terça-feira, 26 de julho de 2011

Troca de experiências marca segunda reunião do Comitê de Motos

Segunda reunião dos integrantes do comitê foi realizada na tarde de hoje (25/08)

O Comitê Estadual de Redução aos Acidentes de Moto realizou sua segunda reunião na tarde de hoje (25/08), no Palácio do Campo das Princesas. O encontro possibilitou a troca experiências no enfrentamento a esse tipo de acidente, considerado uma epidemia para a Saúde, entre os integrantes do comitê e o presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), Moacyr Alberto Paes, e gestores do município de Olinda.
O secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, coordenador do comitê, adiantou ainda que a campanha de mídia está sendo finalizada, e vai levar o alerta sobre os riscos de acidentes para a população. O comitê vai atuar em eixos prioritários para a diminuição dos acidentes de moto: Legislação, Fiscalização, Proteção Individual e Educação.
Segundo o presidente da Abraciclo, a frota de motos aumentou em todo o país. Meio de transporte mais econômico, o número de motos passou de 4 milhões, em 2000, para 17,4 milhões, até junho de 2011. Em Pernambuco, esse número pulou de 154 mil, em 2000, para 683 mil, em 2011. O crescimento da frota estadual foi 8% maior que o nacional. Pernambuco ainda é responsável por 34,09% das vendas nacionais de moto. “Pesquisas no estado de São Paulo revelaram que o número de acidente é maior entre motoqueiros autodidatas”, destacou Moacyr, sobre a importância de melhorar as habilidades dos motoqueiros no trânsito.
O comitê foi apresentado ao evento MotoCheck-up, promovido pela Abraciclo, onde donos de motos podem levar seu veículo para uma inspeção, sem caráter punitivo, e descobrir o estado de manutenção da moto. O freio traseiro (49%), a caixa de direção (44%) e o freio dianteiro (42%) foram os três itens que apresentaram maior necessidade de manutenção. Na manhã de hoje, o secretário de Saúde recebeu o presidente da Abraciclo em seu gabinete.
“A moto, hoje, é um problema de saúde, mas foi preciso identificar onde esse problema acontecia”, justificou a secretária de Saúde de Olinda, Tereza Miranda, sobre a implantação do sistema de georeferenciador no município. O Núcleo de Geoprocessamento de Olinda (NUGEO) colocou aparelhos de GPS nas cinco unidades do SAMU 192 que atendem ocorrências na cidade. Por meio desses aparelhos, foi possível mapear e identificar as ruas onde ocorre o maior número de acidentes envolvendo motos, sinalizando áreas prioritárias para intervenção. Acidentes envolvendo moto representaram cerca de 56% do total, em 2009, passando para 63%, em 2010, e 71% (até o primeiro semestre) em 2011. (Postado por Hozana Araújo).

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...