quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SES faz testagem de HIV no Dia Mundial da Aids

Ação será no Pátio do Carmo, no Recife. Expectativa é realizar 200 testes

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) estará mobilizada durante o Dia  Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado nesta quinta-feira (01/12). Nessa data, técnicos do Programa de DST/Aids da SES estarão no Pátio do Carmo, das 9h às 17h, distribuindo preservativos e panfletos, fazendo teste rápido de HIV e prestando aconselhamento à população sobre como prevenir a Aids e as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Às 11h, o secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, e a cônsul dos Estados Unidos no Nordeste, Usha Pitts, estarão no local.
Segundo o coordenador do Programa de DST/Aids da SES, François Figueirôa, mais de 200 mil preservativos foram distribuídos em todo o Estado. De acordo com Figueiroa, a ação objetiva, principalmente, estimular a prevenção e a busca pelo diagnóstico. Nos casos positivos, 42% dos pacientes recebem o diagnóstico tardiamente. “O preconceito é um fator de extrema importância e determinante dessa demora na realização do teste, na busca por assistência e também na adesão ao tratamento”, atesta.
Dados do Ministério da Saúde (MS) colocam a epidemia de Aids no Brasil no quadro da estabilidade, com cerca de 35 mil casos novos por ano. A epidemia apresenta uma prevalência de 0,6% da população geral. Contudo, quando se trata de grupos vulneráveis (profissionais do sexo, prisioneiros, usuários de drogas e homens que fazem sexo com homens), o índice sobe para 5%. Outro agravante é o aumento de casos no grupo de jovens entre 15 e 24 anos, das classes C, D e E. No último boletim epidemiológico do MS, só em 2011, foram 1.401 casos de Aids entre jovens – de um total de 14.528. Por isso, a campanha deste ano, intitulada “Preconceito e Discriminação”, foca nesse público, principalmente os gays.
QUERO FAZER – Além das ações em datas comemorativas, os técnicos do Programa de DST/Aids fazem, semanalmente, rondas pela Região Metropolitana do Recife para oferecer teste rápido de Aids à população. Normalmente, as atividades ocorrem à noite e em pontos estratégicos, com grande aglomeração de pessoas. Intitulado Quero Fazer, o projeto pretende sensibilizar, aconselhar e fazer o diagnóstico, principalmente, em travestis, gays e homens que fazem sexo com homens.
PROGRAMA – Além do Projeto Quero Fazer, o Programa Estadual de DST/Aids é responsável por treinar técnicos de vigilância epidemiológica e de serviços de referência para DST/Aids dos municípios pernambucanos. Atualmente, a SES também convênio com o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) para realização de cirurgias reparadoras em pacientes com Aids. O tratamento é oferecido aos pacientes soropositivos cadastrados em um dos 19 Serviço de Assistência Especializada (SAE) e que foram acometidos por lipoatrofia e lipodistrofia devido ao uso de antirretrovirais. O problema provoca perda ou acúmulo de gordura no corpo e na face e isso, consequentemente, pode ocasionar problemas estéticos e psicológicos nos pacientes.
DADOS – Em Pernambuco, de 1983 até julho de 2011, foram registrados 16.062 casos de Aids, sendo 10.614 em homens e 5.448 em mulheres. Entre o público com faixa etária de 13 a 19 anos, as estimativas são de duas adolescentes do sexo feminino com Aids para um adolescente do sexo masculino. (Postado por Hozana Araújo)

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...