sete dias por semana”, frisa o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira.
Até o segundo semestre de 2012, os serviços odontológicos estarão implantados nos Regionais de Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e na UPA de Especialidades de Petrolina (com previsão de inauguração no segundo semestre de 2012). A previsão é concluir a expansão em agosto de 2012. Com as urgências (UPAs e Regionais), a SES investirá, anualmente, R$ 7,9 milhões.
Adicionar legenda
Geres – À tarde, também em Serra Talhada, ocorreu a reunião do Colegiado das Gerências Regionais de Saúde (Geres). O encontro foi na sede da XI Geres, encabeçado pela secretária-executiva de Coordenação Geral, Ana Paula Sóter. Em pauta, o monitoramento das ações das 11 Gerências de Pernambuco. Esta é a primeira vez que a reunião do Colegiado não é realizada no Recife.
Durante o encontro, a principal pauta discutida foi o processo de implantação da Rede Cegonha em todo o Estado. O programa busca qualificar a assistência materno-infantil,  desde o acolhimento aos dispositivos que recebem esse público – maternidades, leitos de UTI, entre outros.
As Geres são unidades administrativas da secretaria estadual de Saúde distribuídas em todo o Estado, com importante papel na implantação da Política Estadual de Saúde, especialmente no Interior, atuando no apoio à atenção básica, supervisão das ações municipais, reestruturação dos hospitais regionais, combate à mortalidade materno-infantil e enfrentamento das mais diversas endemias.

Postado por Hozana Araújo
Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...