sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Em inauguração de novo hospital, Eduardo anuncia nova maternidade em Jaboatão

O governador Eduardo Campos fez uma nova promessa na área de saúde na manhã desta quinta-feira. Durante a inauguração do Hospital Pelópidas Silveira, às margens da BR 232, no Curado, o governador anunciou que, para melhorar o atendimento de saúde na Região Metropolitana do Recife, irá construir uma nova maternidade em Jaboatão dos Guararapes.
“Acabamos de reabrir uma maternidade que estava fechada há anos, mas vamos fazer uma segunda porque ainda é insuficiente o número de vagas”, explicou.

O secretário de Saúde do Estado disse que a licitação deve ser divulgada até o final do ano. Na correria da inauguração do HPS, o secretário não forneceu maiores detalhes, embora tenha informado que o projeto básico já foi aprovado e será uma maternidade para casos de alto risco.

“Vamos embora que Dom Saburido está doido para rezar”, brincou Eduardo, encerrando a coletiva de imprensa. O bispo foi chamado para uma missa solene e aguardava o fim da visita do ministro da Saúde às instalações do novo hospital.
De bom humor, o governador não perdeu a oportunidade de brincar até com o ministro da saúde, Alexandre Padilha, que vistoriava um aparelho cardíaco.

“Viram? Deu que eu estou 100%”, gabou-se o ministro.

“Padilha, quero lhe dizer que o equipamento foi preparado para dar um bom resultado. Queremos lhe ver feliz ... para depois termos uma conversinha em particular (para apresentação de um pedido de mais verbas para a saúde)”, interpelou, arrancando gargalhadas dos presentes.

Eduardo evitou dar um tom político ao evento, mas não se furtou, de completo, em lembrar a campanha eleitoral. “As pessoas não acreditavam que pudéssemos ter três novos hospitais e hoje inauguramos o terceiro. Também mostramos que a solução dos hospitais estava fora dos hospitais, com as Upas. Por isto, hoje não temos mais gente nos corredores do Hospital da Restauração”, citou, informando que ainda neste sábado vai inaugurar o novo hospital de Palmares.
Eduardo lembrou que com a conclusão do HPS conclui-se o ciclo de reestruturação da rede integrada de hospitais da Região Metropolitana do Recife. “Enquanto o Brasil discute a Emenda 29, uma alíquota de 12% de recursos para a saúde, Pernambuco já investe 18,5% de toda a sua receita no setor", pontuou.
Antes do descerramento da placa de inauguração, o ministro e o governador visitaram os 12.734 metros quadrados de área construída do HPS. Logo em seguida, assistiram a missa em homenagem à Nossa Senhora da Conceição celebrada pelo arcebispo de Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido.

Acompanharam a cerimônia, familiares do ex-prefeito Pelópidas Silveira, a ministra do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes, o presidente do Imip, Carlos Moraes, o prefeito em exercício do Recife, Milton Coelho, além de vários deputados federais e estaduais, vereadores e secretários de Estado.

A nova unidade de saúde contará com cerca de 180 leitos e atenderá, principalmente, a região /Mata Norte/ do estado, com oferta de serviços de urgência e emergência.

“O Ministério da saude vai investir R$ 50 milhões por ano nesse hospital, que vai ajudar a trazer para Pernambuco o que tem de mais especializado e moderno para tratar as doenças que mais matam no Brasil. Não será um hospital isolado, vai ajudar a melhorar o atendimento do HR e Getúlio Vargas”, destacou o ministro Alexandre Padilha.
Antônio Carlos Figueira fez um balanço das ações do “Governo da Saúde”. Além da construção dos hospitais Miguel Arraes e Dom Helder, 14 UPAs estão funcionando e outras oito estão em construção. O Estado ainda investiu meio milhão em emergência e urgências de todo o Estado e 250 milhões em grandes hospitais como o Barão de Lucena e o Getúlio Vargas, além da própria Restauração, que ganhou uma emergência clínica, lembrou o secretário da pasta. (Postado por Hozana Araújo)
  

Informações/Blog do Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...