quarta-feira, 13 de julho de 2011

GTs discutem a redução do óbito infantil e fetal

Evento reúne representantes de 19 municípios

Municípios da I Gerência Regional de Saúde (Geres) se reúnem para discutir o óbito infantil, na manhã de hoje (13/07), a partir das 8h, na sede da I Geres, no bairro do Espinheiro. Em 2010, as 19 cidades dessa região registraram um total de 759 óbitos em menores de um ano de idade, e outros 485 óbitos fetais.
Essa é a primeira vez que esse monitoramento é realizado de forma descentralizada, permitindo a troca de experiências entre os gestores municipais da I Geres. “O objetivo é verificar onde existe falha e o que pode ser feito para que não ocorram óbitos similares”, resumiu Mariana Lopes, técnica da Vigilância do Óbito Infantil/Fetal da SES. Ainda segundo ela, o encontro foi definido durante a última reunião do Comitê Estadual de Prevenção e Redução de Mortalidade Infantil e Fetal.
“Os Grupos Técnicos interferem diretamente para reduzir a mortalidade infantil”, destacou a coordenadora de Vigilância da Natalidade da SES, Idalacy Barreto, sobre a importância de intensificar a vigilância do óbito infantil. Quatro municípios da I Regional já contam com Grupos Técnicos (GT) formados por profissionais envolvidos diretamente na assistência à mãe e ao bebê, como pediatras, neonatologistas, enfermeiros, além de um profissional da Vigilância. O intercâmbio de experiências promovido pelo encontro também ajudará os municípios restantes na implantação os seus GTs. (Postado por Hozana Araujo 13/07/2011)

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...