sexta-feira, 1 de julho de 2011

Pernambuco ajudará o Brasil a combater o crack


O plano de enfrentamento ao crack do Governo de Pernambuco vai ajudar a nortear as ações de combate à droga que serão anunciadas pelo Governo Federal no final do próximo mês. A notícia foi dada nesta quinta-feira (30/06) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante reunião com o governador Eduardo Campos em Brasília-DF.

Na próxima semana, nos dias 13 e 14, equipes dos ministérios da Saúde, Justiça e Assistência Social, entre outros, estarão no Recife para uma série de reuniões com representantes das dez secretarias estaduais envolvidas no Plano de Ações Sociais Integradas de Enfrentamento ao Crack lançado em maio do ano passado.

O modelo de repressão ao crack desenvolvido pelo Governo de Pernambuco servirá de exemplo para os demais estados da federação. “Pernambuco é o primeiro estado ouvido por nós por reconhecemos o trabalho de articulação intersetorial feito pela administração estadual e pelos resultados das ações já em andamento no Estado”, disse Padilha, lembrando que a questão do crack foi amplamente destacada pela presidente Dilma Rousseff durante a campanha eleitoral do ano passado e uma das prioridades da atual gestão.

“Fiquei muito feliz de poder ser chamado pelo Governo Federal através das experiências de Pernambuco no enfretamento dessa epidemia gravíssima do craque, que está destruindo a vida de muitos jovens e de muitas famílias”, agradeceu Eduardo.

Após o encontro com o ministro, Eduardo informou que a presidenta Dilma deverá lançar em agosto um plano nacional no cuidado aos dependentes da droga, mas antes disso ajudará o Estado na “ampliação dos leitos de hospitais, na retaguarda de comunidades terapêuticas e na estruturação de um programa de proteção às vítimas do crack”. O trabalho articulado entre a União e os governos estaduais, para Eduardo, age “de forma severa” no combate tanto do tráfico, como ajuda a salvar àqueles que caíram diante do vício.

Uma sugestão apresentada pelo governador ao ministro foi a transformação dos espaços, onde funcionavam os antigos manicômios, em novos centros de acolhida de dependentes químicos. “Faríamos uma ampla adequação desses espaços para que possamos receber mais pessoas. As fazendas e centros de acolhida existentes hoje são espaços pequenos, que não atendem toda a demanda”, explicou Eduardo.

O treinamento de ex-usuários nos quartéis das forças armadas brasileiras também foi apresentado pelo governador Eduardo Campos como sugestão. “Lá eles teriam noções de disciplina e hierarquia, ao mesmo tempo em que poderiam praticar atividades físicas. Tudo isso ajudaria a mantê-los ‘limpos’”, defendeu.  

Os secretários estaduais Antônio Carlos Figueira (Saúde) e Laura Gomes (Desenvolvimento Social e Diretos Humanos) também participaram da audiência na sede do Ministério da Saúde.

PIONEIRISMO

O Plano de Ações Sociais Integradas de Enfrentamento ao Crack vai receber R$ 40 milhões em investimentos até 2014. Contém 18 temas principais e um conjunto de iniciativas nas áreas de prevenção, repressão qualificada, acolhida dos dependentes, tratamento e inclusão sócio-produtiva.

Em menos de um ano, cinco novos centros de atendimento aos usuários de drogas foram abertos e outros seis consultórios de rua foram montados. O número de leitos voltados para desintoxicação de usuários pulou de sete para 72. Cerca de dez mil profissionais foram capacitados e seis conferências regionais foram realizadas para discutir a questão. (Postado por Hozana Araújo).

Fonte:Portal PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...