segunda-feira, 4 de julho de 2011

Vício do fumo não é apenas químico

Sessões de combate ao cigarro abordam três fatores: químico, comportamental e psicológico

Para largar o vício, fumantes precisam vencer mais do que a dependência química causada pela nicotina. Fatores psicológicos e comportamentais devem ser tratados com a mesma importância. “Algumas pessoas têm no cigarro uma espécie de companheiro, ou ainda criam hábitos relacionados ao fumo, fumando após as refeições ou após um cafezinho”, explica a coordenadora de Controle do Tabagismo da SES, Graça Maciel, sobre como esses aspectos podem estar relacionados à dificuldade de largar o vício.
Para fortalecer a rede de cuidados com pacientes que querem para de fumar, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) está promovendo a capacitação Abordagem Intensiva do Fumante, hoje (04/07), às 9h, para cerca de 50 profissionais de 18 municípios que compõem a I Regional de Saúde (Geres). A atualização será realizada na sede da I Geres.
O tratamento tem início com sessões em grupo, que recebem entre 10 e 15 fumantes, uma vez por semana. Durante uma hora e meia, eles discutem as dificuldades de largar o cigarro e compartilham suas experiências. É durante esses encontros que eles recebem suporte e aconselhamento de profissionais da saúde com foco em três aspectos: químico, psicológico e de condicionamento. Os participantes aprendem que, para deixar o vício, é preciso combater mais que a nicotina.
Sessões em grupo são mais importantes que medicamentos
Segundo Maciel, em um mês os fumantes largam o vício, mas seguem acompanhados por médicos, que, durante um ano, avaliam a sua adaptação à nova vida sem o cigarro. A abstinência pode causar insônia, cefaléia, irritabilidade, prisão de ventre ou até diarréia, entre outros. Nos casos extremos, o médico pode prescrever o uso de pastilhas e adesivos, que substituem a nicotina do cigarro. A dosagem desses medicamentos é diminuída com o tempo, até que o paciente não precise mais deles. “Mas o mais importante são as sessões em grupo. Os remédios só são prescritos para pessoas com grande dificuldade de largar o fumo”, destacou Maciel.
As pessoas interessadas em largar o cigarro devem procurar os serviços municipais, como PSFs, CAPs e até Policlínicas. Além desses, o Hospital da Restauração (HR) e Getúlio Vargas (HGV) também oferecem os atendimentos por meio de sessões. Os próximos municípios que vão participar dessa capacitação serão os da III Geres, dia 05 de julho, e da II Geres, dia 13. (Postado por Hozana Araújo).

Fonte:SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...