quinta-feira, 21 de julho de 2011

SES apoia 41ª Missa do Vaqueiro

No local do evento, será montado um posto de saúde e Vigilância Sanitária estará de prontidão

Nesta quarta-feira (20/07), teve início a 41ª Missa do Vaqueiro, no Sítio Lages, em Serrita. A secretaria estadual de Saúde (SES), através da VII Geres, estará dando todo o apoio necessário para a realização da festa, uma das mais importantes do interior do Estado.
A SES montou um posto de saúde no Parque do Vaqueiro, que vai funcionar até o domingo (24/07), último dia do evento. No local, uma equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, vai atender todos os casos de urgência e emergência. A unidade vai contar, ainda, com uma ambulância para remover os casos mais graves para os hospitais Imaculada Conceição, em Serrita, e Inácio de Sá, localizado em Salgueiro – referência no atendimento de casos de média alta complexidade na região. Ambos vão contar com reforço nas escalas de plantão no período da Missa do Vaqueiro.
Além das ações de assistência às urgências e emergências, equipes da Vigilância Sanitária da SES estarão de prontidão, cadastrando e fiscalizando todos os comerciantes de comidas e bebidas e ministrando palestras sobre o manuseio adequado dos produtos. Uma equipe de mobilizadores sociais da SES vai, ainda, distribuir panfletos informativos, com orientações aos usuários do SUS, e preservativos.
“Nossa atuação na Missa do Vaqueiro tem o objetivo de reduzir danos e riscos, para que a população possa aproveitar o evento de forma plena, sem colocar a saúde em risco”, salientou a gerente da VII Geres, Maria Auxiliadora Veras.
Missa do Vaqueiro – Um dos mais importantes espetáculos do calendário turístico de Pernambuco, a Missa do Vaqueiro aconteceu pela primeira vez em 1970 e hoje é um misto de festa popular e celebração religiosa que atrai vaqueiros de todo o Nordeste brasileiro. A Missa foi criada pelo padre João Câncio, pelo compositor Luiz Gonzaga e pelo repentista Pedro Bandeira, como um ato de protesto pelo misterioso assassinato de um humilde vaqueiro Raimundo Jacó, que era primo do “Rei do Baião”. (Postado por Hozana Araújo).

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...