quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Apevisa manda incinerar lixo hospitalar importado do EUA

  A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) determinou a incineração de 50 toneladas de tecidos utilizados por hospitais norte-americanos e que haviam sido importados por uma empresa pernambucana para a produção de roupas em Pernambuco. A medida foi anunciada após a conclusão de perícias da Polícia Federal (PF) e do Instituto de Criminalística de Pernambuco (IC), que constataram a presença de sangue nas amostras recolhidas em depósitos no Agreste do Estado, caracterizando o material como lixo hospitalar.
Além disso, as empresas N.A. Intimidades, que possuía depósitos nas cidades de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, e Império do Forro de Bolso, em Caruaru foram julgadas e terão de pagar multa.
As decisões foram anunciadas por meio de três portarias divulgadas hoje no Diário Oficial de Pernambuco. Os documentos de números 030/2011, 031/2011 e 032/2011 acrescenta que as empresas têm um prazo de 15 dias para recorrer da decisão.
Relembrando o caso - Em outubro deste ano, contêineres foram interceptados no Porto de Suape carregados de tecido hospitalar importado dos EUA. A Apevisa, além de coletar amostras, encaminhou o material ao Instituto de Criminalística de Pernambuco e à Polícia Federal para serem periciados. A Agência Pernambucana também defendeu, em Brasília, a criação de regras nacionais para controle da comercialização ou doação de roupas de uso hospitalar. Atualmente, o país permite a reutilização dessas peças após higienização e esterilização.

Postado por Hozana Araújo
Do DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...