terça-feira, 26 de julho de 2011

Resgate de emergência ganha reforço

Samu recebe um helicóptero para resgate aeromédico e quatro ambulâncias

O resgate de emergência, em Pernambuco, será reforçado, nesta terça-feira (26/07), com quatro ambulâncias e um helicóptero. As viaturas vão integrar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Recife e Caruaru. A cerimônia de entrega das unidades será feita às 9h30 no estacionamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, bairro do Bongi (próximo ao terminal de ônibus do bairro).
O Samu Metropolitano, que tem sede no Recife, vai receber da SES três ambulâncias, sendo duas de suporte básico e uma UTI (suporte avançado). Também vai incorporar um helicóptero para realizar resgates aeromédicos. O Samu de Caruaru, por sua vez, vai receber uma unidade de suporte básico.
“A entrega de mais um helicóptero é um reforço muito importante para o Samu Metropolitano, que vai poder, com isso, dobrar o número de resgates aéreos. Este tipo de veículo consegue chegar a lugares de difícil acesso, em que as ambulâncias encontram muita dificuldade. Além disso, a rapidez deste tipo de resgate, dependendo da gravidade do paciente, faz a diferença entre a vida e a morte”, salientou o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, que será o anfitrião de uma solenidade que contará com a presença do prefeito de Caruaru, José Queiroz, do secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, e do secretário de saúde do Recife, Gustavo Couto.
Hoje, o Samu Metropolitano conta com apenas um helicóptero, que realiza, em média, 40 remoções por mês, em um raio de 300 quilômetros. Com a aquisição da nova aeronave, a previsão é de que o serviço passe a fazer cerca de 80 resgates mensais. O Samu possui, ainda, 74 ambulâncias, sendo 62 básicas e 12 UTIs, e 11 motolâncias. Já o Samu de Caruaru possui 22 ambulâncias básicas, 2 de suporte avançado (UTI) e 1 motolância.
Cada unidade de suporte básico representa um investimento de R$ 110 mil em sua compra, com a atuação de um técnico de enfermagem e um condutor a cada plantão de 12h. Já as UTIs custam R$ 150 mil e contam com uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor. No caso dos helicópteros, a equipe é formada por piloto, médico, enfermeiro e tripulante operacional, e o custo de compra é de aproximadamente 5 milhões. (Postado por Hozana Araújo).

Fonte/SES

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