quinta-feira, 7 de julho de 2011

Glicosímetros vão fortalecer o controle da diabetes

SES entrega mais de 18 mil aparelhos para monitorar o nível de açúcar no sangue

Diabéticos de todo o Estado terão um reforço no controle da doença. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está entregando mais de 18 mil glicosímetros para 152 municípios pernambucanos. Os aparelhos permitem aferir o nível de glicemia desses pacientes e estarão disponíveis na rede de Atenção Básica, como postos de saúde. O teste permite conhecer as taxas de açúcar e avaliar a eficiência do plano alimentar, da medicação oral e, principalmente, da administração de insulina. Atualmente, Pernambuco conta com pouco mais 138 mil pacientes diagnosticados com diabetes.
A entrega será realizada hoje (07/07), às 9h, no Memorial de Medicina de Pernambuco (Rua Amaury de Medeiros, nº 206 – Derby), durante o Simpósio de Auto Monitoramento da Glicemia Capilar em Pacientes Diabéticos. O evento terá a participação do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, que entregará os aparelhos, e de mais cem gestores municipais de saúde.
Os municípios vão repassar os glicosímetros aos seus pacientes para que o monitoramento das taxas de glicemia seja feito em casa. Após o prazo estimado pelo médico, ele retorna à unidade de saúde com o resultado dos exames para que o médico avalie a eficácia do tratamento, identificando, também, a necessidade de mudanças.
A entrega dos glicosímetros será feita em três momentos. A primeira remessa inclui 9.420 unidades de um total de 18.879 aparelhos que serão repassados até novembro de 2011. Também serão entregues 188.790 caixas de fitas para a realização dos exames, o que possibilita quase 9,5 milhões de testes. Ao todo, estão sendo investidos pouco mais de R$ 2,689 milhões na compra desses insumos.
“Temos orientado os municípios quanto à disponibilidade destes insumos e implementação ou melhoria das ações para monitoramento da glicemia capilar de forma mais eficiente”, lembrou o superintendente da Assistência Farmacêutica, José de Arimatea.
Para execução do programa em 2011, os municípios informaram suas necessidades de fitas e glicosímetros, respeitando o limite de recursos pactuado. Entre os 185 municípios pernambucanos (incluindo Fernando de Noronha), apenas 33 (18%) não informaram a sua demanda pelo aparelho. Nesse grupo, está o município do Recife que, por ter programa próprio, solicitou apenas o repasse dos recursos. Já o município de Jaboatão dos Guararapes receberá a maior parte dos glicosímetros, ao todo, 1.500 aparelhos.
A segunda parte dos aparelhos será enviada em agosto e a terceira, em novembro. Ainda segundo Arimatea, “até o mês de julho, os municípios (que ainda não fizeram o pedido) podem informar a sua necessidade ou alterar a quantidade já solicitada”. (Postado por Hozana Araújo)

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...