sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Balanço de Gestão reúne ano de avanços na saúde

O ano de 2011 foi de grandes investimentos e avanços na saúde. Com a aplicação de um orçamento recorde de R$ 3,1 bilhões – R$ 520 milhões a mais que o do ano passado e o dobro do que era investido antes de 2007 -, foram inauguradas três Unidades de Pronto-Atendimento, dois hospitais, iniciada a construção do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, e da UPA de Especialidades em Petrolina, além da implantação de quase mil leitos para os pacientes do SUS. Para dar publicidade às ações desenvolvidas nos últimos 12 meses, prestar contas à sociedade e colocar à disposição de gestores e profissionais de saúde um documento de fácil consulta, a Secretaria Estadual de Saúde lançou o Balanço de Gestão 2011, produzido pela Superintendência de Comunicação.   
“O ano foi marcado não só por grandes investimentos, mas pelo salto de qualidade na prestação de serviço aos usuários da rede pública. Foram inauguradas as UPAs do Ibura, Nova Descoberta (Recife) e do município do Cabo de Santo Agostinho e os hospitais Pelópidas Silveira e o novo Regional de Palmares. Além disso, foram criados 937 leitos, sendo 151 em UTIs, a partir de reformas em unidades próprias ou de convênios com a rede privada. É a maior criação de vagas na história da saúde”, diz o secretário estadual de saúde, Antonio Carlos Figueira.
O balanço mostra também que, com a ampliação de leitos e serviços de urgência, foram gerados 3.106 postos de trabalho em um ano. São médicos, enfermeiros, auxiliares, dentistas e fisioterapeutas que passaram a atuar em 33 hospitais mais as 14 UPAs – que este ano, passaram a contar com urgência odontológica 24 horas.
Também tem destaque no balanço o Mãe Coruja, hoje presente em 103 municípios, o pioneirismo do Sanar, a implantação da Operação Lei Seca e do Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto, a redução de doenças e agravos de notificação compulsória, a ampliação da assistência farmacêutica, o co-fianciamento da atenção básica e a seleção pública para gestores de Geres, entre outros 43 tópicos. 
“Os assuntos contemplados nas 27 páginas foram discutidos não apenas com o secretário, mas com todos os executivos e gestores da cada área, de modo que construímos um documento bastante democrático. E reunir dados, consolidar informações dentro do ano corrente e em uma secretaria dessa dimensão é mais desafiador ainda, mas compensa integralmente porque teremos um instrumento de fácil consulta para todo o ano seguinte”, explica o superintendente de Comunicação da SES, Thiago Nunes, coordenador do projeto.
Com 2 mil tiragens iniciais, a publicação já foi colocada à disposição dos funcionários do Nível Central, em sua respectiva secretaria-executiva, e já seguiu para entrega a gestores do SUS, entidades de classe, secretários de Estado, instituições da sociedade civil, órgãos públicos e privados, veículos de comunicação e formadores de opinião em geral.
EQUIPE - com um layout limpo e projeto editorial moderno, o balanço contém textos de Thiago Nunes, Felipe Ferraz, Lucas Lima, Mariana Cauduro, Mellynna Mohana e Rafael Montenegro. Coordenação de fotografia foi de Miva Filho e edição de arte (projeto gráfico e diagramação), de Cláudio Bastos.

Postado por Hozana Araújo
Fonte SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...