Comissão traçará diretrizes e critérios para inclusão dos laboratórios na Rede
A Secretaria Estadual de Saúde (SES), através do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), dá posse nesta quinta-feira (22), às 14h, ao Conselho Coordenador da Rede Pernambucana de Laboratórios (RPELAB), que fará a operação da Rede. A portaria estadual nº 650/2010, publicada em 1º de julho de 2010, que também institui a RPELAB, destaca que as competências do Conselho estão na definição de diretrizes e o estabelecimento de critérios para inclusão dos laboratórios na rede segundo dados inseridos no cadastro e posterior avaliação presencial.
Também fica sob responsabilidade do Conselho, promover e coordenar ações de harmonização no Sistema da Qualidade, entre os laboratórios componentes da rede através de capacitações e treinamento, considerar a definição da hierarquização e a territorialidade dos serviços laboratoriais, com a identificação dos laboratórios de referência, a partir das diretrizes e prioridades estabelecidas pelo Conselho, diretrizes de Ministério da Saúde em consonância com a Política Estadual de Saúde.
Os representantes do Conselho Coordenador foram eleitos democraticamente no último dia 10 de dezembro de 2010 durante o II Fórum de Avaliação da Rede Pernambucana de Laboratórios, no Hotel Orange, na Ilha de Itamaracá. O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, dá posse aos conselheiros hoje, e, entre eles, à diretora-geral do Lacen-PE, Terezinha Tabosa.
Fonte/SES
Nenhum comentário:
Postar um comentário