Data foi instituída pela ONU em memória ao Massacre de Shaperville, na África do Sul
Nesta quarta-feira (21/03), a secretaria estadual de Saúde, através da coordenação de Atenção à Saúde da População negra, celebra o Dia Mundial de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Durante o período da manhã, panfletos e vídeos informativos com temática voltada para a eliminação da discriminação racial serão distribuídos em todos os setores da sede da SES, no bairro do Bongi.
“O racismo, impregnado no cotidiano da sociedade brasileira, contribui para a persistência das desigualdades sociais. Neste sentido, a criação da coordenação de Atenção à Saúde da População negra, no âmbito da SES, é muito importante por garantir os direitos de cidadania, através de acesso qualificado às ações de saúde, respeitando as especificidades da Saúde da População Negra”, salienta a coordenadora estadual de Atenção à Saúde da População Negra da SES, Miranete Arruda.
O Dia Mundial de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao Massacre de Shaperville. Em 21 de março de 1960, 20.000 negros de Joanesburgo, na África do Sul, protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão e o saldo da violência foram 69 mortos e 186 feridos.
Postado por Hozana Araújo
Fonte/SES
Nenhum comentário:
Postar um comentário