terça-feira, 6 de dezembro de 2011

48 municípios brasileiros com risco de epidemia de Dengue

Nesta segunda-feira (5), o Ministério divulgou o resultado do LIRAa 2011 (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti), que revelou que 48 municípios brasileiros estão em situação de risco de surto da doença. O mapa, que permite identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor, foi realizado entre os meses de outubro e novembro deste ano.
Entre as capitais em situação de alerta, destacam-se Salvador, com índice de infestação de 3,5%; Recife (3,1); Belém (2,2); São Luis (1,6%); e Aracaju (1,5%). Fortaleza e Natal, que no ano passado estavam em estado de alerta, passaram para situação considerada satisfatória, com índices de infestação de 0,9 e 0,8, respectivamente. No Pará, outros 10 municípios analisados estão em situação de alerta. Estão em situação satisfatória apenas as cidades de Abaetetuba, Ananindeua e Capitão Poço. Ao todo, foi investigada a situação da dengue em 32 municípios parareses. A maioria não prestou informações ao Ministério da Saúde.
O mapa revelou que 4,6 milhões de pessoas vivem em áreas de risco para epidemia de dengue. Do total de 561 municípios pesquisados, 236 estão em situação de alerta e 277 apresentam índice satisfatório.
O levantamento passará a ser feito, pelo menos, três vezes ao ano. A medida tem como objetivo possibilitar que as comunidades conheçam os lugares mais críticos. “As cidades que estão em situação de alerta, não podem baixar a guarda: ao contrário, devem intensificar suas ações. Já os municípios em situação de baixo risco podem migrar para uma grande epidemia”, alertou.
O Ministério da Saúde está repassando R$ 90 milhões para a qualificação das ações de prevenção e controle da dengue a 989 municípios brasileiros. Os municípios selecionados deverão assinar um termo de adesão com o compromisso de realizar atividades de vigilância epidemiológica, além de medidas voltadas para a assistência dos pacientes.
NÚMERO DE CASOS
Até o final de novembro, foram notificados 742.364 casos suspeitos de dengue em todo o país. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma redução de 25%. De janeiro a novembro de 2010, foram registrados 985.720 casos suspeitos da doença. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste também registraram diminuição nos casos de dengue: a maior redução (77%) foi registrada no Centro-Oeste. Foram 211.695 casos, em 2010, contra 48.524, em 2011. (Postado por Hozana Araújo)

Fonte/MS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...