segunda-feira, 4 de julho de 2011

Saúde amplia e interioriza oferta de leitos de UTI

Ao todo, serão abertos 158 novos leitos

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) abrirá, até o final do ano, 158 leitos de UTI, elevando de 729 para 887 a oferta de terapia intensiva para usuários do SUS em todo o Estado. Com essa ampliação, dez das 11 regionais de saúde de Pernambuco contarão com esse suporte – o que, atualmente, só existe na Região Metropolitana do Recife, Caruaru, Arcoverde, Garanhuns, Petrolina (hospitais próprios e privados conveniados ao SUS) e Serra Talhada (somente rede privada conveniada). O investimento será de R$ 12 milhões em obras, mais R$ 3,8 milhões de custeio a cada mês.
“A ampliação da oferta de UTI com qualidade e a interiorização é uma prioridade da gestão. Analisando um estudo da nossa demanda e do tempo médio de permanência atual em um leito, estimamos que essas novas vagas terão capacidade para assistir 711 pacientes por mês, o que impactará profundamente na redução da fila e do tempo de espera por um leito”, explica o secretário Antonio Carlos Figueira. Na interiorização da assistência especializada, o secretário informa que este mês começam as obras de construção das UPAs de Especialidades em Caruaru, Garanhuns e Petrolina.
Serão abertos leitos de UTI nos hospitais Pelópidas Silveira (28), Imip (20), Sílvio Magalhães – Regional de Palmares (20), Waldemiro Ferreira – Regional do Agreste (10), Dom Moura – Regional de Garanhuns (10), Inácio de Sá – Regional de Salgueiro (10), Fernando Bezerra – Regional de Ouricuri (10), João Murilo – Regional de Vitória (10) e Casa de Saúde e Maternidade de Limoeiro (10) – desses, apenas último não é da rede própria da SES. Limoeiro, hoje, não conta com UTI e passará a ter 10 para adultos devido a um contrato que está sendo firmado com a unidade, que receberá pacientes do SUS ainda este mês. Outros municípios, referências regionais de saúde, que passarão a ter esse suporte pela primeira vez são Palmares, Salgueiro, Ouricuri e Vitória.
Na próxima sexta-feira, será lançado um edital para contratação de 30 leitos de UTI neonatal na Região Metropolitana do Recife. Hospitais privados que disponham de leitos e tenham o interesse de conveniá-los ao SUS, recebendo uma tabela diferenciada por cada diária de terapia intensiva, poderão se candidatar.
Para a abertura de leitos, a SES convocará médicos intensivistas do banco de aprovados no último concurso, de 2009, e também realizará seleções simplificadas. A ampliação vai gerar a necessidade de mais de mil profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
AVANÇOS - Até 2007, Pernambuco contava com um total de 228 leitos de UTI. Atualmente, esse número é de 729 (220% de aumento). A expansão foi possível com a construção de três grandes hospitais – os metropolitanos Miguel Arraes e Dom Helder e o Hospital de Trauma de Petrolina -, com a implantação de leitos na rede própria, a exemplo de Getúlio Vargas, Otávio de Freitas, Barão de Lucena e Dom Malan, e também devido aos convênios com hospitais privados, como o Memorial Guararapes. (Postado por Hozana Araújo).

Fonte:SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...