quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Pernambuco reformula e intensifica Operação Lei Seca

Expectativa é abordar uma média de 4.200 carros por semana


Pernambuco inicia e intensifica, a partir de 1º de dezembro, uma nova Operação Lei Seca, sob coordenação da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A operação, que montará, diariamente, em todos os dias da semana, seis pontos fiscalização na Região Metropolitana do Recife, envolverá 141 profissionais de três órgãos de Estado, sendo 11 agentes por barreira. Baseado no modelo do Rio de Janeiro, com informatização e instalação de tendas onde serão realizados os testes de alcoolemia, o programa traz a educação e a orientação aos condutores, por meio de deficientes vitimados pela combinação de álcool e trânsito, como um eixo principal.
“Os acidentes de trânsito são hoje uma questão de saúde pública, pois causam a morte, a cada ano, de quase dois mil pernambucanos, e impactam na nossa rede de hospitais, cujas enfermarias estão com mais da metade dos leitos ocupados por acidentados. Nosso trabalho de reformulação das blitzes foi todo construído com o objetivo de salvar vidas e prevenir colisões. Queremos, acima de tudo, que o cidadão não guie o carro após o consumo. Não objetivamos multar nem punir. Mas, para garantir a segurança dos cidadãos, preparamos um esquema de fiscalização baseado na integração de órgãos, eficiência e transparência, além de proporcionar um ambiente mais humanizado aos motoristas e passageiros”, explica o secretário Antonio Carlos Figueira.
Com a expectativa de realizar uma média de 150 abordagens a veículos por ponto, totalizando 4.200 carros por semana, a Operação Lei Seca integra agentes da Secretaria de Saúde, Detran e Polícia Militar. Em cada ponto, estarão distribuídos 11 profissionais, sendo quatro militares, quatro agentes do Detran e três técnicos da SES. Na distribuição das tarefas, os PMs farão a triagem e abordagem aos veículos; os agentes do Detran aplicam o teste de alcoolemia, checam a carteira de habilitação do condutor (CNH) e o documento do veículo (CRLV), preenchendo o auto de infração, se houver irregularidade; e, simultaneamente aos procedimentos padrões, os técnicos da SES acompanharão os procedimentos e preencherão formulários com dados da fiscalização, como quantidade de veículos, testes realizados, informações do condutor e reboques realizados – as estatísticas servirão para reforçar barreiras em locais e municípios de grande incidência de acidentes. As barreiras também contam com reboque, balões de identificação e materiais educativos para os motoristas e caronas.
“A estrutura atual, tanto de pessoal como de equipamentos, é o dobro do que era realizado anteriormente, o que possibilitará maior número de abordagens, com menor tempo de duração dos procedimentos”, diz o secretário. Além das ações na RMR, a operação também ocorrerá no interior, durante eventos do calendário turístico. As demais instituições com função de fiscalizar o trânsito, como Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Polícia Trânsito Rodoviário e os órgãos municipais de trânsito, continuam realizando blitzes com teste alcoolemia, checagem de documentos do condutor e do veículo, verificação das condições do automotor e cumprimento das normas de tráfego.
EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO – No trabalho de orientação, a operação contará com 24 profissionais, sendo 16 cadeirantes ou muletantes e oito auxiliares, que ajudarão na condução dos deficientes e na entrega de panfletos e folders educativos. “Essa ação ocorrerá em bares e pontos de aglomeração onde estão programas blitzes, como forma de evitar que os condutores dirijam após o consumo de álcool. É mais uma forma de alertar e evitar acidentes, só que de uma forma muito especial, pois a abordagem é feita por quem sofreu as consequências de uma direção irresponsável”, explica o major Andre Cavalcanti, coordenador-executivo da operação. O trabalho de educação será estendido a escolas, universidades, grandes empresas e associações, onde serão realizadas palestras.
Números da Operação Lei Seca
- 141 profissionais, sendo 52 militares, 36 técnicos da SES, 24 agentes do Detran, 16 deficientes físicos (vítimas de acidentes envolvendo consumo de álcool), 8 administrativos e 5 coordenadores atuando na sede da operação, na SES.
- a cada dia (todos os dias da semana), serão montados seis pontos de fiscalização, com média de 150 abordagens por barreira
- Três órgãos de Estado envolvidos: SES, Detran e PM
- Em 2010, foram registradas 1.935 mortes no trânsito em PE, sendo 602 (31%) envolvendo motocicletas.
Legislação
A Lei 11.705, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, proíbe a ingestão de qualquer quantidade de bebida alcoólica por condutores de veículos. Assim, motoristas flagrados excedendo o limite de 0,2 grama de álcool por litro de sangue pagarão multa de R$ 957,00, poderão perder a carteira de motorista por um ano, após conclusão de processo administrativo no Detran, e ainda terão o carro retido no local da blitz até a apresentação de um condutor apto a guiá-lo. Uma única lata de cerveja ou uma taça de vinho já é o suficiente para superar a medida-limite do etilômetro, também chamado de bafômetro. Quem for flagrado com mais de 0,6 grama de álcool por litro de sangue (equivalente três latas de cerveja) poderá ser preso. (Postado por Hozana Araújo)

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...